QUANDO O JORNAL SE TORNA MULTIPLATAFORMA: análise das capas de O Liberal no impresso e no digital

Autores

  • Giovanna Figueiredo de Abreu Universidade da Amazônia
  • Maíra Evangelista de Sousa Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p80

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as características pertinentes à capa do jornal O Liberal no impresso e no digital, com foco na apresentação visual. A pesquisa de caráter exploratório combinou as seguintes técnicas qualitativas: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise. A análise foi realizada tendo como base a edição do dia três de julho de 2019 dos jornais impresso e digital, com base nas seguintes categorias: nome do jornal, diagramação, editorias, manchetes, disposição das notícias, imagens estáticas e em movimento, cores, tipografia, links e publicidade. Concluiu-se que há um diálogo entre os dois produtos, embora eles demonstrem independência na apresentação visual.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo impresso; Jornalismo Digital; Multiplataforma; Capas; O Liberal.

 

 

ABSTRACT

This article aims to analyze the main characteristics related to the cover of the newspaper O Liberal in its print and digital versions, focusing on visual presentation. The exploratory research combined the following qualitative techniques: bibliographic research, data collection and analysis. The analysis was conducted based on the print and digital edition of the newspaper in July 3, 2019, regarding the following categories: newspaper name, layout, editorials, headlines, news layout, still and moving images, colors, typography , links and advertising. It was concluded that there is a dialogue between the two products, although they demonstrate independence in the visual presentation.  

KEYWORDS: Printed journalism; Digital journalism; Multiplataform; Covers; O Liberal.

 

 

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo analizar las características relacionadas a la portada del periódico O Liberal en forma impresa y digital, con un enfoque en la presentación visual. La investigación exploratoria combinó las siguientes técnicas cualitativas: investigación bibliográfica, recopilación y análisis de datos. El análisis se realizó basada en la edición del 3 de julio de 2019 de los periódicos impresos y digitales, basados en las siguientes categorías: nombre del periódico, diagramación, editoriales, titulares, diseño de noticias, imágenes fijas y en movimiento, colores, tipografía, enlaces y publicidad. Se concluyó que existe un diálogo entre los dos productos, aunque demuestren independencia en la presentación visual.

 

PALABRAS CLAVE: Periodismo impreso; Periodismo digital; Multiplataforma; Portadas; O Liberal.. 

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Biografia do Autor

Giovanna Figueiredo de Abreu, Universidade da Amazônia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Graduada em Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA). É membro dos Grupos de Pesquisa “Ubiquidade na Comunicação” (UBICOM/UNAMA) e "Interações e Tecnologias na Amazônia - ITA" (UFPA/UNAMA/CNPq). E-mail: giovannamfigueiredo@gmail.com

Maíra Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Ubiquidade na Comunicação” (UBICOM / UNAMA). E-mail: maira.evangelistadesousa@gmail.com

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Abreu, G. F. de ., & Sousa, M. E. de . (2020). QUANDO O JORNAL SE TORNA MULTIPLATAFORMA: análise das capas de O Liberal no impresso e no digital. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(1), 80–97. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p80

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático