QUANDO O JORNAL SE TORNA MULTIPLATAFORMA: análise das capas de O Liberal no impresso e no digital
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p80Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as características pertinentes à capa do jornal O Liberal no impresso e no digital, com foco na apresentação visual. A pesquisa de caráter exploratório combinou as seguintes técnicas qualitativas: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise. A análise foi realizada tendo como base a edição do dia três de julho de 2019 dos jornais impresso e digital, com base nas seguintes categorias: nome do jornal, diagramação, editorias, manchetes, disposição das notícias, imagens estáticas e em movimento, cores, tipografia, links e publicidade. Concluiu-se que há um diálogo entre os dois produtos, embora eles demonstrem independência na apresentação visual.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo impresso; Jornalismo Digital; Multiplataforma; Capas; O Liberal.
ABSTRACT
This article aims to analyze the main characteristics related to the cover of the newspaper O Liberal in its print and digital versions, focusing on visual presentation. The exploratory research combined the following qualitative techniques: bibliographic research, data collection and analysis. The analysis was conducted based on the print and digital edition of the newspaper in July 3, 2019, regarding the following categories: newspaper name, layout, editorials, headlines, news layout, still and moving images, colors, typography , links and advertising. It was concluded that there is a dialogue between the two products, although they demonstrate independence in the visual presentation.
KEYWORDS: Printed journalism; Digital journalism; Multiplataform; Covers; O Liberal.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo analizar las características relacionadas a la portada del periódico O Liberal en forma impresa y digital, con un enfoque en la presentación visual. La investigación exploratoria combinó las siguientes técnicas cualitativas: investigación bibliográfica, recopilación y análisis de datos. El análisis se realizó basada en la edición del 3 de julio de 2019 de los periódicos impresos y digitales, basados en las siguientes categorías: nombre del periódico, diagramación, editoriales, titulares, diseño de noticias, imágenes fijas y en movimiento, colores, tipografía, enlaces y publicidad. Se concluyó que existe un diálogo entre los dos productos, aunque demuestren independencia en la presentación visual.
PALABRAS CLAVE: Periodismo impreso; Periodismo digital; Multiplataforma; Portadas; O Liberal..
Downloads
Referências
BANDEIRA, Ana Rosa et al. Estratégias de pesquisa em jornalismo e design editorial. In. ROSÁRIO, Nísia Martins do; SILVA, Alexandre Rocha da. (Orgs.). Pesquisa, comunicação, informação. Porto Alegre: Sulina, 2016.
BEKESAS, Wilson Roberto. A interface da notícia nos meios impresso e digital: O tratamento da notícia nas primeiras páginas dos jornais impressos e portais na Internet. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. 92p.
BELOCHIO, Vivian de Carvalho. Jornalismo em contexto de convergência: implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
CANAVILHAS, João (Org.). WebJornalismo: 7 Caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCOM, 2014.
CASTRO, Avelina Oliveira de; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. História, discursos e relações de poder nas páginas de O Liberal. In. Anais do 9o Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR, 2013, Ouro Preto – MG. Anais... Ouro Preto: 2013.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
FURTADO, José Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Jornal Impresso: Produto Editorial Gráfico em Transformação. Anais... Intercom. 2010. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. O papel do design no estabelecimento de contratos de leitura de jornais impressos: um estudo sobre a reforma gráfica de 2010 da Folha de S. Paulo (Brasil). Estudos em Comunicação, no 12, 2012.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Dispositivos de leitura no cenário de convergência de mídias. In. RÖSING, Tania; ZILBERMAN, Regina (Orgs.). Leitura: história e ensino. Porto Alegre: Edelbra, 2016. p. 169-187.
GRUSZYNSKI, Ana; LINDEMANN, Cristiane; OLIVEIRA, Cássia de. Virando-se por leitores: a reforma editorial e gráfica do jornal Zero Hora no cenário de convergência (2014). In. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2014, Foz do Iguaçu – PR. Anais... Foz do Iguaçu: 2014.
GRUSZYNSKI, Ana; SANSEVERINO, Gabriela. Processos de produção e design editorial multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora. Lumina, v. 8, n. 2, 2014. p. 1-23.
KOLODZY, Janet. Convergence journalism – writing and reporting across the News media. Oxford (UK): Rowman & Littlefield publishers, 2006.
KOLODZY, Janet. Convergence Explained. In: GRANT, August. E.; WILKINSON, Jeffrey. S. (Orgs.). Understanding Media Convergence. New York: Oxford University Press, 2009. p.31-51.
MOUILLAUD, Maurice. Da forma ao sentido. In. MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (Orgs.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
PARK, Robert. A história natural do jornal. In: BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (orgs.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. Volume 2. Porto Alegre: Sulina, 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SALAVERRÍA ALIAGA, Ramón; GARCIA AVILÉS, José Alberto; MASIP MASIP, Pere Masip. Concepto de convergencia periodística. In: LÓPEZ GARCIA, Xosé; PEREIRA FARIÑA, Xosé (Orgs.) Convergência Digital: Reconfiguración de los Medios de Comunicación en España. Santiago de Compostela: Universidade, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2010. p.41-64.
SEIXAS, L. VALORES NOTÍCIA: uma proposta de análise. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 334-366, 29 jun. 2018.
SILVA, Gislene. A ENGRENAGEM DA NOTICIABILIDADE NO MEIO DO REDEMOINHO. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 308-333, 29 jun. 2018.
SILVA, Alexia. et al. Design jornalístico multiplataforma em Zero Hora impresso e webjornal. O ciberjornalismo em OLIBERAL.com. In. Anais do 10o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2018, Bagé – RS. Anais... Bagé: 2018.
SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de. Jornalismo digital no Pará: análise do Portal ORM, do Portal Cultura e do Diário do Pará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.
SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de. NOTÍCIAS NO PULSO: Uma análise de aplicativos jornalísticos em relógios inteligentes. Revista Observatório, v. 3, n. 1, p. 457-479, 30 mar. 2017.
SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de. Jornal e mobilidade: reconfigurações do impresso ao multiplataforma. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de; ABREU, Giovanna Figueiredo de. O ciberjornalismo em OLIBERAL.com. In. Anais do 17o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJOR, 2019, Goiânia – GO. Anais... Goiânia: 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.