DELIBERAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS PARA A CRIAÇÃO DE CAPACIDADES DELIBERATIVAS EM ESCOLAS

  • Suzana de Cassia Serrão Magalhães Universidade Federal do Pará
  • Danila Cal Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o processo comunicativo contribui para a realização de capacitações em deliberação em escolas públicas no Brasil. Aborda-se os conceitos de dupla afetação e reflexividade (MEAD, 2013), deliberação pública e agir comunicativo (HABERMAS, 1997, 2003), e pedagogia deliberativa (SHAFFER et al., 2017). Adiante, o estudo avança para desentranhar o processo comunicativo (BRAGA, 2011) dos conceitos, por meio de uma abordagem relacional da comunicação (FRANÇA, 2016). O trabalho traz contribuições teóricas para promover a prática e o treinamento em deliberação, em que os sujeitos implicados podem, por meio de processos argumentativos, estimular e provocar transformações políticas e sociais.

 

PALAVRAS-CHAVE: agir comunicativo; deliberação; educação; pedagogia deliberativa; processos comunicacionais.

 

 

ABSTRACT

The present paper aims to understand how the communicative process contributes to enable deliberative capacities in youngs in public schools in Brazil. The concepts of double affectation and reflexivity (MEAD, 2013), public deliberation and communicative action (Habermas, 1997, 2003) and deliberative pedagogy (SHAFFER et al., 2017) are discussed. Later, the study advances to describe the communicative process (BRAGA, 2011) in the concepts, through relational communication (FRANCE, 2016). The work brings theoretical contributions to promote practice and training in deliberation, in which the subjects involved can through stimulating processes and provoke political and social transformations.

 

KEYWORDS: communicative action; deliberation; education; deliberative pedagogy; communicational process.

 

 

RESUMEN

El presente trabajo tiene como objetivo comprender cómo el proceso comunicativo contribuye a la realización de capacitaciones en deliberación en escuelas públicas en Brasil. Se abordan los conceptos de doble afectación y reflexividad (MEAD, 2013), deliberación pública y acción comunicativa (HABERMAS, 1997, 2003), y pedagogía deliberativa (SHAFFER et al., 2017). Adelante, el estudio avanza para desentrañar el proceso comunicativo (BRAGA, 2011) de los conceptos, através de un abordaje relacional de la comunicación (FRANCIA, 2016). El trabajo trae contribuciones teóricas para promover la práctica y el entrenamiento en deliberación, en que los sujetos implicados pueden por medio de procesos argumentativos estimular y provocar transformaciones políticas y sociales.

 

PALABRAS CLAVE: acción comunicativa; deliberación; educación; pedagogia deliberativa; proceso comunicativo.

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Biografia do Autor

Suzana de Cassia Serrão Magalhães, Universidade Federal do Pará

Professora substituta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará - UFPA, mestranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia - Compoa. E-mail:  serrao.suzana@gmail.com.

Danila Cal, Universidade Federal do Pará

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com pós-doutorado em Comunicação e Esfera Pública (CNPq-UFMG) e Mestre em Comunicação (UFMG). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia - Compoa. E-mail: danilagentilcal23@gmail.com.

Publicado
2019-01-16
Como Citar
Magalhães, S. de C. S., & Cal, D. (2019). DELIBERAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS PARA A CRIAÇÃO DE CAPACIDADES DELIBERATIVAS EM ESCOLAS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(1), 48-65. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/6658
Seção
Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático