QUANDO A INFORMAÇÃO (CON)FUNDE-SE COM O ENTRETENIMENTO: A HIBRIDIZAÇÃO DE GÊNEROS NO TELEJORNAL
Resumo
A notícia televisiva, como produto de uma tecnologia e uma forma cultural, deixou de ser apenas informação para tornar-se produto de um sistema que espontaneamente se adapta para se tornar mais próximo do público. As emissoras de TV que representam, constroem e organizam o cotidiano, em meio ao processo de convergência e intensificação de uso dos mecanismos de interação, também deixam mais evidente a associação entre a informação jornalística e o entretenimento. À luz das discussões sobre o Infotainment, termo que identifica essa aproximação de âmbitos, aparentemente, antagônicos, o presente artigo faz uma revisão teórica sobre os gêneros jornalísticos no telejornalismo, tendo como foco a hibridização da informação e do entretenimento. Tem-se como objeto de análise o Jornal Hoje, da TV Globo, para perceber como se processa essas mudanças.
PALAVRAS-CHAVE: Telejornalismo; Gêneros Jornalísticos; Informação; Entretenimento.
ABSTRACT
Television news, as the product of a technology and a cultural form, is no longer just information to become the product of a system that spontaneously adapts to become closer to the public. TV stations that represent, build and organize daily life, in the midst of the process of convergence and intensification of the use of interaction mechanisms, also make the association between journalistic information and entertainment more evident. In the light of the discussions on Infotainment, a term that identifies this approach of seemingly antagonistic scopes, the present article makes a theoretical revision on journalistic genres in television journalism, focusing on the hybridization of information and entertainment. The newspaper Jornal Hoje, by TV Globo, is the object of analysis to understand how these changes take place.
KEYWORDS: Telejornalismo; Journalistic Genres; Information; Entertainment.
RESUMEN
La noticia televisiva, como producto de una tecnología y una forma cultural, dejó de ser sólo información para convertirse en producto de un sistema que espontáneamente se adapta para volverse más cercano al público. Las emisoras de televisión que representan, construyen y organizan el cotidiano, en medio del proceso de convergencia e intensificación de uso de los mecanismos de interacción, también dejan más evidente la asociación entre la información periodística y el entretenimiento. A la luz de las discusiones sobre el Infotainment, término que identifica esa aproximación de ámbitos, aparentemente, antagónicos, el presente artículo hace una revisión teórica sobre los géneros periodísticos en el telediario, teniendo como foco la hibridización de la información y del entretenimiento. Se tiene como objeto de análisis el Diario Hoy, de la TV Globo, para percibir cómo se procesan esos cambios.
PALABRAS CLAVE: Teleperiodismo; Géneros Periodísticos; Información; Entretenimiento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.