GLOBALIZAÇÃO E CONSUMO NO CONTO “MAMÃE, COMPRA UM JACARÉ”
Palavras-chave:
Globalização, Consumo, Consumismo, ContoResumo
Numa sociedade tida como consumista, os indivíduos são levados a comprar cada vez mais e são seduzidos pelos meios de comunicação e por suas propagandas que prometem ao consumidor felicidade e sucesso ao comprar determinado produto. Esse é um dos reflexos da globalização que ao mesmo tempo trouxe vantagens como a abertura de mercados e maior difusão no fluxo informacional, mas que por outro lado trouxe algumas consequências como o consumo exagerado. Nesse sentido, o presente artigo faz uma reflexão acerca da globalização e suas características e da relação que esta possui com o consumo. Para exemplificar essa relação entre globalização e consumo foi feita uma Análise de Conteúdo (AC) do conto Mamãe, compra um jacaré! de Ricardo Gómez.
PALAVRAS-CHAVE: Globalização; Consumo; Consumismo; Conto.
ABSTRACT
In a consumerist society, individuals buy more and are seduced by the media and their advertisements that promise the consumer happiness and success when buying a particular product. This is one of the reflexes of globalization that at the same time brought advantages such as the opening of markets and greater diffusion in the information flow, but that on the other hand brought some consequences like the exaggerated consumption. In this sense, the present article reflects on globalization and its characteristics and the relationship that it has with consumption. To exemplify this relationship between globalization and consumption, it was done a Content Analysis (AC) of the tale Mom, buy an alligator! from Ricardo Gómez.
KEYWORDS: Globalization; Consuption; Consumism; Tale.
RESUMEN
En una sociedad tenida como consumista, los individuos son llevados a comprar cada vez más y son seducidos por los medios de comunicación y por sus propagandas que prometen al consumidor felicidad y éxito al comprar determinado producto. Este es uno de los reflejos de la globalización que a la vez trae ventajas como la apertura de mercados y una mayor difusión en el flujo informativo, pero que por otro lado trae algunas consecuencias como el consumo exagerado. En este sentido, el presente artículo hace una reflexión acerca de la globalización y sus características y de la relación que ésta posee con el consumo. Para ejemplificar esa relación entre globalización y consumo se hizo un Análisis de Contenido (AC) del cuento Mamá, compra un cocodrilo! de Ricardo Gómez.
PALABRAS CLAVE: Globalización; Consumo; Consumismo; Cuento.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1977.Disponível em: <http://pt.slideshare.net/alasiasantos/analise-de-conteudo-laurence-bardin> Acesso em: 23 de jul de 2014.
BAUMAN, Z.Globalização: as consequências humanas.Tradução: Marcus Penche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. Disponível em <file:///C:/Users/Megaware/Downloads/BAUMAN,%20Zygmund.%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o%20%20As%20Consequ%C3%AAncias%20Humanas%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o%20.pdf> Acesso em 25 de jun de 2015.
CASCUDO, L. da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.
COSTA, M. V. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo, Atlas, 2005.
GÓMEZ, Ricardo. Mamãe, compra um jacaré.7x7 Contos Crus. São Paulo: Saraiva, 2010,
GUESSE, É.B.Silvio Romero e os contos populares brasileiros de origem indígena: uma proposta de análise. Érika Bergamasco, Guesse, 2009
HERSCOVITZ, H G. Análise de Conteúdo em Jornalismo. In: BENETTI, M; LAGO, C (orgs) Metodologia de pesquisa em jornalismo. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 210. - (Coleção Fazer Jornalismo).
LAURINDO, R; BEATRICE; L. Contos de fadas na publicidade: magia e persuasão. Blumenau: Edifurb, 2009.
LEAL, José Carlos. A natureza do conto popular. Rio de Janeiro: Conquista, 1985.
MORENO, R.A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, 2008.
PEREIRA, Agostinho OliKopp; HORN, Luis Fernando Del Rio. Relações de consumo: Globalização. Caxias do Sul: Educs, 2010.
____________. Relações de consumo: Consumismo. Caxias do Sul: Educs, 2010.
PROPP, Vladimir I. Morfologia do Conto Maravilhoso. São Paulo: CopyMarket, 2001.
SANTOS, M. Por uma outra globalização- do pensamento único à consciência universal- 2001. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/sugestao_leitura/sociologia/outra_globalizacao.pdf>Acesso em 25 de jun de 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.