GLOBALIZAÇÃO E CONSUMO NO CONTO “MAMÃE, COMPRA UM JACARÉ”

Autores

  • Mayara da Costa e Silva Universidade Federal do Piauí
  • Samantha Viana Castelo Branco Universidade Federal do Piauí
  • Liana Nunes Campelo Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Globalização, Consumo, Consumismo, Conto

Resumo

Numa sociedade tida como consumista, os indivíduos são levados a comprar cada vez mais e são seduzidos pelos meios de comunicação e por suas propagandas que prometem ao consumidor felicidade e sucesso ao comprar determinado produto. Esse é um dos reflexos da globalização que ao mesmo tempo trouxe vantagens como a abertura de mercados e maior difusão no fluxo informacional, mas que por outro lado trouxe algumas consequências como o consumo exagerado.  Nesse sentido, o presente artigo faz uma reflexão acerca da globalização e suas características e da relação que esta possui com o consumo. Para exemplificar essa relação entre globalização e consumo foi feita uma Análise de Conteúdo (AC) do conto Mamãe, compra um jacaré! de Ricardo Gómez.

 

PALAVRAS-CHAVE: Globalização; Consumo; Consumismo; Conto.

 

 

ABSTRACT

In a consumerist society, individuals buy more and are seduced by the media and their advertisements that promise the consumer happiness and success when buying a particular product. This is one of the reflexes of globalization that at the same time brought advantages such as the opening of markets and greater diffusion in the information flow, but that on the other hand brought some consequences like the exaggerated consumption. In this sense, the present article reflects on globalization and its characteristics and the relationship that it has with consumption. To exemplify this relationship between globalization and consumption, it was done a Content Analysis (AC) of the tale Mom, buy an alligator! from Ricardo Gómez.

 

KEYWORDS: Globalization; Consuption; Consumism; Tale.

 

 

 

RESUMEN

En una sociedad tenida como consumista, los individuos son llevados a comprar cada vez más y son seducidos por los medios de comunicación y por sus propagandas que prometen al consumidor felicidad y éxito al comprar determinado producto. Este es uno de los reflejos de la globalización que a la vez trae ventajas como la apertura de mercados y una mayor difusión en el flujo informativo, pero que por otro lado trae algunas consecuencias como el consumo exagerado. En este sentido, el presente artículo hace una reflexión acerca de la globalización y sus características y de la relación que ésta posee con el consumo. Para ejemplificar esa relación entre globalización y consumo se hizo un Análisis de Contenido (AC) del cuento Mamá, compra un cocodrilo! de Ricardo Gómez.

 

PALABRAS CLAVE: Globalización; Consumo; Consumismo; Cuento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara da Costa e Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2014). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (2017). Na área de jornalismo já atuou como produtora e repórter da Rádio CBN Teresina (910 AM). E-mail: dacostamay@gmail.com.

Samantha Viana Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (1995) e em Direito pelo Instituto Camillo Filho (2012), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo . Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí e Docente titular da Universidade Federal do Piauí – UFPI. E-mail: samanthacastelo@gmail.com

Liana Nunes Campelo, Universidade Federal do Piauí

 Aluna Especial do Programa de Pós- Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí – UFPI, e-mail: lncjornalismo@hotmail.com. 

Referências

ASSMANN, G; LOPEZ, D C; QUADROS, M. A análise de conteúdo nas pesquisas brasileiras em comunicação: aplicações e derivações do método. In: BARICHELLO, E M R; RUBLESCKI, A. (orgs). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria: Facos – UFSM, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1977.Disponível em: <http://pt.slideshare.net/alasiasantos/analise-de-conteudo-laurence-bardin> Acesso em: 23 de jul de 2014.

BAUMAN, Z.Globalização: as consequências humanas.Tradução: Marcus Penche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. Disponível em <file:///C:/Users/Megaware/Downloads/BAUMAN,%20Zygmund.%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o%20%20As%20Consequ%C3%AAncias%20Humanas%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o%20.pdf> Acesso em 25 de jun de 2015.

CASCUDO, L. da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.

COSTA, M. V. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo, Atlas, 2005.

GÓMEZ, Ricardo. Mamãe, compra um jacaré.7x7 Contos Crus. São Paulo: Saraiva, 2010,
GUESSE, É.B.Silvio Romero e os contos populares brasileiros de origem indígena: uma proposta de análise. Érika Bergamasco, Guesse, 2009

HERSCOVITZ, H G. Análise de Conteúdo em Jornalismo. In: BENETTI, M; LAGO, C (orgs) Metodologia de pesquisa em jornalismo. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 210. - (Coleção Fazer Jornalismo).
LAURINDO, R; BEATRICE; L. Contos de fadas na publicidade: magia e persuasão. Blumenau: Edifurb, 2009.

LEAL, José Carlos. A natureza do conto popular. Rio de Janeiro: Conquista, 1985.
MORENO, R.A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, 2008.
PEREIRA, Agostinho OliKopp; HORN, Luis Fernando Del Rio. Relações de consumo: Globalização. Caxias do Sul: Educs, 2010.
____________. Relações de consumo: Consumismo. Caxias do Sul: Educs, 2010.
PROPP, Vladimir I. Morfologia do Conto Maravilhoso. São Paulo: CopyMarket, 2001.
SANTOS, M. Por uma outra globalização- do pensamento único à consciência universal- 2001. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/sugestao_leitura/sociologia/outra_globalizacao.pdf>Acesso em 25 de jun de 2014.

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Silva, M. da C. e, Castelo Branco, S. V., & Campelo, L. N. (2017). GLOBALIZAÇÃO E CONSUMO NO CONTO “MAMÃE, COMPRA UM JACARÉ”. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(3), 38–61. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4436