POR UM CONHECIMENTO AMAZÔNIDA EM COMUNICAÇÃO

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Um dos desafios que sem impõe para a produção de conhecimentos na contemporaneidade é aquele já apontado por Souza Santos na década de 1980, para quem se trata de atuar em uma sociedade já revolucionada pela ciência. Se, inegavelmente, o conhecimento científico marca tão profundamente nossa sociedade, trata-se agora de fazer “[...] emergir dela não pode ser apenas um paradigma científico (o paradigma de um conhecimento prudente), tem de ser também um paradigma social (o paradigma de uma vida decente)” (SOUSA SANTOS, 1995, p. 37). Certamente o que aponta Souza Santos é para uma mudança de paradigma, o que não implica em abandonar o conhecimento até aqui construído, mas buscar novos modos para avançar em busca de soluções para as relações e os desafios que estas impõem às sociedades em que vivemos e, no caso particular das ciências sociais, estudamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Colferai, S. A., Santi, V. J., & Porto Junior, F. G. R. (2017). POR UM CONHECIMENTO AMAZÔNIDA EM COMUNICAÇÃO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 10–18. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4073

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>