SINGER – ALINHAVANDO ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS EM ANÚNCIOS DE JORNAIS DE BELÉM-PARÁ, NO SÉCULO XIX

Autores

  • Netília Silva dos Anjos Seixas Universidade Federal do Pará
  • Ruth Harriet Santos da Rocha Sepaul Universidade Federal do Pará

Resumo

Ao observarmos empresas líderes mundiais em seus segmentos, tal como a Companhia  Singer, nem sempre temos conhecimento de sua trajetória. Quais estratégias possibilitaram o crescimento? Houve anúncios desde a fundação? Como a marca foi desenvolvida? Este estudo teve como propósito observar as estratégias mercadológicas/publicitárias (a construção da marca, produto, condições de venda, promoção) em anúncios iniciais das máquinas Singer na imprensa paraense e perceber como se aproximaram de algumas técnicas de marketing e branding conhecidas hoje. O corpus foi composto por anúncios das máquinas Singer publicados nos jornais Diário do Gram-Pará, Diário de Belém, O Liberal do Pará e A Província do Pará, de Belém-PA, entre 1850 e 1870.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias publicitárias; imprensa paraense; estratégias de marketing; branding; Singer.

 

ABSTRACT

Looking at market leader companies in their segments, such as Companhia Singer, we are not always aware of their trajectory. Which strategies were responsible for their growth? Have they used advertisements since their foundation? This study aimed to observe marketing strategies (brand building, product, sales condition, sales promotion) in early Singer machines adverts in press from Pará and to examine how they used marketing and branding techniques similar to the ones known today.The corpus is composed of Singer machines ads published in Belém, Pará, from 1850 to 1870 in the following newspapers: Diário do Gram-Pará, Diário de Belém, O Liberal do Pará and A Província do Pará.

 

KEYWORDS: Advertising strategies; press from Pará; marketing strategies; Branding; Singer.

 

RESUMEN

Mediante la observación de las compañías líderes en el mundo, como la Compañía Singer, ni siempre tenemos el conocimiento de su trajetoria. ¿Qué estrategias permitió el crecimiento? Habían anuncios de la fundación? ¿Como ha se desarrollado la marca? Este estudio tuvo como objetivo observar las estrategias de marketing / publicidad (creación de marca, productos, condiciones de venta, promoción) en los anuncios iniciales de las máquinas Singer en Pará Press y ver cómo se acercaban algunas técnicas de marketing y marcas conocidas en la actualidad. El corpus consistió en los anuncios de máquinas Singer publicados en los periódicos Diário do Gram Pará, Diário de Belém, O Liberal do Pará y A Província do Pará de Belém-PA, entre 1850 y 1870.

 

PALABRAS CLAVE: Estrategias de publicidad; la prensa del Pará; estrategias de marketing; branding; Singer.

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Biografia do Autor

Netília Silva dos Anjos Seixas, Universidade Federal do Pará

Doutora e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFPA). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa História da Mídia na Amazônia (Midiam). E-mail: netilia@uol.com.br

Ruth Harriet Santos da Rocha Sepaul, Universidade Federal do Pará

Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa A Trajetória da Imprensa no Pará: do impresso à internet. Desenvolve estudos sobre a história da publicidade na imprensa paraense. E-mail: ruthsepaul@gmail.com.

 

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Seixas, N. S. dos A., & Sepaul, R. H. S. da R. (2017). SINGER – ALINHAVANDO ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS EM ANÚNCIOS DE JORNAIS DE BELÉM-PARÁ, NO SÉCULO XIX. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(1), 31–50. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3615