O QUE O REGIONALISMO DIZ SOBRE O SENSO DE LUGAR? PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO A PARTIR DO NORTE

Autores

  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • José Tarcisio Oliveira Filho Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p10

Resumo

As tensões entre global e local têm sido problematizadas no contexto em que as mídias de radiodifusão e impressa são gradativamente reinventadas diante das plataformas virtuais e das atualizações dos ecossistemas midiáticos. Num determinado momento histórico, na concretização do que Marshall McLuhan no início da década de 60 idealizou como sendo a “aldeia global” por meio das formações de redes de informações globais, especulava-se que a atenção do campo da Comunicação iria se voltar para as interações oriundas de uma escala mais ampla, permeada pelos grandes fluxos informativos e do big data. Entretanto, atualmente torna-se visível um sentido que não é oposto, mas complementar a essa dinâmica: a reafirmação dos regionalismos, de se pensar as mediações e os fluxos informativos nos locais dos sujeitos, sem contar ainda a atenção dada ao small data, com ênfase aos interesses específicos das pessoas. Essas concepções não são uma defesa a favor da valorização do espaço físico em detrimento do virtual, mas o reconhecimento de que diante do avanço da mobilidade no tempo e no espaço, também emerge a importância de demarcar o lugar do indivíduo no mundo – e nisso, as mídias ocupam uma função-chave de fornecer informações sobre este lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Comunicação Social (PUC-RS). Professor-Pesquisador do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR. E-mail:  vjrsanti@gmail.com.

Referências

BARBOSA, Marialva. História da comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BUCHANAN, Carrie. Sense of place in the daily newspaper. The journal of media Geography, Spring, 2009, p. 62-82.

HESS, Kristy; WALLER, Lisa. Local journalism in a digital world. London, Palgrave, 2017, 234 p.

PIERANTI, Octavio Penna. A distribuição geográfica das estações locais de TV no Brasil. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 1-19, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018: ID30181. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30181.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Santi, V. J., & Oliveira Filho, J. T. (2021). O QUE O REGIONALISMO DIZ SOBRE O SENSO DE LUGAR? PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO A PARTIR DO NORTE. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 5(1), 10–17. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p10