MIDIATIZAÇÃO: AÇÃO OU EFEITO DE MIDIATIZAR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n3p62Resumo
Por meio da introdução teórica sobre o tema, percebe-se que o ato ou efeito de midiatizar, encontra-se na contextualização da cultura pós-moderna, de lógicas e operações de natureza midiática e que se inscrevem na vida da sociedade, permeando e constituindo suas formas de organização e funcionamento, definindo condições de acesso e consumo por parte dos indivíduos, sendo a partir deste consumo, os variados segmentos para determinados públicos. Com tantas especificações sobre mídia, estudar esse fenômeno é algo atraente e desafiador, pois envolve toda uma sistemática de ideias, ainda em processo de desenvolvimento infinito, já bem conceituada, por autores que abordam e abordaram o tema no decorrer de décadas por todo o mundo, alguns deles trazidos aqui neste artigo. Portanto, os estudos sobre a Midiatizaçãoé importante, por despertar aguçados sentimentos de descobertas e por sua tamanha utilidade social e pública na contemporaneidade, também pelo poder de persuasão, por intermédio da força discursiva e pela capacidade de construir variados entendimentos sobre a realidade no cotidiano.
Downloads
Referências
DICIONÁRIO, online de português https://www.dicio.com.br/midiatizacoes/, consultado em 28/09/2021.
FAUSTO NETO, Antônio. ARTIGO - Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. –Rio Grande do Sul, 2008;
GOMES, Pedro Gilberto. ARTIGO - Midiatização: um conceito, múltiplas vozes; – Porto Alegre, 2016;
H J A R VA R D, S t i g. ARTIGO - Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. – São Paulo, 2012;
MORAES, Elaine Cristina Gomes. A era da Mediatização e suas implicações no campo da Educação. UNESP, São Paulo, 2015;
SANCHOTENE, Carlos Renan Samuel. ARTIGO - A midiatização como processo de reconhecimento, legitimidade e prática social. – Ponta Grossa, 2009;
SANTOS, Rosa Ravena Alves; MENEZES, Aline Fiuza; FERNANDES, Bianca Sobral e Ivan SATUF. ARTIGO. Três perspectivas sobre a midiatização e suas implicações na pesquisa em Comunicação. – João Pessoa, 2019;
SANTI, Vilso Junior Chierentin. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise do comunicacional / Vilso Junior Chierentin Santi. – Porto Alegre, 2013. 211 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.