MIDIATIZAÇÃO: AÇÃO OU EFEITO DE MIDIATIZAR

Autores

  • Angelina de Mendonça Melo UFRR - Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n3p62

Resumo

Por meio da introdução teórica sobre o tema, percebe-se que o ato ou efeito de midiatizar, encontra-se na contextualização da cultura pós-moderna, de lógicas e operações de natureza midiática e que se inscrevem na vida da sociedade, permeando e constituindo suas formas de organização e funcionamento, definindo condições de acesso e consumo por parte dos indivíduos, sendo a partir deste consumo, os variados segmentos para determinados públicos.   Com tantas especificações sobre mídia, estudar esse fenômeno é algo atraente e desafiador, pois envolve toda uma sistemática de ideias, ainda em processo de desenvolvimento infinito, já bem conceituada, por autores que abordam e abordaram o tema no decorrer de décadas por todo o mundo, alguns deles trazidos aqui neste artigo.  Portanto, os estudos sobre a Midiatizaçãoé importante, por despertar aguçados sentimentos de descobertas e por sua tamanha utilidade social e pública na contemporaneidade, também pelo poder de persuasão, por intermédio da força discursiva e pela capacidade de construir variados entendimentos sobre a realidade no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelina de Mendonça Melo, UFRR - Universidade Federal de Roraima

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM/UFRR); Possui Graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela Universidade Maurício de Nassau, Campus João Pessoa (2014.2); Especialista em Assessoria Eleitoral e Marketing Político, 300 horas pela Universidade Maurício de Nassau (2019.2); Especialista em Comunicação e Marketing Digital, pela Universidade Estratego (2021.1); Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa; Atualmente é Mestranda Bolsista da Capes.

Referências

DICIONÁRIO, online de português https://www.dicio.com.br/midiatizacoes/, consultado em 28/09/2021.

FAUSTO NETO, Antônio. ARTIGO - Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. –Rio Grande do Sul, 2008;

GOMES, Pedro Gilberto. ARTIGO - Midiatização: um conceito, múltiplas vozes; – Porto Alegre, 2016;

H J A R VA R D, S t i g. ARTIGO - Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. – São Paulo, 2012;

MORAES, Elaine Cristina Gomes. A era da Mediatização e suas implicações no campo da Educação. UNESP, São Paulo, 2015;

SANCHOTENE, Carlos Renan Samuel. ARTIGO - A midiatização como processo de reconhecimento, legitimidade e prática social. – Ponta Grossa, 2009;

SANTOS, Rosa Ravena Alves; MENEZES, Aline Fiuza; FERNANDES, Bianca Sobral e Ivan SATUF. ARTIGO. Três perspectivas sobre a midiatização e suas implicações na pesquisa em Comunicação. – João Pessoa, 2019;

SANTI, Vilso Junior Chierentin. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise do comunicacional / Vilso Junior Chierentin Santi. – Porto Alegre, 2013. 211 f.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

de Mendonça Melo, A. (2020). MIDIATIZAÇÃO: AÇÃO OU EFEITO DE MIDIATIZAR. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(3), 62–77. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n3p62

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático