O CASO DO ÔNIBUS 174: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n3p155Resumo
Neste trabalho, é apresentado um estudo de recepção sobre a reportagem veiculada no telejornal Jornal Nacional (JN) sobre o caso do ônibus 174. Os objetivos, de forma geral, resumem-se em observar as percepções dos entrevistados sobre o caso a partir da matéria do JN e, em seguida, observar se a contextualização do assunto (a partir da utilização de trechos do documentário Ônibus 174, de José Padilha) mudaou não as percepções do receptor. Afim de evidenciar o objeto, é abordada uma perspectiva histórica da Rede Globo de Televisão e do Jornal Nacional. Quanto aos aportes teórico-metodológicos, adotou-se os pressupostos das multimediações de Orozco Gómez (2000). Como resultado, destacou-se a insatisfação da maioria dos entrevistados com a produção, além de uma mudança nas perspectivas apontadas a partir da contextualização do caso.
Downloads
Referências
CANASSA, Cristiane P. Telejornalismo Brasileiro: o modelo padrão e os novos desafios da reportagem televisiva. In: Revista Advérbio, V.10, N. 21, 2015, p. 121142.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Uma introdução aos estudos culturais. Revista Famecos. Porto Alegre, n.9, p 87-97, 1998. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3014 /2292>. Acesso em 03 de março de 2019.
MELLO, Jacira Novaes. Telejornalismo no Brasil. In: BOCC, 2009 OROZCO
GÓMEZ, Guillermo. La investigación em comunicación desde La perspectiva cualitativa. La Plata: Ediciones de La Facultad de periodismo y Comunicación Social, 2000.
PORCELLO, Flávio. Mídia e poder: os dois lados de uma mesma moeda. In: VIZEU, Alfredo. (org.) A sociedade do telejornalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo:Editora Summus, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.