COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO TWITTER: UMA ANÁLISE DOS PERFIS DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS DO NORTE

Autores

  • Maurílio Luiz Hoffmann da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p36

Palavras-chave:

comunicação

Resumo

O artigo inicia com uma discussão teórica sobre os conceitos de “comunicação pública” e “mídias e redes sociais digitais”, ambos em processo de construção. Acredita-se que o surgimento e popularização dessas ferramentas podem fomentar práticas comunicativas; aumentar a interação entre órgãos públicos e cidadãos, entre Estado e sociedade. A parte empírica consiste em uma análise quali-quantitativa dos perfis dos Tribunais Regionais Eleitorais do norte do Brasil no Twitter.  São realizadas visitas aos perfis dos tribunais, a fim de coletar dados como data de criação, seguidores, seguindo e quantidade de tweets. Também é realizada a coleta de tweets das contas, que são classificados entre tweet, reply e retweet. As análises demonstram que os perfis não são, em geral, utilizados como ferramenta de conversação ou interação, mas apenas divulgação de informação. Considera-se que os recursos disponibilizados e o potencial da ferramenta não é plenamente explorado pelos órgãos.

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Biografia do Autor

Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Técnico em informática (IFTO. 2007). Bacharel em Comunicação Social (UFT. 2010). Mestre em Estudos da União Europeia (Uni Salzburg, Austria. 2017). Mestrando em Comunicação e Cultura (UFT).

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Hoffmann da Silva, M. L. (2021). COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO TWITTER: UMA ANÁLISE DOS PERFIS DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS DO NORTE. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 5(1), 36–52. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p36

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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