A TRAJETÓRIA DO TELEJORNALISMO NO TOCANTINS: UM OLHAR SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n3p174Resumo
O artigo ressalta a importância de estudar a trajetória do telejornalismo brasileiro destacando a chegada e o avanço da televisão no Tocantins, o Estado mais novo do país. A influência política para a instalação de emissoras no Estado criado no fim da década de 1980 e os desafios tecnológicos impostos pela distância dos grandes centros. O espelho da realidade à época, com a cessão de áreas para que torres de transmissão fossem erguidas e a permuta de incentivos por comerciais televisivos. O estudo aborda a história das mídias audiovisuais com destaque à expansão das emissoras da TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, formas de produção de conteúdo, consumo de notícias, além de resgatar a narrativa da linguagem e, espera-se com isso, contribuir com as pesquisas relacionadas ao telejornalismo regional e ao ensino do jornalismo.
Downloads
Referências
CASTRO, Nilo. A Televisão e Presidência da República: a soberania em disputa de 1950-1964. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre. 2011, 322 f.
FONSECA, Adriano Nogueira da. O Telejornalismo no Tocantins em três momentos: linguagem, história e técnica. In: IV Jornada Interdisciplinar do PPGCOM/UFT – Tendências em Comunicação: a construção social nas narrativas contemporâneas. Anais... PPGCOM/UFT: Palmas: 2019.
KNEIPP, Valquíria Passos. Trajetória de formação do telejornalista brasileiro. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade de São Paulo, USP, Escola de Comunicações e Artes – ECA, São Paulo, 2008, 245 f.
LEAL, Plínio. Um olhar histórico na formação e sedimentação da TV no Brasil. In: VII Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza/CE. Anais... ALCAR: Fortaleza, 2009.
LINHA do tempo. A televisão no Tocantins. Disponível em: http://www.timetoast.com/timelines/1501011. Acesso em 20 fev 2020.
MAIA, Aline Silva Corrêa. O Telejornalismo no Brasil na Atualidade: Em Busca do Telespectador. In.: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, São Paulo. Anais... Intercom: São Paulo, 2011.
MENESES, Verônica Dantas. Cenário da programação de TV regional aberta no Brasil: desafios e perspectivas. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010, 362 f.
MELLO, Edna. Telejornalismo e história: permanências e rupturas no fazer jornalístico. In: VIZEU, Alfredo et tal. (Org.) Telejornalismo em questão. Florianópolis: Insular, 201. P. 309-328, 2014.
MELLO, Jaciara. Telejornalismo no Brasil. Universidade da Beira Interior. Covilhã: Portugal. 2009.
MEMÓRIA GLOBO. Vera Íris Pasternostro. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/perfil/vera-iris-paternostro-2/. Acesso em: 20 Jan 2020.
MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional. Disponivel em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais/jornal-nacional.htm. Acesso em: 11 Jan 2020.
PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
REIS, Lys Apolinário; ROCHA, Liana Vidigal. Televisão e Mídias Sociais: a circulação de conteúdo da emissoras do Tocantins. In: 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2018, Palmas. Anais... ABEJ: Palmas, 2018.
REIS, Lys Apolinário; SILVA, Edna de Mello. Televisão e história: uma proposta de linha do tempo da trajetória da mídia televisiva no Estado do Tocantins. In: XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, 2017, São Paulo. Anais... ALCAR: São Paulo, 2017.
ROCHA, L. V.; SOARES, S. R.; ARAÚJO, V. T. Abrangências locais no jornalismo online do Tocantins. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 15, n. 29, p. 171-185, 2014.
SANTOS, Jocyleia Santana dos. A Sedução da Imagem: a televisão no limiar do Tocantins. Palmas: EDUFT, 2015.
SILVA, Edna de Mello. Fases do Telejornalismo: uma proposta epistemológica. In: EMERIM, Cárdila; COUTINHO, Iluska; FINGER, Cristiane (orgs.). Epistemologias do telejornalismo brasileiro. Coleção Jornalismo Audiovisual, v. 7. Florianópolis: Insular, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.