O caminho sem guard rails, ou, uma lição de Ciro Marcondes

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima
  • Elaide Martins da Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p10

Resumo

Por certo não se trata de um tempo simples este que atravessamos todos. Das dificuldades impostas por pandemia e conjunturas políticas, o campo científico tem enfrentado demandas que vão além das pretensas dúvidas lançadas sobre ele por falanges neo-obscurantistas. As respostas têm sido dadas no tempo que é próprio da construção do conhecimento científico, com as necessárias criatividade e inovação, que não são uma reação, uma vez que sempre estiveram, como deve ser, no seio e nos princípios do próprio conhecimento científico e no seu modo de construir-se. As condições para superar o conhecimento gerado pela ciência estão dadas como princípio pelo conhecimento científico, como preconizou Thomas Kuhn, e como tantos outros, a exemplo de Edgar Morin, Paul Feyerabend, Boaventura de Sousa Santos e Jesús Martín-Barbero, destacam com veemência e frequência. O conhecimento científico não é conservador, pois isso implicaria deixar de lado a dúvida, seu princípio fundamental.

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Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO. E-mail: sandrocolferai@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Elaide Martins da Cunha, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências Socioambientais pelo NAEA-UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso, além do audiovisual. É professora e pesquisadora na Faculdade de Comunicação (Facom) e Vice-Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. E-mail: elaidemartins@gmail.com

 

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Colferai, S. A., Porto Junior, F. G. R., Santi, V. J., & Cunha, E. M. da . (2020). O caminho sem guard rails, ou, uma lição de Ciro Marcondes. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(2), 10–18. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n2p10