A ARTE EM TEMPOS DE CRISES, HÉROIS E MITOS FORJADOS
O JOGO DISCURSIVO NA COMPOSIÇÃO DO ENUNCIADO PICTÓRICO “MOISÉS” DE FRIDA KAHLO
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19557Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações discursivas e os efeitos de verdade produzidos no enunciado pictórico, materializado na obra “Moisés” de Frida Kahlo. Para fundamentar as discussões apresentadas, recorremos às contribuições teóricas dos seguintes autores: Foucault (2008), Foucault (1996), Carvalho (2013), Fernandes (2013), Barbosa (2020), Mazzola (2013), Gaspar (2004), Magalhães e Kogawa (2019), entre outros. Assim, a referida pesquisa possui um caráter descritivo, qualitativo e se propõe a analisar um corpus que se trata da obra “Moisés” de Frida Kahlo. Portanto, percebemos a presença de certas relações discursivas e enunciativas com o discurso político, o discurso psicanalítico e o discurso patriarcal quando elementos plásticos no enunciado interagem e entram numa relação compositiva com os sentidos. Foram visualizadas também relações entre enunciados precedentes do próprio campo artístico como Homem, controlador do universo de Diego Rivera e produções de afrescos no Renascimento como Lamentação de Giotto di Bondone e as imagens do teto da Capela Sistina.