A ARTE EM TEMPOS DE CRISES, HÉROIS E MITOS FORJADOS

O JOGO DISCURSIVO NA COMPOSIÇÃO DO ENUNCIADO PICTÓRICO “MOISÉS” DE FRIDA KAHLO

Autores

  • Clara Morghana Pereira Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19557

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações discursivas e os efeitos de verdade produzidos no enunciado pictórico, materializado na obra “Moisés” de Frida Kahlo. Para fundamentar as discussões apresentadas, recorremos às contribuições teóricas dos seguintes autores: Foucault (2008), Foucault (1996), Carvalho (2013), Fernandes (2013), Barbosa (2020), Mazzola (2013), Gaspar (2004), Magalhães e Kogawa (2019), entre outros. Assim, a referida pesquisa possui um caráter descritivo, qualitativo e se propõe a analisar um corpus que se trata da obra “Moisés” de Frida Kahlo. Portanto, percebemos a presença de certas relações discursivas e enunciativas com o discurso político, o discurso psicanalítico e o discurso patriarcal quando elementos plásticos no enunciado interagem e entram numa relação compositiva com os sentidos. Foram visualizadas também relações entre enunciados precedentes do próprio campo artístico como Homem, controlador do universo de Diego Rivera e produções de afrescos no Renascimento como Lamentação de Giotto di Bondone e as imagens do teto da Capela Sistina.  

Biografia do Autor

Clara Morghana Pereira Silva , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

MORGHANA PEREIRA SILVA , Clara; VIEIRA DA SILVA, Francisco. A ARTE EM TEMPOS DE CRISES, HÉROIS E MITOS FORJADOS: O JOGO DISCURSIVO NA COMPOSIÇÃO DO ENUNCIADO PICTÓRICO “MOISÉS” DE FRIDA KAHLO. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 311–331, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19557. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/19557. Acesso em: 22 dez. 2024.

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