O TEATRO REINVENTA A REALIDADE: Ação docente, experiência estética e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Paraná

Autores

  • Everton Ribeiro Instituto Federal do Paraná
  • José Francisco Quaresma Soares da Silva Instituto Federal do Paraná

Resumo

O intuito deste artigo é discutir a vivência e o ensino de teatro na condição de experiência, relatando e fundamentando práticas voltadas para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná. Os professores-artistas-pesquisadores, atualmente lotados no Campus Jacarezinho, utilizam-se de estudos teóricos, de suas experiências docentes no bojo da Pedagogia do Teatro, além de abordarem igualmente seu conhecimento teórico-prático como atores e diretores teatrais. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu são caminhos que refletem o processo educativo, a prática docente e a potência do teatro na educação.

Biografia do Autor

Everton Ribeiro, Instituto Federal do Paraná

Ator e diretor teatral; Bacharel em Artes Cênicas (2007) e Licenciado em Teatro (2010), pela Faculdade de Artes do Paraná; Especialista em Estética e Filosofia da Arte (2010) pela Universidade Federal do Paraná e História, Arte e Cultura (2011), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Em sua dissertação trata do drama enquanto experiência a partir de aspectos de transversalidade no ensino de teatro. Atualmente, é Doutorando em Educação na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná e professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná no curso Técnico em Arte Dramática, além de coordenador do referido curso.

José Francisco Quaresma Soares da Silva, Instituto Federal do Paraná

Ator e diretor teatral; Bacharel em Artes Cênicas (2007) e Mestre em Educação (2012), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Em sua dissertação trata das questões concernentes à vivência, à arte e à educação. Atualmente é Doutorando em Estudos da Linguagem na linha de pesquisa Estudos do texto e do discurso pela Universidade Estadual de Londrina e professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná no curso Técnico em Arte Dramática, além de lecionar o componente curricular Arte IV, na modalidade integrado.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-16

Como Citar

Ribeiro, E., & Soares da Silva, J. F. Q. (2015). O TEATRO REINVENTA A REALIDADE: Ação docente, experiência estética e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Paraná. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(3). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1127

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Construção de Conhecimento no Contexto dos Institutos Federais Brasileiros.