Anúncios

A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

 A Revista Porto das Letras obteve Qualis A3 na última avaliação da Capes (2017-2020).

Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em Modelo de Artigo.

  • Ditadura militar brasileira (1964-1985): reflexões críticas acerca do autoritarismo na literatura e nas representações audiovisuais

    2024-02-16

    Em 2024, o Golpe Civil-militar que irrompeu no Brasil completa 60 anos. Evento político que encerrou o ciclo democrático anterior e abriu um período extremamente autoritário, perdurando por 21 anos. Esse percurso coercitivo, gerou graves sequelas para a sociedade em virtude do Terror de Estado (PADRÓS, 2005), consequentemente, legando uma herança nefasta que nunca irá se apagar, sobretudo no tocante aos direitos humanos pelos crimes de lesa-humanidade cometidos, como tortura, assassinatos, desaparecimentos de oponentes políticos, entre outros documentados no arquivo da história brasileira. O processo de ativamento da memória das vítimas e do que a sociedade viveu no transcurso do torcionário ditatorial, também, está diretamente vinculado com a produção literária e audiovisual, uma vez que podemos ver a sua materialidade nas diversas obras em gêneros distintos. De acordo com Eurídice Figueiredo (2017, p. 29) “a literatura sobre a ditadura se constrói a partir desse palimpsesto e cumpre o papel de suplemento aos arquivos que, ainda quando abertos para a população para consulta, são áridos e de difícil leitura”. A partir do exposto, o presente dossiê possui como objetivo principal receber artigos que venham a dialogar sobre os reflexos da ditadura militar na arte brasileira. Igualmente, almejamos congregar artigos acerca da produção literária e audiovisual sobre a ditadura nas diversas obras publicadas nas últimas décadas. No tocante a produção extremamente farta, destacamos, por exemplo, as obras memorialistas, testemunhais, ficcionais, biografias, contos, entre outros, logo, permitindo várias análises, inclusive podendo ser destacados as obras que palmilham os caminhos do exílio e das resistências empreendidas pelas personagens no combate ao arbítrio autoritário. Em síntese, convidamos os autores a construir um diálogo a partir da literatura e das artes visuais em convergência com a memória e a história política da ditadura brasileira, enfocando o cenário vivido, as personagens, as narrativas e as várias faces materializadas nas obras que compõem o repertório literário e audiovisual.

     

     

    Palavras-Chaves: Literatura brasileira; audiovisual brasileiro; ditadura militar brasileira; Terror de Estado; resistência; exílio.

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT)

    Profa. Dra. Gínia Maria Gomes (UFRGS)

    Profa. Dra. Ana Lilia Rocha (UFPA)

     

    Prazo de submissão: 31/05/2024

    Data de publicação: 31/08/2024

     

    Saiba mais sobre Ditadura militar brasileira (1964-1985): reflexões críticas acerca do autoritarismo na literatura e nas representações audiovisuais
  • Português, língua diaspórica pluricontinental

    2023-06-20

    Organizadores(as):

    Dr. Daniel Marra da Silva (Instituto Federal do Tocantins / Universidade Federal do Tocantins)

    Dra. Ermelinda Lúcia Atanásio Mapasse (Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique)

    Dra. Marie Quinn (University of Technology Sydney, Austrália)

    Dra. Tânia Ferreira Rezende (Universidade Federal de Goiás)

     

    O português é língua oficial em oito Estados nacionais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Globalmente, distingue-se por ser uma língua pluricontinental, uma das poucas línguas faladas nos continentes americano, europeu, africano e asiático, por cerca de 260 milhões de pessoas. O português é assim uma das línguas mais faladas no mundo e uma das principais línguas da cibercultura.

     

    A oficialização de uma língua num país, entretanto, não implica em sua exclusividade, ao contrário, é tipicamente uma língua imposta em convivência com muitas outras. Assim, o português se modifica em resposta à sua própria herança cultural, com repertórios e padronizações locais (dicionários e gramáticas específicos). O que percebemos por português angolano, português brasileiro, português cabo-verdiano, português moçambicano etc. foram formados na diáspora colonial escravagista – transatlântica e além – em contato com os povos e as línguas locais de cada continente.

     

    Tendo por base essa breve explanação, convidamos pesquisadores transcontinentais para contribuir com esta edição da revista Porto das Letras, com o propósito de explorar os muitos e diversificados repertórios e variedades do português, em diversificadas perspectivas teóricas. Serão bem-vindos trabalhos que considerem os diversos aspectos do uso do português, em sua respectiva territorialidade, e discutam as políticas linguísticas, descrevam a situação sociolinguística do português em domínios específicos da vida; destaquem a influência de línguas locais no uso do português; avaliem e/ou apresentem políticas linguísticas de apoio ao português ou a outras línguas; identifiquem e/ou comparem mudanças linguísticas do português; nessas perspectivas, ainda, que problematizem as políticas e os planejamentos educacionais envolvendo o português e as línguas de contato; a educação linguística e os letramentos pluri e transculturais.

    Encerramento da chamada: 15 de novembro de 2023.

     

    Saiba mais sobre Português, língua diaspórica pluricontinental
  • Revista Porto das Letras obtém Qualis A3

    2022-12-30

    É com grande satisfação que a equipe editorial da Revista Porto das Letras comunica a todos os leitores e autores que a revista obteve o Qualis A3 na avaliação quadrienal de 2017-2020. 

    Agradecemos a todos os autores, pareceristas, organizadores e leitures que contribuíram para que a Revista Porto das Letras esse novo Qualis. 

    O Qualis pode ser consultado na Plataforma Sucupira da Capes, no link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

    A Comissão Editorial

    Saiba mais sobre Revista Porto das Letras obtém Qualis A3
  • Preenchimento obrigatório dos dados autorais na submissão

    2021-01-30

    A Revista Porto das Letras informa a todos os seus cadastrados, sobretudo aos seus autores, que o perfil deve ser totalmente preenchido tanto no momento em que o cadastro é feito quanto no instante do envio de textos (sendo essa uma forma de atualização necessária do cadastro). O não preenchimento ou a realização desse de modo inadequado prejudica qualitativamente o trabalho da equipe editorial. Assim, os textos cujos perfis de seus autores não estejam satisfatoriamente preenchidos com seus dados requisitados pela plataforma virtual da Revista Porto das Letras serão penalizados com a estagnação de seu processo avaliativo.

    A Revista Porto das Letras agradece a compreensão de todos. 

    Saiba mais sobre Preenchimento obrigatório dos dados autorais na submissão