EROTISMOS E SEXUALIDADES: MANIFESTAÇÕES NÃO-HEGEMÔNICAS NA LITERATURA E NAS ARTES

2017-06-19

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA PORTO DAS LETRAS

 EROTISMOS E SEXUALIDADES: MANIFESTAÇÕES NÃO-HEGEMÔNICAS NA LITERATURA E NAS ARTES

Michel Foucault começa o seu famoso "Prefácio à Transgressão" questionando-se sobre a experiência moderna da sexualidade. Sua resposta, ou, melhor dizendo, sua reflexão, intercepta imediatamente a noção do limite. É através da sexualidade, diz o pensador francês, que traçamos o limite e o desenhamos em nós mesmos. Agora, o limite e a transgressão existem apenas em função um do outro: "A transgressão é um gesto que diz respeito ao limite; é lá, na finura da linha, que o relâmpago manifesta a sua passagem, mas talvez também sua trajetória completa, as suas origens" (Foucault, 1996: 127). Esta edição da revista Porto das Letras convida aos pesquisadores de diferentes literaturas e manifestações artísticas a participarem do dossiê "Erotismos e sexualidades: manifestações não-hegemônicas na literatura e nas artes". Receberemos artigos inéditos sobre as maneiras pelas quais a linguagem literária constitui a experiência do erotismo em seu caráter transgressivo: seja pela percepção que os personagens fictícios apresentam experimentando situações eróticas ou como a sociedade reage a tais personagens e contextos. Encorajamos os autores a submeterem colaborações em torno dos erotismos em relações desviantes da norma e que, por sua vez, abarquem identidades em trânsito, categorias de identidade de género, orientação sexual, sexo, idade, etnia ou classe social não-hegemônicas. 

Prazo de submissão: 15 de junho de 2019. 

Publicação: 2º semestre de 2019.  

Para envios, é necessário seguir as recomendações dispostas no link:  https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions 

Organizadores:  Liliana Patricia Marlés Valencia (USP)

Luciano de Jesus Gonçalves (USP)

 

Revista Porto das Letras aceita a publicação de artigos e resenhas. A Revista conta com três seções: 1 - Dossiê Temático; 2 - Seção Livre e 3 - Resenhas. 

 

LLAMADA PARA PUBLICACIÓN - REVISTA PORTO DAS LETRAS

  

DOSSIER “EROTISMOS Y SEXUALIDADES: MANIFESTACIONES NO HEGEMÓNICAS EN LA LITERATURA Y EN LAS ARTES

 

Michel Foucault comienza su célebre “Prefacio a la transgresión” preguntándose por la experiencia moderna de la sexualidad. Su respuesta, o para mejor decirlo, su reflexión se cruza de inmediato con la noción del límite. Es a través de la sexualidad, señala el pensador francés, que trazamos el límite y lo dibujamos en nosotros mismos. Ahora bien, el límite y la transgresión existen solo en función uno del otro: “La transgresión es un gesto que concierne al límite; es allí, en la delgadez de la línea, donde se manifiesta el relámpago de su paso, pero quizás también su trayectoria total, su origen mismo” (Foucault, 1996: 127). Este número de la revista Porto das Letras convida a investigadores de diferentes literaturas e manifestaciones artísticas a participar en el dossier “Erotismos y sexualidades: Manifestaciones no hegemónicas en la literatura y en las artes”. Se recibirán artículos inéditos sobre las formas en que el lenguaje literario aborda la experiencia del erotismo en su carácter transgresor: ya sea por la percepción que los personajes ficcionales tengan de la situación erótica que experimentan o por la forma en que la sociedad reacciona frente a ella. Animamos a los autores a enviar colaboraciones alrededor de los erotismos en relaciones que desplieguen un distanciamiento de la norma y que, a su vez, se acerquen a identidades que transiten categorías de identidad de género, orientación sexual, edad, etnia, o clase social no hegemónicos.

Fecha límite para entrega: 15 de junio de 2019.

Publicación: 2º semestre de 2019.

 

Para envíos, es necesario seguir las recomendaciones dispuestas en el link:

 

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions 

Organizadores: Liliana Patricia Marlés Valencia - Doctora por el Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Universidade de São Paulo – USP. 

Luciano de Jesus Gonçalves - Doctorando por el Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo – USP - USP. Profesor del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.