Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio <p>[PT]<strong>&nbsp;</strong>A&nbsp;<strong>Revista Observatório</strong>&nbsp;é um periódico trimestral, com foco na discussão acadêmica e em estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. A revista nasce internacionalizada, possuindo editores no Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol, inglês e francês para as seções artigos, dossiê temático, ensaios, entrevista, resenha e temas livres. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[EN]&nbsp;</strong>The <strong>Observatório Journal</strong>&nbsp;is a quarterly journal, focusing on academic discussion and advanced interdisciplinary studies in the field of Communication, Journalism and Education. The magazine is born internationalized, having publishers in Brazil, Cape Verde, Mozambique and Portugal. It receives in continuous flow, texts in Portuguese, Spanish, English and French for the sections articles, thematic dossier, essays, interview, review and free themes. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[ES]&nbsp;</strong>El<strong>&nbsp;Observatorio Magazine</strong> es una revista trimestral, se centra en la discusión académica y estudios interdisciplinarios avanzados en el campo de la Comunicación, Periodismo y Educación. La revista nace internacionalizado, teniendo editoriales en Brasil, Cabo Verde, Mozambique y Portugal. Recibe el streaming, texto en portugués, español, Inglés y Francés secciones de artículos, dossier temático, ensayos, entrevistas, revisión y temas libres. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[FR]</strong> L'<strong>Observatoire Journal&nbsp;</strong>est une revue trimestrielle, en mettant l'accent sur la discussion académique et les études interdisciplinaires avancées dans le domaine de la communication, du journalisme et de l'éducation. Le magazine est né internationalisé, ayant des éditeurs au Brésil, Cap-Vert, le Mozambique et le Portugal. Reçoit le streaming, le texte en portugais, espagnol, anglais et français sections pour des articles, dossier thématique, des essais, interviews, revue et thèmes gratuits. (No ISSN 2447-4266).&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> pt-BR <p><strong>[PT]&nbsp;Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:&nbsp;</strong></p> <p>1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt"><strong>Creative Commons Attribution License&nbsp;</strong>(CC BY-NC 4.0)</a>,&nbsp;permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.&nbsp;</p> <p>Leia todos os termos dos direitos autorais&nbsp;<a href="https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/direito">aqui</a>.&nbsp;</p> revistaobservatorio@gmail.com (Francisco Gilson Rebouças Porto Junior) nelsonrusso.unesp@gmail.com (Prof. Dr. Nelson Russo de Moraes) Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 COMMUNICATION, CULTURE, DIFFERENTIATED SCHOOL EDUCATION AND ETHNOEDUCATION: INITIAL CONSIDERATIONS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12880 <p>This thematic dossier, part of the <em>Observatório Journal</em>, is one of the fruits of an expressive movement of researchers, teachers and students who assume with courage, ethics and deep respect, the approximation between scientific knowledge and the demands of indigenous peoples (indigenous, in this case Brazilian communities) and traditional communities (among them quilombola, generizeiras, riverside and caiçaras communities, people from terreiros, leaks, people from the bottom of pastures, communities from immigration processes, extractivists and pantaneiras), within the specificities of communication, culture and ethno-education.</p> Alceu Zoia, Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Nelson Russo de Moraes Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12880 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA E ETNOEDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12879 <p>Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.</p> Alceu Zoia, Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Nelson Russo de Moraes Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12879 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 THE BODY MOVEMENT AT CARIMBÓ DANCE: A contribution to the Sensory-Motor Development at Physical Education class in Early Childhood Education in Belém (PA) https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12133 <p>This article highlights Carimbó as a symbol of traditional culture and the state of Pará identity, being an instrument to work according to Wallon theory on sensory-motor development. The matter discussed is about to know how Carimbó contributes to students sensory-motor development in Early Childhood Education (toddlers) in Physical Education classes. It's a qualitative case study research, that used a participatory observation instrument and an open interview with a teacher and six students. For data analysis, data triangulation was used. As a result, we understand that Carimbó made viable the students sensory-motor development. On this account it was possible to observe the development of the researched aspects.</p> Ana D'Arc Martins de Azevedo, Camila Rodrigues Neiva, Edgar Monteiro Chagas Junior, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12133 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 INDIGENOUS SOCIAL MOVIMENT AND THE CONQUEST OF THE INTERCULTURAL SCHOOL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12082 <p>Social movements had great participation as an agent of political changes throughout the 20th century, it is from this articulation (especially in Latin America) that the perspective of interculturality strengths in the indigenous school education, which seeks to understand the school within the post-colonial inequalities. The Brazilian Indigenous Movement began to organize itself in the 1970s, with the Union of Indigenous Nations (UNI) playing a major role in the 1988 constitutional charter, which will underpin the educational rights related to the intercultural school within a specific social Project.</p> Alceu Zoia, Luiz Felipe Sousa Curvo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12082 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 A VIEW ABOUT THE IMPORTANCE OF THE LEGAL AMAZON INDIGENOUS PEOPLES ENVIRONMENTAL MANAGEMENT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12135 <p>The present work focused on the study, reading and reflection on the National Policy for Environmental and Territorial Management in Indigenous Lands (PNGATI) and the Territorial and Environmental Management Plans (in Portuguese, Plano de Gestão Territorial e Ambiental – ‘PGTAs’), of indigenous lands of the peoples belonging to the Legal Amazon, through a documentary bibliographic research. These documents aim to bring a look at the significant contribution of indigenous peoples to the conservation of biodiversity, presenting the way of life of these peoples, the care they have with their territories for physical and cultural reproduction, as well as their challenges in face of the development model adopted by the country. The PGTAs in question refer to the Jamamadi, Yanomami and Wajãpi peoples of the respective states of Amazonas, Roraima and Amapá.</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Vinicius Benites Alves, Isaltina Santos da Costa Oliveira, Juliene Santana da Costa Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12135 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 SPECIFIC AND DIFFERENTIATED EDUCATION: cultural complexes of the Haliti-Paresi mother tongue https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12114 <p>This article presents some reflections related to mother tongue teaching with the Haliti - Paresi people. It is the result of some questions raised from the classes at the Post-Graduation Stricto Sensu Professional Master in “Teaching in Indigenous Intercultural Context” - UNEMAT, about significant pedagogical practices within the context of the specific, differentiated, intercultural and bilingual school. It addresses the place of the mother tongue in the school and its cultural complexes constituted by stories, memories and its own culture. Localizes the mother tongue as a language of instruction at school, as a linguistic ethnopolitics and as a fundamental factor of ethnic identity.</p> Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Nilce Zonizokemairô Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12114 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 QUILOMBOS PAULISTAS: The public policy of technical assistance and rural extension (ATER) in its interface with traditional communities in the face of São Paulo State bill nº 529 of 2020 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12115 <p>The remaining quilombo communities at the São Paulo State in Brazil are in serious risk of negative changes in the provision of official rural extension services with the advent of state Bill nº 529/2020. The objective of this research is to evaluate how the traditional remaining quilombo communities located at São Paulo State can be directly affected negatively by the law proposal. For this, a scientific methodology was adopted, which is summarized in the review bibliographic and descriptive and exploratory documentary. As a result, no fact or argument has been found that legitimizes Bill nº 529 of 2020 from the perspective of traditional communities and other beneficiaries of the São Paulo ATER public policy.</p> Eduardo Festozo Vicente, Silvia Cristina Vieira Gomes, Paula Garcia Lima Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12115 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ETHNIC-RACIAL RELATIONS: social and cultural values in early Childhood Education https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12116 <p>Brazilian society is multicultural, formed by several ethnic-racial groups, however, the history of many of these peoples is marked by discrimination and inequality. The re-education of ethnic-racial relations is not an exclusive responsibility of the school; however, it plays a fundamental role in this struggle. Educational practices that promote the valuation of several cultures and knowledge strengthen ethnic-racial relations in the school context, especially if they are promoted from the first years of the child's life. The article aims to study ethnic-racial relations, developed through social and cultural values, which provide significant elements for the development of babies and children. The research points out that educational practices focused on ethnic-racial relations favor to the children moments of experiences on subjects that permeate everyday life, situations that allow internalizing attitudes of respect for everyone, regardless of differences.</p> Nelson Russo de Moraes, Celenita Gualberto Pereira Bernieri, Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, Laurenita Gualberto Pereira Alves Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12116 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 SOCIAL REPRESENTATIONS: Moçambican ethnicities https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11359 <p>O presente artigo, visa trazer uma reflexão sobre a teoria das Representações Sociais na óptica da Psicologia Social. A partir da revisão bibliográfica, faz-se uma analogia das teorias das representações sociais, a uma sociedade concreta, neste caso, a sociedade Moçambicana. As representações sociais, tem sido um tema amplamente discutido por vários e categorizados autores, muitos deles abordando a relação cognição-conhecimento, indivíduo e sociedade. Para o efeito, foram analisadas três etnias moçambicanas, nomeadamente, Macuas-Lomués, Ndaus e Tsongas, nas quais, a partir da constatação bibliográfica das sua culturas, crenças e valores, pode se fazer uma analogia real entre as teorias sobre as representaçãoes sociais e os comportamentos destas etnias, que deixam claras as diferentes representações socias nas diferentes regiões que formam o país chamado Moçambique. A base da pesquisa foi a revisão bibliográfica, tanto para abordar os suportes teóricos, assim como para abordar a realidade Moçambicana.</p> Antonio Francisco Sefane, Joseneide dos Santos Gomes Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11359 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ECONOMY OF THE KAINGANG GROUP OF OESTE PAULISTA IN THE TERRA INDÍGENA VANUÍRE https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12151 <p>This article aims to describe the historical and ethnographic content of the Kaingang group from Oeste Paulista, in the Indigenous Land Vanuíre, and how they promote their economy. The Kaingang are peoples belonging to the Macro-Jê linguistic group, and the Jê family is considered one of the largest indigenous groups from the population point of view. The methodology adopted for the development of this article is based on bibliographic and descriptive typology, using documentary research as a technique. It is hoped to obtain, with this article, a systematic set of information, which, when reaching the objective of the work, can contribute to a better understanding of the economy of the Kaingang group in Western São Paulo, in the Indigenous Land Vanuíre.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Ethnodevelopment; Kaingang; Terra Indígena Vanuíre</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Valquiria Cristina Martins, Nelson Russo de Moraes, Cristiane T. B. Marchetti, Anderson da Costa Lacerda Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12151 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 THE NEW CORONAVIRUS AND THE CONSEQUENCES IN THE MENTAL HEALTH OF HEALTH PROFESSIONALS INVOLVED IN THEIR COURSE https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10754 <p>The disease pandemic caused by the new Coronavirus - SARS-Cov-2 is characterized as one of the biggest international public health problems in recent decades. This study aimed to perform a narrative review of the evidence described on the impact on mental health of health professionals who work in care practice related to Covid-19. The articles showed that the problems faced by health professionals during the pandemic can lead to exhaustion of the team, physical and mental exhaustion, contributing to the development of psychological problems.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Covid-19; Mental health; Health professionals.</p> Érika da Silva Maciel, Marcele Gotardelo, Allana Lima Moreira Rodrigues, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Aldair Martins Barasuol, Ladislau Ribeiro do Nascimento Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10754 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ACTIVE METHODOLOGIES IN HEALTH EDUCATION FOR THE ELDERLY: a literature review https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10763 <p>This research aimed to analyze the practices in active methodologies used in health education for the elderly. The sample search was carried out in the LILACS, SciELO, CAPES journals and Google Scholar search databases. Seven articles were selected and their analysis resulted in the categories “the use of active methodologies for teaching health to the elderly” and “the use of the main active methodologies in the training of academics, professionals and caregivers”. Current social demands require teaching methodologies that enable critical, reflective and problematizing training. The need for more research on this topic is suggested, both in the academic sphere and in other teaching contexts, such as health and permanent education.</p> Ana Kleiber Pessoa Borges, Ana Gabriela Ferreira Brito, Ilaíse Brilhante Batista , Jéssica da Silva Marinho, Erenilde Barbosa da Silva Costa, Mislene Ferreira Xavier de Melo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10763 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 SOCIAL ASSISTANT WORK MANAGEMENT IN EDUCATION POLICY https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12152 <p>The study aimed to understand the importance of the Social Worker work management process in Education Policy, more specifically in the Coordination of Social Work Course. It was questioned whether the theoretical and methodological principles of management apply in the federal public sector, where the work to be carried out already obeys a previously planned and orchestrated agenda by the federal sphere, as it obeys plans and goals established by the managing bodies of policies public. Then, it was asked whether it would be possible to build the theoretical-practical process of management and how to carry it out in the field of professional practice, where the overvaluation of bureaucratic work directly interferes with professional action, a process that contributes to the construction of a practice emptied and uncritical professional. Also in this questioning guideline, it was also asked, what are the theoretical and practical principles of management that the social worker could appropriate as a work tool in his performance in the public sector, where the professional routinely runs into institutional limits and power relations established in the state apparatus. The documentary and bibliographic study was characterized by its exploratory character and qualitative approach. It was considered that the process of valuing bureaucratic work has been gradually encouraging the bureaucratization of practice and the professional void, a fact that conditions professional practice to bureaucratic and routine tasks. Work management and the ability to plan and organize professional action on a purposeful basis become instruments of great importance in the formulation of proposals to face the challenges posed to Social Service professionals.</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Management; Planning; Education; Social Work; Work.</p> Jaqueline Carvalho Quadrado , Eduardo Lima Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12152 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ACTIVE METHODOLOGY AND PHYSICAL EDUCATION TEACHING: a literature review https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10700 <p>In this research we approach the use of Active Methodologies in the teaching of Physical Education. The general objective is to know the contributions of the active methodologies in the development of the teaching and learning process in Physical Education classes. The research was elaborated in a critical line of investigation using the qualitative approach. This is a bibliographic study with the steps: choice of theme, preliminary bibliographic survey, interpretative textual analysis and problematization. It is structured in subtopics that discuss the theme. It is noteworthy that the active methodologies are based on ways of developing the learning process, using real or simulated experiences, aiming at the conditions to successfully solve challenges arising from the essential activities of social practice in different contexts, because they are based on teaching strategies based on a critical and reflective pedagogical conception that allow reading and intervention on reality, favoring the interaction between the different actors of the process and valuing a collective construction of knowledge and its different knowledge and learning scenarios. In addition, they are practices that stimulate creativity in building problem solutions and promote freedom in the process of thinking and acting.</p> <p>&nbsp;</p> Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Anna Rhaquel Araújo Silva, Bárbara Carvalho de Araújo, Bruno Costa Silva, Vitor Pachelle Lima Abreu, Ana Kleiber Pessoa Borges, Ruhena Kelber Abrão Ferreira Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10700 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 PUBLIC POLICIES IN BRAZIL: systematic literature review https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10737 <p>The present study aims to analyze the Evolution of public policies in Brazil from 2010 to 2019, on the perspective of their development, actors and social movements involvement and of the development of the public policies cycle phases. It were identified thirty relevant studies that were also relevant and in accordance to the approached issue. The analysis enabled the Division of the articles in thematic axes, and thus a better presentation of the results and discussion, being them: context of public policies in Brazil, actors and social movements and public policies cycle. The analysis of public policies in Brazil can be considered recent, however with great advances that survived since the Federal Constitution.</p> Airton Cardoso Cançado, Fabiane Santos Barros, Fernando Santos Barros Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10737 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 “PLANTÃO DA CIDADE”: a study of local political participation and the constitution of subjectivities through Facebook https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10770 <p>The purpose of this article is to discuss the act of political participation by citizens mediated by communication technologies. It is an effort to understand the potential scenarios and paths for the promotion of citizen participation in the sphere of public power. The investigation took place through the observation of a specific space on Facebook: the Plantão da Cidade group, conceived in the municipality of Ouro Preto to enable political discussions. The proposed exam highlights the possibilities offered by the online environment to ensure the political participation of ordinary people in municipal management decisions and the mobilization of local community actions.</p> Hila Rodrigues, Isabela Melo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10770 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ADVANCED LITERARY JOURNALISM AND ARTISANS NARRATIVES: signs for research in Tourism https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12142 <p>The present text has the purpose of studying the proposition of entanglement of the Advanced Literary Journalism (ALJ) with the production of “artisans’ narratives”, having as purpose to propose signs for research in Tourism. The article presents the concept of the ALJ and the comprehension of Tourism, as Ecosystemic-Path of Deterritorialization. The methodological aspects are composed by the Cartography of Knowledge. Artisans narratives correspond to the field of research, with relates of life stories from street artisans, entangled with personal records from the diary of research. The production allows thinking on ALJ and the artisans narratives as fields of potentialities, for the upcoming of researches that comprehend Tourism and its transversalities, in its complexity.&nbsp;</p> Jennifer Bauer Eme, Maria Luiza Cardinale Baptista Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12142 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA) https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11360 <p>Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.</p> Ana D'Arc Martins Azevedo, Camila Rodrigues Neiva Neiva, Edgar Monteiro Chagas Junior Chagas Junior, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Arroyo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11360 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11412 <p>Movimento sociais tiveram grande participação como agentes políticos ao longo do século XX, é dessa articulação a nível de América Latina que ganha força a perspectiva da interculturalidade dentro da educação escolar indígena, que busca assim compreender a escola dentro das desigualdades pós-coloniais. O movimento indígena brasileiro começa a se organizar a partir da década de 70, tendo a União das Nações Indígenas (UNI) grande participação na carta constitucional de 1988, a qual irá fundamentar os direitos educacionais relativos à escola intercultural inserida dentro de um projeto societário próprio.</p> <p>&nbsp;</p> Alceu Zoia, Luiz Felipe Sousa Curvo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11412 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 UM OLHAR SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL DOS POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA LEGAL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11417 <p>O presente trabalho teve como foco de estudo, a leitura e reflexão sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) e os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) de terras indígenas dos povos pertencentes à Amazônia Legal, a partir de levantamento bibliográfico documental. Esses documentos objetivam trazer um olhar sobre a contribuição significativa dos povos indígenas para a conservação da biodiversidade, apresentando o modo de vida desses povos, o cuidado que possuem com seus territórios para reprodução física e cultural, bem como seus desafios frente ao modelo de desenvolvimento adotado pelo país. Os PGTAs em questão, se referem aos povos Jamamadi, Yanomami e Wajãpi, dos respectivos estados Amazonas, Roraima e Amapá.</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior , Vinicius Benites Alves , Isaltina Santos da Costa Oliveira, Juliene Santana da Costa Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11417 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11416 <p>Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua Materna junto ao povo Haliti – Paresi. É resultado de alguns questionamentos proporcionados a partir das aulas no Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural” – UNEMAT, acerca de práticas pedagógicas significativas dentro do contexto da escola específica, diferenciada, intercultural e bilíngue. Aborda o lugar da língua materna na escola e os seus complexos culturais constituídos em histórias, memórias e cultura própria. Localiza a língua materna como língua de instrução na escola, como etnopolítica linguística e como fator fundamental da identidade étnica.</p> Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Nilce Zonizokemairô Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11416 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 QUILOMBOS PAULISTAS: A política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em sua interface com as comunidades tradicionais frente ao projeto de lei estadual nº 529 de 2020 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11375 <p>As comunidades remanescentes de quilombo no Estado de São Paulo correm severo risco de alterações negativas na prestação de serviços de extensão rural oficial com o advento do Projeto de Lei (PL) nº 529/2020. Assim, o objetivo deste trabalho é buscar como as comunidades tradicionais remanescentes de quilombos localizadas no estado de São Paulo podem ser diretamente prejudicadas com o PL 529 de 2020. Para tanto, foi adotada metodologia de caráter científico, o qual se resume a revisão bibliográfica e documental de caráter descritivo e exploratório. Como resultado, nenhum fato ou argumento foi encontrado para legitimar o Projeto de Lei nº 529 de 2020 dentro da perspectiva das comunidades tradicionais e demais beneficiários da política pública de ATER paulista.</p> Eduardo Festozo Vicente, Silvia Cristina Vieira Gomes, Paula Garcia Lima Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11375 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11373 <p>A sociedade brasileira é multicultural, formada por vários grupos étnico-raciais, no entanto, a história de muitos desses povos é marcada por discriminações e desigualdades. A reeducação das relações étnico-raciais não é uma responsabilidade exclusiva da escola, porém, a mesma desenvolve um papel fundamental nessa luta. O artigo tem como objetivo estudar as relações étnico-raciais, desenvolvidas por meio dos valores sociais e culturais, que proporcionam elementos significativos para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. A pesquisa aponta que as práticas educativas voltadas para as relações étnico-raciais favorecem às crianças momentos de vivências e experiências sobre assuntos que permeiam o cotidiano, situações que permitem internalizar atitudes de respeito a todos, independentemente das diferenças.</p> Nelson Russo de Moraes, Celenita Gualberto Pereira Bernieri, Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, Laurenita Gualberto Pereira Alves Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11373 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS: Etnias Moçambicanas https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11368 <p>O presente artigo, visa trazer uma reflexão sobre a teoria das Representações Sociais na óptica da Psicologia Social. A partir da revisão bibliográfica, faz-se uma analogia das teorias das representações sociais, a uma sociedade concreta, neste caso, a sociedade Moçambicana. As representações sociais, tem sido um tema amplamente discutido por vários e categorizados autores, muitos deles abordando a relação cognição-conhecimento, indivíduo e sociedade. Para o efeito, foram analisadas três etnias moçambicanas, nomeadamente, Macuas-Lomués, Ndaus e Tsongas, nas quais, a partir da constatação bibliográfica das sua culturas, crenças e valores, pode se fazer uma analogia real entre as teorias sobre as representaçãoes sociais e os comportamentos destas etnias, que deixam claras as diferentes representações socias nas diferentes regiões que formam o país chamado Moçambique. A base da pesquisa foi a revisão bibliográfica, tanto para abordar os suportes teóricos, assim como para abordar a realidade Moçambicana.</p> Antonio Francisco Sefane, Joseneide dos Santos Gomes Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11368 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 ECONOMIA DO GRUPO KAINGANG DO OESTE PAULISTA NA TERRA INDÍGENA VANUÍRE https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11328 <p>O presente artigo tem como objetivo descrever o conteúdo histórico e etnográfico do grupo Kaingang do Oeste Paulista, na Terra Indígena Vanuíre, e como promovem sua economia.&nbsp; Os Kaingang são povos pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê, e família Jê, é considerado um dos maiores grupos indígenas do ponto de vista populacional. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo parte da tipologia bibliográfica e descritiva, tendo como técnica a pesquisa documental. Espera-se obter, com deste artigo, um conjunto sistematizado de informações, que ao alcançar o objetivo do trabalho, possa contribuir para o melhor entendimento sobre a economia do grupo Kaingang do Oeste Paulista, na Terra Indígena Vanuíre.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Etnodesenvolvimento; Kaingang; Terra Indígena Vanuíre.</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior, Valquiria Cristina Martins, Nelson Russo de Moraes, Cristiane T. B. Marchetti, Anderson da Costa Lacerda Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11328 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 NOVO CORONAVÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS EM SEU ENFRENTAMENTO https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10356 <p>A pandemia da doença causada pelo novo Coronavírus - SARS-Cov-2 se caracteriza como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas.&nbsp;Este estudo se propôs a realizar uma revisão narrativa das evidências descritas sobre o impacto na saúde mental dos profissionais de saúde que atuam na prática assistencial relacionada à Covid-19. Os artigos evidenciaram que os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde durante a pandemia podem levar à exaustão da equipe, esgotamento físico e mental contribuindo para o desenvolvimento de problemas psicológicos.</p> Erika da Silva Maciel, Marcele Pereira Silvestre Gotardelo, Allana Lima Moreira Rodrigues, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Aldair Martins Barasuol, Ladislau Ribeiro do Nascimento Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10356 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9931 <p>Esta pesquisa objetivou analisar as práticas em metodologias ativas utilizadas no ensino de saúde do idoso. Realizou-se a busca da amostra nas bases de dados LILACS, SciELO, Periódicos CAPES e buscador Google Scholar. Foram selecionados 07 artigos e sua análise resultou nas categorias “o uso de metodologias ativas para o ensino em saúde ao idoso” e “o uso das principais metodologias ativas na formação de acadêmicos, profissionais e cuidadores”. As demandas sociais atuais exigem metodologias de ensino que possibilitem uma formação crítica, reflexiva e problematizadora. Sugere-se a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, tanto no âmbito acadêmico, quanto em outros contextos de ensino, como a educação em saúde e permanente.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Metodologia ativa; Saúde; Idoso.</p> Ana Kleiber Pessoa Borges, Ana Gabriela Ferreira Brito, Ilaíse Brilhante Batista, Jéssica da Silva Marinho, Erenilde Barbosa da Silva Costa, Mislene Ferreira Xavier de Melo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9931 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10115 <p>O estudo objetivou compreender a importância do processo de gestão do trabalho do Assistente Social na Política de Educação, mais especificamente na Coordenação de Curso de Serviço Social. Questionou-se, se os princípios teóricos e metodológicos da gestão se aplicam no setor público federal, onde o trabalho a ser realizado já obedece a uma agenda previamente planejada e orquestrada pela esfera federal, por obedecer a planos e metas estabelecidas pelos órgãos gestores das políticas públicas. Em seguida, foi questionado, se seria possível construir o processo teórico-prático da gestão e como efetivá-lo no campo de atuação profissional, onde a supervalorização do trabalho burocrático interfere diretamente na ação profissional, processo esse que contribui para a construção de uma prática profissional esvaziada e acrítica. Ainda nesta diretriz de questionamentos, também se perguntou, quais os princípios teóricos e práticos da gestão que o assistente social poderia se apropriar enquanto instrumento de trabalho em sua atuação no setor público, onde o profissional, esbarra rotineiramente nos limites institucionais e nas relações de poder estabelecidas no aparelho estatal. O estudo documental e bibliográfico caracterizou-se por seu caráter exploratório e abordagem qualitativa. Considerou-se que o processo de valorização do trabalho burocrático vem gradativamente estimulando a burocratização da prática e o vazio profissional, fato que condiciona o exercício profissional ao tarefismo burocrático e rotineiro. A gestão do trabalho e a capacidade de planejar e organizar propositivamente a ação profissional tornam-se instrumentos de grande importância na formulação de propostas de enfrentamento aos desafios postos ao profissional de Serviço Social.</p> Jaqueline Carvalho Quadrado, Eduardo Lima Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10115 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9928 <p>Nesta pesquisa abordamos o uso das Metodologias Ativas no ensino da Educação Física. O objetivo geral é conhecer quais as contribuições das metodologias ativas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi elaborada em uma linha crítica de investigação a abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo bibliográfico com as etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, analise textual interpretativa e problematização. Encontra-se estruturado em subtópicos que discorrem acerca da temática. Ressalta-se que as metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social em diferentes contextos, pois, se baseiam em estratégias de ensino fundamentadas na concepção pedagógica crítico e reflexiva que permitem leitura e intervenção sobre a realidade favorecendo a interação entre os diversos atores do processo e valorizando uma construção coletiva do conhecimento e de seus diferentes saberes e cenários de aprendizagem. Além disso, são práticas que estimulam a criatividade na construção de soluções de problemas e promovem a liberdade no processo de pensar e agir.</p> Alderise Pereira da Silva Quixabeira , Anna Rhaquel Araújo Silva, Bárbara Carvalho de Araújo, Bruno Costa Silva, Vitor Pachelle Lima Abreu, Ana Kleiber Pessoa Borges, Ruhena Kelber Abrão Ferreira Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9928 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 “PLANTÃO DA CIDADE”: um estudo da participação política local e constituição de subjetividades por meio do Facebook https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9639 <p>O objetivo desse artigo é discutir a participação política dos cidadãos mediada pelas tecnologias de comunicação. Procuramos compreender os potenciais cenários e meios para a promoção da participação cidadã no universo do poder público. A investigação se deu a partir da observação de um espaço específico no <em>Facebook</em>: o grupo <em>Plantão da Cidade</em>, criado no município de Ouro Preto para viabilizar discussões de cunho político. O exame proposto evidencia as possibilidades oferecidas pelo ambiente <em>online </em>para assegurar a participação política do cidadão comum nas decisões da gestão municipal e a mobilização de ações comunitárias locais.</p> Hila Rodrigues, Isabela Melo Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9639 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: revisão sistemática da literatura https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10051 <p>Este estudo teve como objetivo analisar a evolução das politicas públicas no Brasil no período de 2010 a 2019, sob a ótica do seu desenvolvimento, o envolvimento dos atores e movimentos sociais e o desenvolvimento das fases do ciclo de políticas públicas. Foram identificados trinta estudos relevantes e em conformidade com a problemática abordada. A análise possibilitou a divisão dos artigos em eixos temáticos, a fim de uma melhor exposição dos resultados e discussão, sendo eles: contexto das políticas públicas no Brasil, atores e movimentos sociais e ciclo de políticas públicas. Pode-se considerar recente a analise de políticas públicas no Brasil, porém com grandes avanços que sobrevieram a partir da Constituição Federal.</p> Airton Cardoso Cançado, Fabiane Santos Barros, Fernando Santos Barros Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10051 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300 JORNALISMO LITERÁRIO AVANÇADO E NARRATIVAS ARTESÃS: sinalizadores para a pesquisa em Turismo https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9569 <p>O presente texto tem como objeto de estudo a proposição de entrelaçamento do Jornalismo Literário Avançado (JLA) com a produção de ‘narrativas artesãs’, tendo como objetivo propor sinalizadores para a pesquisa em Turismo. O artigo apresenta o conceito de JLA e a compreensão de Turismo, como Trama-Ecossistêmica de Desterritorialização. Os aspectos metodológicos são compostos pela Cartografia de Saberes. Narrativas artesãs correspondem ao campo de pesquisa, com relatos de histórias de vida de artesãos de rua, entrelaçados com registros pessoais de diário de pesquisa. A produção permite pensar no JLA e as narrativas artesãs como campos de potencialidades, para a brotação de pesquisas que compreendam o Turismo e suas transversalidades, em sua complexidade.</p> Jennifer Bauer Eme, Maria Luiza Cardinale Baptista Copyright (c) 2021 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9569 Sex, 01 Jan 2021 00:00:00 -0300