https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/issue/feed Revista Observatório 2021-11-10T14:54:06-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior revistaobservatorio@gmail.com Open Journal Systems <p>[PT]<strong>&nbsp;</strong>A&nbsp;<strong>Revista Observatório</strong>&nbsp;é um periódico trimestral, com foco na discussão acadêmica e em estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. A revista nasce internacionalizada, possuindo editores no Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol, inglês e francês para as seções artigos, dossiê temático, ensaios, entrevista, resenha e temas livres. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[EN]&nbsp;</strong>The <strong>Observatório Journal</strong>&nbsp;is a quarterly journal, focusing on academic discussion and advanced interdisciplinary studies in the field of Communication, Journalism and Education. The magazine is born internationalized, having publishers in Brazil, Cape Verde, Mozambique and Portugal. It receives in continuous flow, texts in Portuguese, Spanish, English and French for the sections articles, thematic dossier, essays, interview, review and free themes. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[ES]&nbsp;</strong>El<strong>&nbsp;Observatorio Magazine</strong> es una revista trimestral, se centra en la discusión académica y estudios interdisciplinarios avanzados en el campo de la Comunicación, Periodismo y Educación. La revista nace internacionalizado, teniendo editoriales en Brasil, Cabo Verde, Mozambique y Portugal. Recibe el streaming, texto en portugués, español, Inglés y Francés secciones de artículos, dossier temático, ensayos, entrevistas, revisión y temas libres. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[FR]</strong> L'<strong>Observatoire Journal&nbsp;</strong>est une revue trimestrielle, en mettant l'accent sur la discussion académique et les études interdisciplinaires avancées dans le domaine de la communication, du journalisme et de l'éducation. Le magazine est né internationalisé, ayant des éditeurs au Brésil, Cap-Vert, le Mozambique et le Portugal. Reçoit le streaming, le texte en portugais, espagnol, anglais et français sections pour des articles, dossier thématique, des essais, interviews, revue et thèmes gratuits. (No ISSN 2447-4266).&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12880 COMMUNICATION, CULTURE, DIFFERENTIATED SCHOOL EDUCATION AND ETHNOEDUCATION: INITIAL CONSIDERATIONS 2021-11-10T14:50:19-03:00 Alceu Zoia alceuzoia@gmail.com Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br Nelson Russo de Moraes nelsonrusso@tupa.unesp.br <p>This thematic dossier, part of the <em>Observatório Journal</em>, is one of the fruits of an expressive movement of researchers, teachers and students who assume with courage, ethics and deep respect, the approximation between scientific knowledge and the demands of indigenous peoples (indigenous, in this case Brazilian communities) and traditional communities (among them quilombola, generizeiras, riverside and caiçaras communities, people from terreiros, leaks, people from the bottom of pastures, communities from immigration processes, extractivists and pantaneiras), within the specificities of communication, culture and ethno-education.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12879 COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA E ETNOEDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2021-11-10T14:48:36-03:00 Alceu Zoia alceuzoia@gmail.com Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br Nelson Russo de Moraes elsonrusso@tupa.unesp.br <p>Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12133 THE BODY MOVEMENT AT CARIMBÓ DANCE: A contribution to the Sensory-Motor Development at Physical Education class in Early Childhood Education in Belém (PA) 2021-11-10T14:49:36-03:00 Ana D'Arc Martins de Azevedo azevedoanadarc@gmail.com Camila Rodrigues Neiva camiius.rodrigues@hotmail.com Edgar Monteiro Chagas Junior edgar.chagas@unama.br Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo betania.fidalgo@unama.br <p>This article highlights Carimbó as a symbol of traditional culture and the state of Pará identity, being an instrument to work according to Wallon theory on sensory-motor development. The matter discussed is about to know how Carimbó contributes to students sensory-motor development in Early Childhood Education (toddlers) in Physical Education classes. It's a qualitative case study research, that used a participatory observation instrument and an open interview with a teacher and six students. For data analysis, data triangulation was used. As a result, we understand that Carimbó made viable the students sensory-motor development. On this account it was possible to observe the development of the researched aspects.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12082 INDIGENOUS SOCIAL MOVIMENT AND THE CONQUEST OF THE INTERCULTURAL SCHOOL 2021-11-10T14:50:33-03:00 Alceu Zoia alceuzoia@gmail.com Luiz Felipe Sousa Curvo luiz.curvo88@gmail.com <p>Social movements had great participation as an agent of political changes throughout the 20th century, it is from this articulation (especially in Latin America) that the perspective of interculturality strengths in the indigenous school education, which seeks to understand the school within the post-colonial inequalities. The Brazilian Indigenous Movement began to organize itself in the 1970s, with the Union of Indigenous Nations (UNI) playing a major role in the 1988 constitutional charter, which will underpin the educational rights related to the intercultural school within a specific social Project.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12135 A VIEW ABOUT THE IMPORTANCE OF THE LEGAL AMAZON INDIGENOUS PEOPLES ENVIRONMENTAL MANAGEMENT 2021-11-10T14:49:27-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br Vinicius Benites Alves vibalves@gmail.com Isaltina Santos da Costa Oliveira tininhacost@gmail.com Juliene Santana da Costa juliene_santana@hotmail.com <p>The present work focused on the study, reading and reflection on the National Policy for Environmental and Territorial Management in Indigenous Lands (PNGATI) and the Territorial and Environmental Management Plans (in Portuguese, Plano de Gestão Territorial e Ambiental – ‘PGTAs’), of indigenous lands of the peoples belonging to the Legal Amazon, through a documentary bibliographic research. These documents aim to bring a look at the significant contribution of indigenous peoples to the conservation of biodiversity, presenting the way of life of these peoples, the care they have with their territories for physical and cultural reproduction, as well as their challenges in face of the development model adopted by the country. The PGTAs in question refer to the Jamamadi, Yanomami and Wajãpi peoples of the respective states of Amazonas, Roraima and Amapá.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12114 SPECIFIC AND DIFFERENTIATED EDUCATION: cultural complexes of the Haliti-Paresi mother tongue 2021-11-10T14:52:41-03:00 Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira waldineiaferreira@unemat.br Nilce Zonizokemairô waldineiaferreira@unemat.br <p>This article presents some reflections related to mother tongue teaching with the Haliti - Paresi people. It is the result of some questions raised from the classes at the Post-Graduation Stricto Sensu Professional Master in “Teaching in Indigenous Intercultural Context” - UNEMAT, about significant pedagogical practices within the context of the specific, differentiated, intercultural and bilingual school. It addresses the place of the mother tongue in the school and its cultural complexes constituted by stories, memories and its own culture. Localizes the mother tongue as a language of instruction at school, as a linguistic ethnopolitics and as a fundamental factor of ethnic identity.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12115 QUILOMBOS PAULISTAS: The public policy of technical assistance and rural extension (ATER) in its interface with traditional communities in the face of São Paulo State bill nº 529 of 2020 2021-11-10T14:50:27-03:00 Eduardo Festozo Vicente eduardo.vicente@unesp.br Silvia Cristina Vieira Gomes silvia.cv.gomes@unesp.br Paula Garcia Lima paulatulipa@hotmail.com <p>The remaining quilombo communities at the São Paulo State in Brazil are in serious risk of negative changes in the provision of official rural extension services with the advent of state Bill nº 529/2020. The objective of this research is to evaluate how the traditional remaining quilombo communities located at São Paulo State can be directly affected negatively by the law proposal. For this, a scientific methodology was adopted, which is summarized in the review bibliographic and descriptive and exploratory documentary. As a result, no fact or argument has been found that legitimizes Bill nº 529 of 2020 from the perspective of traditional communities and other beneficiaries of the São Paulo ATER public policy.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12116 ETHNIC-RACIAL RELATIONS: social and cultural values in early Childhood Education 2021-11-10T14:50:22-03:00 Nelson Russo de Moraes nelsonrusso@tupa.unesp.br Celenita Gualberto Pereira Bernieri celecgpb@gmail.com Jardilene Gualberto Pereira Fôlha jard-25@hotmail.com Laurenita Gualberto Pereira Alves laurinhagualberto25@gmail.com <p>Brazilian society is multicultural, formed by several ethnic-racial groups, however, the history of many of these peoples is marked by discrimination and inequality. The re-education of ethnic-racial relations is not an exclusive responsibility of the school; however, it plays a fundamental role in this struggle. Educational practices that promote the valuation of several cultures and knowledge strengthen ethnic-racial relations in the school context, especially if they are promoted from the first years of the child's life. The article aims to study ethnic-racial relations, developed through social and cultural values, which provide significant elements for the development of babies and children. The research points out that educational practices focused on ethnic-racial relations favor to the children moments of experiences on subjects that permeate everyday life, situations that allow internalizing attitudes of respect for everyone, regardless of differences.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11359 SOCIAL REPRESENTATIONS: Moçambican ethnicities 2021-11-10T14:50:48-03:00 Antonio Francisco Sefane assefas5@gmail.com Joseneide dos Santos Gomes santos.joseneide@ig.com.br <p>O presente artigo, visa trazer uma reflexão sobre a teoria das Representações Sociais na óptica da Psicologia Social. A partir da revisão bibliográfica, faz-se uma analogia das teorias das representações sociais, a uma sociedade concreta, neste caso, a sociedade Moçambicana. As representações sociais, tem sido um tema amplamente discutido por vários e categorizados autores, muitos deles abordando a relação cognição-conhecimento, indivíduo e sociedade. Para o efeito, foram analisadas três etnias moçambicanas, nomeadamente, Macuas-Lomués, Ndaus e Tsongas, nas quais, a partir da constatação bibliográfica das sua culturas, crenças e valores, pode se fazer uma analogia real entre as teorias sobre as representaçãoes sociais e os comportamentos destas etnias, que deixam claras as diferentes representações socias nas diferentes regiões que formam o país chamado Moçambique. A base da pesquisa foi a revisão bibliográfica, tanto para abordar os suportes teóricos, assim como para abordar a realidade Moçambicana.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12151 ECONOMY OF THE KAINGANG GROUP OF OESTE PAULISTA IN THE TERRA INDÍGENA VANUÍRE 2021-11-10T14:49:03-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br Valquiria Cristina Martins valcrismar@gmail.com Nelson Russo de Moraes nelsonrusso.unesp@gmail.com Cristiane T. B. Marchetti cris.bazilio@hotmail.com Anderson da Costa Lacerda costadelacerda@gmail.com <p>This article aims to describe the historical and ethnographic content of the Kaingang group from Oeste Paulista, in the Indigenous Land Vanuíre, and how they promote their economy. The Kaingang are peoples belonging to the Macro-Jê linguistic group, and the Jê family is considered one of the largest indigenous groups from the population point of view. The methodology adopted for the development of this article is based on bibliographic and descriptive typology, using documentary research as a technique. It is hoped to obtain, with this article, a systematic set of information, which, when reaching the objective of the work, can contribute to a better understanding of the economy of the Kaingang group in Western São Paulo, in the Indigenous Land Vanuíre.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Ethnodevelopment; Kaingang; Terra Indígena Vanuíre</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10754 THE NEW CORONAVIRUS AND THE CONSEQUENCES IN THE MENTAL HEALTH OF HEALTH PROFESSIONALS INVOLVED IN THEIR COURSE 2021-11-10T14:53:33-03:00 Érika da Silva Maciel erikasmaciel@mail.uft.edu.br Marcele Gotardelo marcelegotardelo@gmail.com Allana Lima Moreira Rodrigues lana.moreiira@gmail.com Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma ferodriguesto@gmail.com Aldair Martins Barasuol aldair.barasuol@hotmail.com Ladislau Ribeiro do Nascimento erikasmaciel@mail.uft.edu.br <p>The disease pandemic caused by the new Coronavirus - SARS-Cov-2 is characterized as one of the biggest international public health problems in recent decades. This study aimed to perform a narrative review of the evidence described on the impact on mental health of health professionals who work in care practice related to Covid-19. The articles showed that the problems faced by health professionals during the pandemic can lead to exhaustion of the team, physical and mental exhaustion, contributing to the development of psychological problems.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Covid-19; Mental health; Health professionals.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10763 ACTIVE METHODOLOGIES IN HEALTH EDUCATION FOR THE ELDERLY: a literature review 2021-11-10T14:53:29-03:00 Ana Kleiber Pessoa Borges anakleiber@uft.edu.br Ana Gabriela Ferreira Brito anagfbrito@gmail.com Ilaíse Brilhante Batista ilaisebrilhante@gmail.com Jéssica da Silva Marinho jess.smarinho@gmail.com Erenilde Barbosa da Silva Costa erenildebarbosa@hotmail.com Mislene Ferreira Xavier de Melo mislene_melo@mail.uft.edu.br <p>This research aimed to analyze the practices in active methodologies used in health education for the elderly. The sample search was carried out in the LILACS, SciELO, CAPES journals and Google Scholar search databases. Seven articles were selected and their analysis resulted in the categories “the use of active methodologies for teaching health to the elderly” and “the use of the main active methodologies in the training of academics, professionals and caregivers”. Current social demands require teaching methodologies that enable critical, reflective and problematizing training. The need for more research on this topic is suggested, both in the academic sphere and in other teaching contexts, such as health and permanent education.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12152 SOCIAL ASSISTANT WORK MANAGEMENT IN EDUCATION POLICY 2021-11-10T14:48:41-03:00 Jaqueline Carvalho Quadrado jaquelinequadrado@unipampa.edu.br Eduardo Lima elima2929@gmail.com <p>The study aimed to understand the importance of the Social Worker work management process in Education Policy, more specifically in the Coordination of Social Work Course. It was questioned whether the theoretical and methodological principles of management apply in the federal public sector, where the work to be carried out already obeys a previously planned and orchestrated agenda by the federal sphere, as it obeys plans and goals established by the managing bodies of policies public. Then, it was asked whether it would be possible to build the theoretical-practical process of management and how to carry it out in the field of professional practice, where the overvaluation of bureaucratic work directly interferes with professional action, a process that contributes to the construction of a practice emptied and uncritical professional. Also in this questioning guideline, it was also asked, what are the theoretical and practical principles of management that the social worker could appropriate as a work tool in his performance in the public sector, where the professional routinely runs into institutional limits and power relations established in the state apparatus. The documentary and bibliographic study was characterized by its exploratory character and qualitative approach. It was considered that the process of valuing bureaucratic work has been gradually encouraging the bureaucratization of practice and the professional void, a fact that conditions professional practice to bureaucratic and routine tasks. Work management and the ability to plan and organize professional action on a purposeful basis become instruments of great importance in the formulation of proposals to face the challenges posed to Social Service professionals.</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Management; Planning; Education; Social Work; Work.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10700 ACTIVE METHODOLOGY AND PHYSICAL EDUCATION TEACHING: a literature review 2021-11-10T14:53:40-03:00 Alderise Pereira da Silva Quixabeira alderisep@hotmail.com Anna Rhaquel Araújo Silva annaodonto@hotmail.com Bárbara Carvalho de Araújo babicaraujo@gmail.com Bruno Costa Silva brunocostabc@hotmail.com Vitor Pachelle Lima Abreu vpachelle@gmail.com Ana Kleiber Pessoa Borges anakleiber@uft.edu.br Ruhena Kelber Abrão Ferreira kelberabrao@gmail.com <p>In this research we approach the use of Active Methodologies in the teaching of Physical Education. The general objective is to know the contributions of the active methodologies in the development of the teaching and learning process in Physical Education classes. The research was elaborated in a critical line of investigation using the qualitative approach. This is a bibliographic study with the steps: choice of theme, preliminary bibliographic survey, interpretative textual analysis and problematization. It is structured in subtopics that discuss the theme. It is noteworthy that the active methodologies are based on ways of developing the learning process, using real or simulated experiences, aiming at the conditions to successfully solve challenges arising from the essential activities of social practice in different contexts, because they are based on teaching strategies based on a critical and reflective pedagogical conception that allow reading and intervention on reality, favoring the interaction between the different actors of the process and valuing a collective construction of knowledge and its different knowledge and learning scenarios. In addition, they are practices that stimulate creativity in building problem solutions and promote freedom in the process of thinking and acting.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10737 PUBLIC POLICIES IN BRAZIL: systematic literature review 2021-11-10T14:53:37-03:00 Airton Cardoso Cançado airtoncardoso@yahoo.com.br Fabiane Santos Barros fabianesantosbarros@gmail.com Fernando Santos Barros contnando@mail.uft.edu.br <p>The present study aims to analyze the Evolution of public policies in Brazil from 2010 to 2019, on the perspective of their development, actors and social movements involvement and of the development of the public policies cycle phases. It were identified thirty relevant studies that were also relevant and in accordance to the approached issue. The analysis enabled the Division of the articles in thematic axes, and thus a better presentation of the results and discussion, being them: context of public policies in Brazil, actors and social movements and public policies cycle. The analysis of public policies in Brazil can be considered recent, however with great advances that survived since the Federal Constitution.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10770 “PLANTÃO DA CIDADE”: a study of local political participation and the constitution of subjectivities through Facebook 2021-11-10T14:50:54-03:00 Hila Rodrigues hilarodrigues@hotmail.com Isabela Melo melo.isabela02@gmail.com <p>The purpose of this article is to discuss the act of political participation by citizens mediated by communication technologies. It is an effort to understand the potential scenarios and paths for the promotion of citizen participation in the sphere of public power. The investigation took place through the observation of a specific space on Facebook: the Plantão da Cidade group, conceived in the municipality of Ouro Preto to enable political discussions. The proposed exam highlights the possibilities offered by the online environment to ensure the political participation of ordinary people in municipal management decisions and the mobilization of local community actions.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12142 ADVANCED LITERARY JOURNALISM AND ARTISANS NARRATIVES: signs for research in Tourism 2021-11-10T14:49:23-03:00 Jennifer Bauer Eme jbauer.eme@gmail.com Maria Luiza Cardinale Baptista conexaoucs@gmail.com <p>The present text has the purpose of studying the proposition of entanglement of the Advanced Literary Journalism (ALJ) with the production of “artisans’ narratives”, having as purpose to propose signs for research in Tourism. The article presents the concept of the ALJ and the comprehension of Tourism, as Ecosystemic-Path of Deterritorialization. The methodological aspects are composed by the Cartography of Knowledge. Artisans narratives correspond to the field of research, with relates of life stories from street artisans, entangled with personal records from the diary of research. The production allows thinking on ALJ and the artisans narratives as fields of potentialities, for the upcoming of researches that comprehend Tourism and its transversalities, in its complexity.&nbsp;</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11360 O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA) 2021-11-10T14:50:43-03:00 Ana D'Arc Martins Azevedo azevedoanadarc@gmail.com Camila Rodrigues Neiva Neiva camiius.rodrigues@hotmail.com Edgar Monteiro Chagas Junior Chagas Junior edgar.chagas@unama.br Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Arroyo betania.fidalgo@unama.br <p>Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11412 O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL 2021-11-10T14:53:25-03:00 Alceu Zoia alceuzoia@gmail.com Luiz Felipe Sousa Curvo luiz.curvo88@gmail.com <p>Movimento sociais tiveram grande participação como agentes políticos ao longo do século XX, é dessa articulação a nível de América Latina que ganha força a perspectiva da interculturalidade dentro da educação escolar indígena, que busca assim compreender a escola dentro das desigualdades pós-coloniais. O movimento indígena brasileiro começa a se organizar a partir da década de 70, tendo a União das Nações Indígenas (UNI) grande participação na carta constitucional de 1988, a qual irá fundamentar os direitos educacionais relativos à escola intercultural inserida dentro de um projeto societário próprio.</p> <p>&nbsp;</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11417 UM OLHAR SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL DOS POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA LEGAL 2021-11-10T14:50:40-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior gilsonportouft@gmail.com Vinicius Benites Alves vibalves@gmail.com Isaltina Santos da Costa Oliveira tininhacost@gmail.com Juliene Santana da Costa juliene_santana@hotmail.com <p>O presente trabalho teve como foco de estudo, a leitura e reflexão sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) e os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) de terras indígenas dos povos pertencentes à Amazônia Legal, a partir de levantamento bibliográfico documental. Esses documentos objetivam trazer um olhar sobre a contribuição significativa dos povos indígenas para a conservação da biodiversidade, apresentando o modo de vida desses povos, o cuidado que possuem com seus territórios para reprodução física e cultural, bem como seus desafios frente ao modelo de desenvolvimento adotado pelo país. Os PGTAs em questão, se referem aos povos Jamamadi, Yanomami e Wajãpi, dos respectivos estados Amazonas, Roraima e Amapá.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11416 EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi 2021-11-10T14:50:43-03:00 Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira waldineiaferreira@unemat.br Nilce Zonizokemairô waldineiaferreira@hotmail.com <p>Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua Materna junto ao povo Haliti – Paresi. É resultado de alguns questionamentos proporcionados a partir das aulas no Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural” – UNEMAT, acerca de práticas pedagógicas significativas dentro do contexto da escola específica, diferenciada, intercultural e bilíngue. Aborda o lugar da língua materna na escola e os seus complexos culturais constituídos em histórias, memórias e cultura própria. Localiza a língua materna como língua de instrução na escola, como etnopolítica linguística e como fator fundamental da identidade étnica.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11375 QUILOMBOS PAULISTAS: A política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em sua interface com as comunidades tradicionais frente ao projeto de lei estadual nº 529 de 2020 2021-11-10T14:50:31-03:00 Eduardo Festozo Vicente eduardo.vicente@unesp.br Silvia Cristina Vieira Gomes silvia.cv.gomes@unesp.br Paula Garcia Lima paulatulipa@hotmail.com <p>As comunidades remanescentes de quilombo no Estado de São Paulo correm severo risco de alterações negativas na prestação de serviços de extensão rural oficial com o advento do Projeto de Lei (PL) nº 529/2020. Assim, o objetivo deste trabalho é buscar como as comunidades tradicionais remanescentes de quilombos localizadas no estado de São Paulo podem ser diretamente prejudicadas com o PL 529 de 2020. Para tanto, foi adotada metodologia de caráter científico, o qual se resume a revisão bibliográfica e documental de caráter descritivo e exploratório. Como resultado, nenhum fato ou argumento foi encontrado para legitimar o Projeto de Lei nº 529 de 2020 dentro da perspectiva das comunidades tradicionais e demais beneficiários da política pública de ATER paulista.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11373 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil 2021-11-10T14:50:34-03:00 Nelson Russo de Moraes nelsonrusso@tupa.unesp.br Celenita Gualberto Pereira Bernieri celecgpb@gmail.com Jardilene Gualberto Pereira Fôlha jard-25@hotmail.com Laurenita Gualberto Pereira Alves laurinhagualberto25@gmail.com <p>A sociedade brasileira é multicultural, formada por vários grupos étnico-raciais, no entanto, a história de muitos desses povos é marcada por discriminações e desigualdades. A reeducação das relações étnico-raciais não é uma responsabilidade exclusiva da escola, porém, a mesma desenvolve um papel fundamental nessa luta. O artigo tem como objetivo estudar as relações étnico-raciais, desenvolvidas por meio dos valores sociais e culturais, que proporcionam elementos significativos para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. A pesquisa aponta que as práticas educativas voltadas para as relações étnico-raciais favorecem às crianças momentos de vivências e experiências sobre assuntos que permeiam o cotidiano, situações que permitem internalizar atitudes de respeito a todos, independentemente das diferenças.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11368 AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS: Etnias Moçambicanas 2021-11-10T14:50:40-03:00 Antonio Francisco Sefane assefas5@gmail.com Joseneide dos Santos Gomes joseneide874@gmail.com <p>O presente artigo, visa trazer uma reflexão sobre a teoria das Representações Sociais na óptica da Psicologia Social. A partir da revisão bibliográfica, faz-se uma analogia das teorias das representações sociais, a uma sociedade concreta, neste caso, a sociedade Moçambicana. As representações sociais, tem sido um tema amplamente discutido por vários e categorizados autores, muitos deles abordando a relação cognição-conhecimento, indivíduo e sociedade. Para o efeito, foram analisadas três etnias moçambicanas, nomeadamente, Macuas-Lomués, Ndaus e Tsongas, nas quais, a partir da constatação bibliográfica das sua culturas, crenças e valores, pode se fazer uma analogia real entre as teorias sobre as representaçãoes sociais e os comportamentos destas etnias, que deixam claras as diferentes representações socias nas diferentes regiões que formam o país chamado Moçambique. A base da pesquisa foi a revisão bibliográfica, tanto para abordar os suportes teóricos, assim como para abordar a realidade Moçambicana.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11328 ECONOMIA DO GRUPO KAINGANG DO OESTE PAULISTA NA TERRA INDÍGENA VANUÍRE 2021-11-10T14:50:51-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior gilsonportouft@gmail.com Valquiria Cristina Martins valcrismar@gmail.com Nelson Russo de Moraes nelsonrusso.unesp@gmail.com Cristiane T. B. Marchetti cris.bazilio@hotmail.com Anderson da Costa Lacerda costadelacerda@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo descrever o conteúdo histórico e etnográfico do grupo Kaingang do Oeste Paulista, na Terra Indígena Vanuíre, e como promovem sua economia.&nbsp; Os Kaingang são povos pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê, e família Jê, é considerado um dos maiores grupos indígenas do ponto de vista populacional. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo parte da tipologia bibliográfica e descritiva, tendo como técnica a pesquisa documental. Espera-se obter, com deste artigo, um conjunto sistematizado de informações, que ao alcançar o objetivo do trabalho, possa contribuir para o melhor entendimento sobre a economia do grupo Kaingang do Oeste Paulista, na Terra Indígena Vanuíre.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Etnodesenvolvimento; Kaingang; Terra Indígena Vanuíre.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10356 NOVO CORONAVÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS EM SEU ENFRENTAMENTO 2021-11-10T14:53:43-03:00 Erika da Silva Maciel erikasmaciel@gmail.com Marcele Pereira Silvestre Gotardelo marcelegotardelo@gmail.com Allana Lima Moreira Rodrigues lana.moreiira@gmail.com Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma ferodriguesto@gmail.com Aldair Martins Barasuol aldair.barasuol@mail.uft.edu.br Ladislau Ribeiro do Nascimento erikasmaciel@gmail.com <p>A pandemia da doença causada pelo novo Coronavírus - SARS-Cov-2 se caracteriza como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas.&nbsp;Este estudo se propôs a realizar uma revisão narrativa das evidências descritas sobre o impacto na saúde mental dos profissionais de saúde que atuam na prática assistencial relacionada à Covid-19. Os artigos evidenciaram que os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde durante a pandemia podem levar à exaustão da equipe, esgotamento físico e mental contribuindo para o desenvolvimento de problemas psicológicos.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9931 METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica 2021-11-10T14:53:56-03:00 Ana Kleiber Pessoa Borges anakleiber@uft.edu.br Ana Gabriela Ferreira Brito anagfbrito@gmail.com Ilaíse Brilhante Batista ilaisebrilhante@gmail.com Jéssica da Silva Marinho jess.smarinho@gmail.com Erenilde Barbosa da Silva Costa erenildebarbosa@hotmail.com Mislene Ferreira Xavier de Melo mislene_melo@mail.uft.edu.br <p>Esta pesquisa objetivou analisar as práticas em metodologias ativas utilizadas no ensino de saúde do idoso. Realizou-se a busca da amostra nas bases de dados LILACS, SciELO, Periódicos CAPES e buscador Google Scholar. Foram selecionados 07 artigos e sua análise resultou nas categorias “o uso de metodologias ativas para o ensino em saúde ao idoso” e “o uso das principais metodologias ativas na formação de acadêmicos, profissionais e cuidadores”. As demandas sociais atuais exigem metodologias de ensino que possibilitem uma formação crítica, reflexiva e problematizadora. Sugere-se a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, tanto no âmbito acadêmico, quanto em outros contextos de ensino, como a educação em saúde e permanente.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Metodologia ativa; Saúde; Idoso.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10115 A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO 2021-11-10T14:53:48-03:00 Jaqueline Carvalho Quadrado jaquelinequadrado@unipampa.edu.br Eduardo Lima elima2929@gmail.com <p>O estudo objetivou compreender a importância do processo de gestão do trabalho do Assistente Social na Política de Educação, mais especificamente na Coordenação de Curso de Serviço Social. Questionou-se, se os princípios teóricos e metodológicos da gestão se aplicam no setor público federal, onde o trabalho a ser realizado já obedece a uma agenda previamente planejada e orquestrada pela esfera federal, por obedecer a planos e metas estabelecidas pelos órgãos gestores das políticas públicas. Em seguida, foi questionado, se seria possível construir o processo teórico-prático da gestão e como efetivá-lo no campo de atuação profissional, onde a supervalorização do trabalho burocrático interfere diretamente na ação profissional, processo esse que contribui para a construção de uma prática profissional esvaziada e acrítica. Ainda nesta diretriz de questionamentos, também se perguntou, quais os princípios teóricos e práticos da gestão que o assistente social poderia se apropriar enquanto instrumento de trabalho em sua atuação no setor público, onde o profissional, esbarra rotineiramente nos limites institucionais e nas relações de poder estabelecidas no aparelho estatal. O estudo documental e bibliográfico caracterizou-se por seu caráter exploratório e abordagem qualitativa. Considerou-se que o processo de valorização do trabalho burocrático vem gradativamente estimulando a burocratização da prática e o vazio profissional, fato que condiciona o exercício profissional ao tarefismo burocrático e rotineiro. A gestão do trabalho e a capacidade de planejar e organizar propositivamente a ação profissional tornam-se instrumentos de grande importância na formulação de propostas de enfrentamento aos desafios postos ao profissional de Serviço Social.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9928 METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura 2021-11-10T14:53:59-03:00 Alderise Pereira da Silva Quixabeira alderisep@hotmail.com Anna Rhaquel Araújo Silva annaodonto@hotmail.com Bárbara Carvalho de Araújo babicaraujo@gmail.com Bruno Costa Silva brunocostabc@gmail.com Vitor Pachelle Lima Abreu vpachelle@gmail.com Ana Kleiber Pessoa Borges anakleiber@uft.edu.br Ruhena Kelber Abrão Ferreira kelberabrao@gmail.com <p>Nesta pesquisa abordamos o uso das Metodologias Ativas no ensino da Educação Física. O objetivo geral é conhecer quais as contribuições das metodologias ativas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi elaborada em uma linha crítica de investigação a abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo bibliográfico com as etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, analise textual interpretativa e problematização. Encontra-se estruturado em subtópicos que discorrem acerca da temática. Ressalta-se que as metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social em diferentes contextos, pois, se baseiam em estratégias de ensino fundamentadas na concepção pedagógica crítico e reflexiva que permitem leitura e intervenção sobre a realidade favorecendo a interação entre os diversos atores do processo e valorizando uma construção coletiva do conhecimento e de seus diferentes saberes e cenários de aprendizagem. Além disso, são práticas que estimulam a criatividade na construção de soluções de problemas e promovem a liberdade no processo de pensar e agir.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9639 “PLANTÃO DA CIDADE”: um estudo da participação política local e constituição de subjetividades por meio do Facebook 2021-11-10T14:54:03-03:00 Hila Rodrigues hilarodrigues@hotmail.com Isabela Melo melo.isabela02@gmail.com <p>O objetivo desse artigo é discutir a participação política dos cidadãos mediada pelas tecnologias de comunicação. Procuramos compreender os potenciais cenários e meios para a promoção da participação cidadã no universo do poder público. A investigação se deu a partir da observação de um espaço específico no <em>Facebook</em>: o grupo <em>Plantão da Cidade</em>, criado no município de Ouro Preto para viabilizar discussões de cunho político. O exame proposto evidencia as possibilidades oferecidas pelo ambiente <em>online </em>para assegurar a participação política do cidadão comum nas decisões da gestão municipal e a mobilização de ações comunitárias locais.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10051 POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: revisão sistemática da literatura 2021-11-10T14:53:52-03:00 Airton Cardoso Cançado airtoncardoso@yahoo.com.br Fabiane Santos Barros fabianesantosbarros@gmail.com Fernando Santos Barros contnando@mail.uft.edu.br <p>Este estudo teve como objetivo analisar a evolução das politicas públicas no Brasil no período de 2010 a 2019, sob a ótica do seu desenvolvimento, o envolvimento dos atores e movimentos sociais e o desenvolvimento das fases do ciclo de políticas públicas. Foram identificados trinta estudos relevantes e em conformidade com a problemática abordada. A análise possibilitou a divisão dos artigos em eixos temáticos, a fim de uma melhor exposição dos resultados e discussão, sendo eles: contexto das políticas públicas no Brasil, atores e movimentos sociais e ciclo de políticas públicas. Pode-se considerar recente a analise de políticas públicas no Brasil, porém com grandes avanços que sobrevieram a partir da Constituição Federal.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9569 JORNALISMO LITERÁRIO AVANÇADO E NARRATIVAS ARTESÃS: sinalizadores para a pesquisa em Turismo 2021-11-10T14:54:06-03:00 Jennifer Bauer Eme jbauer.eme@gmail.com Maria Luiza Cardinale Baptista conexaoucs@gmail.com <p>O presente texto tem como objeto de estudo a proposição de entrelaçamento do Jornalismo Literário Avançado (JLA) com a produção de ‘narrativas artesãs’, tendo como objetivo propor sinalizadores para a pesquisa em Turismo. O artigo apresenta o conceito de JLA e a compreensão de Turismo, como Trama-Ecossistêmica de Desterritorialização. Os aspectos metodológicos são compostos pela Cartografia de Saberes. Narrativas artesãs correspondem ao campo de pesquisa, com relatos de histórias de vida de artesãos de rua, entrelaçados com registros pessoais de diário de pesquisa. A produção permite pensar no JLA e as narrativas artesãs como campos de potencialidades, para a brotação de pesquisas que compreendam o Turismo e suas transversalidades, em sua complexidade.</p> 2021-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Observatório