https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/issue/feed Revista Observatório 2019-02-14T14:40:27-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior revistaobservatorio@gmail.com Open Journal Systems <p>[PT]<strong>&nbsp;</strong>A&nbsp;<strong>Revista Observatório</strong>&nbsp;é um periódico trimestral, com foco na discussão acadêmica e em estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. A revista nasce internacionalizada, possuindo editores no Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol, inglês e francês para as seções artigos, dossiê temático, ensaios, entrevista, resenha e temas livres. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[EN]&nbsp;</strong>The <strong>Observatório Journal</strong>&nbsp;is a quarterly journal, focusing on academic discussion and advanced interdisciplinary studies in the field of Communication, Journalism and Education. The magazine is born internationalized, having publishers in Brazil, Cape Verde, Mozambique and Portugal. It receives in continuous flow, texts in Portuguese, Spanish, English and French for the sections articles, thematic dossier, essays, interview, review and free themes. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[ES]&nbsp;</strong>El<strong>&nbsp;Observatorio Magazine</strong> es una revista trimestral, se centra en la discusión académica y estudios interdisciplinarios avanzados en el campo de la Comunicación, Periodismo y Educación. La revista nace internacionalizado, teniendo editoriales en Brasil, Cabo Verde, Mozambique y Portugal. Recibe el streaming, texto en portugués, español, Inglés y Francés secciones de artículos, dossier temático, ensayos, entrevistas, revisión y temas libres. (ISSN nº 2447-4266)&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> <p><strong>[FR]</strong> L'<strong>Observatoire Journal&nbsp;</strong>est une revue trimestrielle, en mettant l'accent sur la discussion académique et les études interdisciplinaires avancées dans le domaine de la communication, du journalisme et de l'éducation. Le magazine est né internationalisé, ayant des éditeurs au Brésil, Cap-Vert, le Mozambique et le Portugal. Reçoit le streaming, le texte en portugais, espagnol, anglais et français sections pour des articles, dossier thématique, des essais, interviews, revue et thèmes gratuits. (No ISSN 2447-4266).&nbsp;[Qualis 2016 -&nbsp;<strong>Comunicação e Informação</strong>: B2,<strong> Ensino</strong>: B2, <strong>Ciência Política e Relações Internacionais</strong>: B3, <strong>Planejamento Urbano e Regional/ Demografia</strong>: B3, <strong>Serviço Social</strong>: B3, <strong>Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo</strong>: B4, <strong>Letras/Linguística</strong>: B5]</p> https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6460 EXPEDIENTE 2019-02-14T14:27:41-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br <p>EXPEDIENTE VOL. 5 N.1 (2019)</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6461 REDES EDUCATIVAS, ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2019-02-14T14:30:58-03:00 Edmea Santos edmeabaiana@gmail.com Frieda Marti friemc@gmail.com Rosemary dos Santos rose.brisaerc@gmail.com Lina Maria Gonçalves lina.mg@uft.edu.br Suzana Gilioli Nunes suzanagilioli@yahoo.com.br Nelson Russo de Moraes nelsonrusso@tupa.unesp.br Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br <p>A <strong>Revista Observatório</strong> chega com esperada veemência ao seu quinto ano editorial, com capa produzida pela colega, professor e artista Adriano Alves da Silva, trazendo com tenacidade mais dois dossiês especiais! Nosso quinto ano editorial será marcado por diversas mudanças (principalmente no número de dossiês e de artigos publicados), conforme serão vistas ao longo de 2019! Convidamos você leitor a continuar a prestigiar e compartilhar o conteúdo disponibilizado, fruto do esforço coletivo pela divulgação científica e qualidade. O primeiro, intitulado <strong>REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM</strong>, foi organizado pelas colegas Edméa de Oliveira Santos, Frieda Maria Marti e Rosemary dos Santos, com foco em contribuir para a discussão sobre modos outros de “pensarfazer” a pesquisa e a prática em Educação, tomando como ponto de partida as bases epistemológicas da multirreferencialidade e a noção de redes educativas e espaços multirreferenciais de aprendizagemensino. O dossiê apresenta relatos e reflexões científicas de autores brasileiros e do exterior (Inglaterra) derivadas de investigações sistemáticas e de experiências institucionais relevantes para o contexto nacional. O segundo, intitulado <strong>TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL</strong>, foi organizado pelas colegas Lina Maria Gonçalves e Suzana Giglioli Nunes, ambas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tendo como foco a divulgação de pesquisas que abordam as TDIC como importantes instrumentos para o desenvolvimento humano e social, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6462 ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL 2019-02-14T14:30:57-03:00 Joaquim Gonçalves Barbosa joaquim.barbosa60@gmail.com Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro mayra.rfr@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este artigo objetiva refletir sobre a formação no processo de tessitura do conhecimento em uma disciplina do mestrado em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O trabalho se inspira numa epistemologia multirreferencial na qual a bricolagem conceitual e metodológica se apresenta como dispositivo importante no projeto de uma formação em devir do <em>autorcidadão </em>(Barbosa,1998) inserido no contexto da cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconhece que a pesquisa é lócus de produção de conhecimento e de produção de si no sentido de se apropriar tanto do que lhe é externo quanto do que é mais interno ao sujeito. Como resultado, apresentamos o estranhamento refletido na postura de negraticidade e ressignificação de sentidos dos atores da disciplina, ao se perceberem valorizados em suas singularidades e co-autores no processo formativo.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Formação; multirreferencialidade; autoria; cibercultura.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article aims to reflect on the training in the process of knowledge construction in a discipline of the masters in education of the University of the State of Rio Grande do Norte - UERN. The work is based on a multireferential epistemology in which conceptual and methodological bricolage is an important device in the design of a formation of becoming autorcidadão (Barbosa, 1998) inserted in the context of cyberculture (Ribeiro, 2015). It recognizes that research is the locus of knowledge production and self-production in order to appropriate both what is external to it and what is most internal to the subject. As a result, we present the strangeness reflected in the attitude of blackness and re-signification of the actors' senses, when they perceive themselves valued in their singularities and co-authors in the formative process.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Formation; multireferentiality; authorship; cyberculture.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este artículo objetiva reflexionar sobre la formación en el proceso de tesitura del conocimiento en una disciplina del máster en educación de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte - UERN. El trabajo se inspira en una epistemología multirreferencial en la que el bricolaje conceptual y metodológico se presenta como dispositivo importante en el proyecto de una formación en devenir del autor de la ciudadano&nbsp; (Barbosa, 1998) insertado en el contexto de la cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconoce que la investigación es locus de producción de conocimiento y de producción de sí en el sentido de apropiarse tanto de lo que le es externo cuanto de lo que es más interno al sujeto. Como resultado, presentamos el extrañamiento reflejado en la postura de negraticidad y resignificación de sentidos de los actores de la disciplina, al percibirse valorados en sus singularidades y coautores en el proceso formativo.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Formación; multirreferencialidad; cibercultura.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6463 A PESQUISA E O ITINERÁRIO INVESTIGATIVO EM ESPAÇOS MULTIRREFENCIAIS 2019-02-14T14:30:56-03:00 Maria da Conceição Alves Ferreira consinha@terra.com.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Trata-se de um artigo sobre os pressupostos da multirreferencialidade e das pesquisas em Educação como possibilidades para as pesquisas de abordagem qualitativa em espaços multirreferenciais de aprendizagem que envolvem a Gestão, as tecnologias digitais, a formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esses princípios, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo da Etnopesquisa crítica/formação e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que esses estudos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores, a pesquisa, a Educação de jovens Adultos, a gestão e as tecnologias digitais em espaços multirreferenciais de aprendizagem.&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Mulltirreferencialidade; Etnopesquisa crítica/formação; Pesquisas em Educação.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>It is an article about the assumptions of multireferentiality and research in Education as possibilities for qualitative research in multireferential learning spaces that involve Management, digital technologies, teacher training and Youth and Adult Education. It explains the origin of the concepts, the theorists who support these principles, the itinerary that sustains the analyzes, which mobilizes the perspectives for the field of Critical Ethnography / formation and the possibilities, properties and criteria that we must have to compose an environment of rigor that these studies present. The objective is, therefore, to contribute to the consolidation of reflections, research practices that are concerned with understanding horizontal movements in social groups in the most diverse areas of knowledge, especially in education, helping to create other perspectives on teacher education, research, young Adult Education, management and digital technologies in multi-reference learning spaces.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Multireferentiality; Ethnopesquisa critique / formation; Research in Education.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6464 PENSANDO CURRÍCULO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: entre concepções de infâncias representadas em filmes e narrativas cotidianas de praticantespensantes da educação 2019-02-14T14:30:56-03:00 Maritza Maciel Castrillon Maldonado maritzacmaldonado@gmail.com João de Deus dos Santos j.zeuss@terra.com.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa&nbsp;CINEMA, INFÂNCIAS E DIFERENÇA: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O projeto visa a problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos <em>praticantespensantes</em>&nbsp;do cotidiano educacional – professores da rede básica de ensino – pensar de forma diferente o que vem sendo&nbsp;pensadopraticado&nbsp;na educação escolar.&nbsp; Neste texto, realizamos um exercício para pensar o currículo como prática de liberdade a partir do filme Yaaba (dirigido por Idrissa Quedraogo, 1989) e das narrativas dos professores,&nbsp;praticantespensantes&nbsp;dos cotidianos escolares.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>cinema; infâncias; diferença; currículo.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This paper aims to present the partial results of the research project CINEMA, CHILDHOODS AND DIFFERENCE: problematizing education, daily school routine and the curriculum. The project is intended to problematize conceptions of childhoods and difference based on images and sounds produced in the cinema, thus enabling the thinkingpractitioners of the educational routine – basic education teachers – to think differently about what has been thought and practiced in school education. In this paper, we do the exercise of thinking about the curriculum as a practice of freedom by considering both the movie Yaaba (directed by Idrissa Ouedraogo, 1989) and the narratives of the teachers, the thinking practitioners of daily school routines.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> cinema, childhoods; difference; curriculum.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este texto tiene como objetivo presentar resultados parciales del proyecto de investigación CINE, INFANCIAS Y DIFERENCIAS: problematizando la educación, lo cotidiano de la escuela y el currículo. El proyecto intenta problematizar concepciones de infancias y diferencias a partir de imágenes y sonidos producidos en el cine, dando oportunidad a los practicantespensantes del cotidiano educacional - profesores de la red básica de enseñanza - de pensar de forma diferente a lo que viene siendo pensadopracticado en la educación escolar. En este texto, realizamos un ejercicio para pensar el currículo como práctica de libertad a partir de la película Yaaba (dirigido por Idrissa Ouedraogo, 1989) y de las narraciones de los profesores, practicantes/pensantes de los cotidianos escolares.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Cine; Infancias; Diferencia; Currículo.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6465 REDES E FORMAÇÃO: argumentos e experiências multirreferenciais 2019-02-14T14:30:55-03:00 Roberto Sidnei Macedo rsmacedo@outlook.com Denise Guerra demouj@gmail.com Társio Roberto Macedo tarsiorlm@yahoo.com.br <p>O presente artigo apresenta e explicita um conjunto de argumentos, nos quais articulamos a emergência das redes em processos formativos, tomando a epistemologia multirreferencial como uma transversalidade experiencial e pedagógica. Dispositivos e experiências em rede, de uma perspectiva multirreferencial, são construídos na direção de argumentos propositivos de formação. O desafio, de partida, é a compreensão experiencial do fenômeno formação, através da sua irredutibilidade, para, em seguida, tecermos entretecimentos com o potencial formativo singular e transformador das redes, culminando com a apresentação de experiências concretas de enredamento formativo e suas possibilidades no que se refere à qualificação da formação.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>rede; formação; experiência multirreferencial.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article presents and explains a number of arguments, in which we articulate the need for networks in learning processes, taking multi-referential epistemology as an experiential and educational transversality. Devices and experiences with networks, from a multi-referential perspective, are made aiming at proposals for formation. The challenge, at first, is the experiential understanding of the training phenomenon, through it sintransigence, in order to, later, engage with the unique and transformative learning potential of networks, culminating at providing examples of concrete experiences of learning entanglement and their possibilities regarding qualification of training.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> network; training; multi-referential experience.</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El presente artículo presenta y explicita un conjunto de argumentos con los cuales articulamos el sugimiento de las redes en procesos formativos. Adoptamos la Epistemología de la Multirreferencialidad como transversal a la experiecia y a la &nbsp;Pedagogía. Dispositivos y experiencias en red, desde una perspectiva multirreferencial, son construídos en la dirección de los argumentos propositivos de la formación. Para empezar, el desafio es la comprensión experiencial del fenómeno de la formación a través de su irredutibilidad. A continuación, hacemos comentarios acerca del potencial formativo singular y transformador de las redes, colmando con la presentación de experiencias concretas de formación de redes formativas y sus posibilidades en lo que se refieren a la calificación de la formación.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> red; formación; experiencia multirreferencial.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6466 CAMINHOS FORMATIVOS PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2019-02-14T14:30:54-03:00 Rita Silvana Santana dos Santos ritasilvana@gmail.com <p>O presente artigo emerge da tese de doutorado e tem por objetivo discutir a respeito da inserção da Educação Ambiental nos currículos dos cursos de formação inicial de professores, a partir das perspectivas e experiências de docentes universitários integrantes de coletivos de educadores ambientais. As diferentes formas de inserção da Educação Ambiental nos currículos, bem como os fatores que influenciam, indicam potencialidades e desafios no desenvolvimento de modos plurais de se relacionar com a formação socioambiental de docentes.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Educação Ambiental; Currículo; Formação de Professores/as</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El presente artículo emerge de la tesis de doctorado y tiene por objetivo discutir acerca de la inserción de la Educación Ambiental en los currículuns de los cursos de formación inicial de profesores, a partir de las perspectivas y experiencias de maestros universitarios integrantes de colectivos de educadores ambientales. Las diferentes formas de inserción de la Educación Ambiental en los currículuns, así como los factores que influencian, indican potencialidades y desafíos en el desarrollo de modos plurales de relacionarse con la formación socioambiental de profesores.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Educación ambiental; Currículum; Formación de profesores</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6467 DIÁRIO ONLINE NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: uma experiência de pesquisa multirrreferencial 2019-02-14T14:30:53-03:00 Simone Lucena sissilucena@gmail.com Arlene Araújo Domingues Oliveira arlene.morena@gmail.com <p>O presente artigo discute a importância de inventariarmos outros espaçostempos de pesquisa e formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa teve como principal objetivo: compreender as narrativas sobre as práticas docentes no Pibid/Pedagogia/UFS relatadas nos diários online da Web 2.0. No percurso metodológico foi desenvolvida uma etnopesquisa-formação visando compreender o modo como os sujeitos experimentam e interpretam as suas experiências nos diferentes contextos da formação. As informações levantadas foram analisadas a partir da abordagem multirreferencial que propõe uma leitura plural dos objetos, textos e contextos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Docência; Diário online; Narrativas digitais; Web 2.0</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article discusses the importance of creating others research and formative spaces in the Institutional Program of Initiation Scholarships (Pibid) of the Pedagogy course of the Federal University of Sergipe. This research had as the main objective: to understand how the narratives about pedagogical practices in Pedagogy Pibid UFS were reported in the Web 2.0 online sites. The methodological path was developed as an ethnological research to understand how the subjects experience and interpret their experiences in the different contexts of the formation. The information collected was analyzed from the multi-referential approach that provides a plural reading of objects, texts, and contexts</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Digital Narratives. Online Journal. Teaching. Web 2.0.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El presente artículo discute la importancia de que hagamos inventarios de otros espacios-tiempos de investigación y formación en el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe. La investigación tuvo como principal objetivo: comprender las narrativas sobre las prácticas docentes en PIBID/Pedagogía/UFS relatadas en los diarios online de la Web 2.0. Se desarrolló una etnoinvestigación-formación en el trayecto metodológico con la pretensión comprender el modo como los sujetos prueban e interpretan sus experiencias en los diferentes contextos de formación. Se analizaron las informaciones recogidas a partir del abordaje multirreferencial que propone una lectura plural de los objetos, textos y contextos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Docencia; Diario online; Narrativas digitales; Web 2.0</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468 O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA 2019-02-14T14:30:52-03:00 Edmea Santos edmeabaiana@gmail.com Frieda Marti friemc@gmail.com Rosemary dos Santos rose.brisaerc@gmail.com <p>As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. &nbsp;Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4742 PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS POLÍTICAS E NAS PRÁTICAS EM ALGUNS PAÍSES 2019-02-14T14:40:27-03:00 Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida bbethalmeida@gmail.com José Armando Valente jvalente@unicamp.br <p>As práticas pedagógicas de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo têm mostrado um uso mais centrado nas ferramentas de escritório para a elaboração de trabalhos ou no processo de transmissão de informações aos aprendizes. No entanto isso está mudando. Este artigo apresenta o resultado de estudos realizados em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, com o objetivo de entender as políticas e uso das TDIC na educação de alguns países - Estônia, Portugal, Espanha e Finlândia. Analisamos como as políticas orientam a realização de práticas pedagógicas que exploram o conceito de programação com foco no desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4747 AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura 2019-02-14T14:31:05-03:00 Nara Maria Bernardes Pasinato narapasinato@gmail.com Noi Keng Koh nara.pasinato@unicesumar.edu.br <p>O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos em formação docente e&nbsp; estudantes do ensino secundário de escolas públicas de Cingapura e teve como principal objetivo investigar como os ambientes de aprendizagem, que integram&nbsp; tecnologías, são utilizados neste nível de ensino. A investigação levantou questões consideradas desafiadoras nas práticas discentes e, para tanto, utilizou-se do questionário CMLES, desenvolvido por Maor e Fraser (2005),&nbsp;analisando as respostas de forma a compreender se o uso das tecnologias auxilia na criação de um ambiente de aprendizagem construtivista.&nbsp; Em síntese, os resultados demonstraram que, na ótica dos alunos, comparada a dos profesores, é inferior das perspectivas criadas pelos docentes. Além disso, conseguiu-se evidenciar que nem sempre o uso das tecnologias leva o aluno ao desenvolvimento de um pensamento crítico. Assim, de acordo com as premissas de um ambiente de aprendizagem construtivista para que isso ocorra, o professor precisará refletir sobre os tipos de atividades aplicadas e como elas irão auxiliar no processo de aprendizagem.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4740 O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO SUPERIOR 2019-02-14T14:31:06-03:00 Flaviana dos Santos Silva flavianadss@gmail.com Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida alisandra.cavalcante@ifce.edu.br Katia Alexandra Godoi e Silva katigodoi@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar a integração do <em>software</em> Scratch para promover o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino superior. Para tal, foram explorados os conteúdos da Economia Doméstica e da Educação Financeira como cenário no ensino dos conceitos básicos de Computação, como os algoritmos, a linguagem e arquitetura da programação, atrelados à resolução de problemas do cotidiano, destinados à formação do cidadão. O referencial teórico está articulado com os conceitos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação e do Pensamento Computacional, além dos conteúdos específicos das áreas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. A investigação é de natureza qualitativa e foi aplicada nos cursos de Bacharelado em Economia e de Engenharia Civil, em Universidade do Sul da Bahia, no ano de 2017. A metodologia englobou técnicas do estudo exploratório, estudo empírico e estudo de desenvolvimento, com o intuito de elaborar atividades contextualizadas no <em>software</em> Scratch, que envolvem os temas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. Foi evidenciada, assim, a construção dos artefatos utilizando a linguagem de programação do Scratch e das TDIC, de forma a propiciar a aprendizagem dos conceitos computacionais e a disseminação do conceito de pensamento computacional nos cursos de ensino superior.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Pensamento Computacional; Economia Doméstica e Financeira; <em>Software</em> Scratch; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article aims to analyze the integration of software Scratch to promote the development of computational thinking at higher education. For such, the contents of Domestic Economy and Financial Education were explored as scenario at the instruction of Computation basic concepts, being them algorithms, speech and programming architecture tied to the resolution of daily problems, allowing the citizen's formation. The theoretical referential is articulated with Information and Communication Digital Technologies (ICDT) at Education and Computational Thinking concepts, apart from specific contents from Domestic Economy and Financial Education area. The investigation is of qualitative nature and was made at the Economics and Civil Engineering courses in an University of the South of Bahia in 2017. The methodology used the exploratory study techniques, empiric study and development study with the intent of elaborating activities contextualized in the software Scratch that involve Domestic Economy and Financial Education themes. On that base, it was highlighted the artefacts construction using the programming speech of Scratch and the ICDT, providing the learning of computational concepts and the dissemination of the computational thinking concept at the higher education courses.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Computational Thinking; Domestic and Financial Economy; Software Scratch; Information and Communication Digital Technologies (ICDT).</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El objetivo de este artículo es analizar la integración del software de scratch para promover el desarrollo del pensamiento computacional en la educación superior. Para esto se exploraron los contenidos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera como escenario en la enseñanza de conceptos básicos de la Computación, que son algoritmos, lenguaje y arquitectura de programación vinculados a la resolución de problemas cotidianos que permitan la formación del ciudadano. El referencial teórico se articula con los conceptos de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en Educación y Pensamiento Computacional, además de los contenidos específicos del área de Economía Doméstica y Educación Financiera. La investigación es de carácter cualitativo y se realizó en las carreras de Economía e Ingeniería Civil en una Universidad del Sur de Bahia en el año 2017. La metodología empleó las técnicas del estudio exploratorio, el estudio empírico y el estudio del desarrollo con el fin de elaborar actividades contextualizadas en Software de Scratch que involucren a los sujetos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera. A partir de esto, se evidenció la construcción de los artefactos utilizando el lenguaje de programación de Scratch y TDIC, proporcionando el aprendizaje de conceptos computacionales y la difusión del concepto de pensamiento computacional en los cursos de educación superior.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Pensamiento computacional; Economía doméstica y financiera; Software Scratch; Tecnologías de Información y Comunicación Digitales (TDIC).</p> <p>&nbsp;</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4885 O CONTRIBUTO DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso 2019-02-14T14:31:01-03:00 Maria Altina da Silva Ramos altina@ie.uminho.pt Isabel Maria Barros Vilaça vilaca.isabel@gmail.com <p>Esta investigação centra-se num estudo de caso desenvolvido com uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), síndrome de Rubinstein-Taybi. Pretendemos verificar se a construção de narrativas digitais, através do Little Bird Tales, contribuía para o desenvolvimento da fala dessa criança e de que forma. Os resultados apontam para um conjunto de efeitos positivos resultantes, mesmo que não exclusivamente, do trabalho de construção de narrativas digitais com o aluno. Com efeito, além da literacia digital desenvolvida em consequência do uso intensivo de meios digitais, houve&nbsp;aumento do vocabulário&nbsp;e melhoria da fala da criança que se foi tornando cada vez mais percetível; desenvolvimento da capacidade de antecipação de procedimento necessários&nbsp;às tarefas que iria realizar; ligeira alteração positiva na postura corporal em termos&nbsp;de expressão facial, expressão motora e respiração menos ofegante; motivação para a aprendizagem e para a colaboração com os pares, os professores e&nbsp;os familiares.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Palavras-chave: Literacia digital; Necessidades Educativas Especiais; software educativo; narrativa digital; fala.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This investigation focus on the case study carried out with a child with special education needs (SEN), Rubinstein-Taybi syndrome.&nbsp; Our goal is to confirm if the construction of digital stories with Little Bird Tales online software enhances the speech development of the child and how it occurs. The results point out to a set of positive outcomes, though they do not result only from the work carried out by building digital stories with the student. Indeed, besides the digital literacy followed up as a consequence of the intensive use of digital means, there was a vocabulary increase as well as an improvement of the child’s speech which became gradually more clearly and was recognized by the student himself; higher interaction with the peers, teachers, family and investigator; development of the capacity of previewing the following steps while doing the tasks; a light positive change regarding the body posture, namely face expression; body expression and less panting breathing. Finally, but not least, the student’s evolution regarding his motivation to learn and to cooperate with his peers, teachers and family.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Key-words: Digital literacy; Special Education Needs; educational software; digital storytelling; speech.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Esta investigación se centra en un estudio de casos desarrollado con un niño con necesidades educativas especiales (NEE), síndrome de Rubinstein-Taby. Con este estudio, pretendemos verificar de que forma la construcción de narrativas digitales, a través del Little Bird Tales, contribuía para el desarrollo del habla de ese niño. Los resultados apuntan a un conjunto de efectos positivos resultantes, aunque no exclusivamente, del trabajo de construcción de narrativas digitales con el alumno. En efecto, además de la alfabetización digital desarrollada como resultado del uso intensivo de los medios digitales, se verificó un aumento del vocabulario y mejora del habla del niño que se ha vuelto cada vez más perceptible; desarrollo de la capacidad de anticipación de procedimiento necesarios para las tareas que realizaría; leve alteración positiva en la postura corporal en lo que se refiere a la expresión facial, expresión motora y respiración menos jadeante; motivación para el aprendizaje y la colaboración con los colegas, los profesores y los familiares.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Alfabetización digital, Necesidades Educativas Especiales, software educativo, narrativa digital, habla.&nbsp;</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4746 O POTENCIAL DAS NARRATIVAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO/ APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA: reflexões sobre dois contextos de formação de professores 2019-02-14T14:31:05-03:00 Alessandra Rodrigues letras.ale@hotmail.com <p>Este artigo coloca em diálogo duas experiências de formação docente que tiveram as narrativas digitais como elementos estruturantes em dois contextos distintos: uma disciplina de um Programa de Mestrado em Ensino de Ciências de uma universidade federal brasileira e um conjunto de encontros de formação em serviço realizados em uma escola particular em Minas Gerais. Os dados foram coletados das narrativas digitais dos sujeitos, de notas de campo feitas pela pesquisadora e de um grupo focal realizado em um dos contextos. Os resultados indicam: a) movimentos autônomos de aproximação/apropriação tecnológica pelos sujeitos; b) reflexão sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); c) movimentos de uso pedagógico das TDIC buscando a integração curricular. A autoconfiança gerada pelo/no trabalho formativo com as narrativas digitais indica, ainda, o início de um processo de empoderamento dos sujeitos enquanto usuários críticos e criativos das TDIC.&nbsp;&nbsp;</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4806 A SOCIEDADE DIGITAL: Inovação, comunicação e participação Social para gerar, gerenciar e Compartilhar o Conhecimento 2019-02-14T14:31:02-03:00 Marta Pagán Martínez pagan.marta@gmail.com Adriano Viana Bednaski adriano.bednaski@ufms.br Caroline Pauletto Spanhol Finocchio caroline.spanhol@ufms.br <p>Ante el creciente impacto de las nuevas tecnologías, surge un nuevo paradigma generacional y social marcado por nuevas formas de comunicación, acceso a la información y gestión del conocimiento, rompiendo las barreras del espacio y del tiempo. Así, el objetivo fue analizar y comprobar la relevancia que tiene la participación ciudadana e integración de dichas tecnologías en la sociedad como nuevas alternativas para generar espacios de debate social y solución de problemas. Para atender este objetivo, se parte de la revisión bibliográfica como metodología. Se concluye que tanto el desarrollo científico y tecnológica como la participación social son instrumentos imprescindibles para el desarrollo social, para alcanzar el bienestar social, para optimizar la creación, gestión, acceso y difusión del conocimiento, y para diseñar políticas públicas más útiles, efectivas, eficaces y eficientes que faciliten la transparencia, el acceso a la información y la tomada de daciones, reduciendo desigualdades e injusticias sociales.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4751 A PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E DO ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS PÚBLICOS VIA INTERNET: um estudo no Estado do Tocantins 2019-02-14T14:31:04-03:00 Suzana Gilioli Nunes suzanagilioli@yahoo.com.br Nelson Russo de Moraes nelsonrusso.unesp@gmail.com Romário Rocha do Nascimento admrocha13@gmail.com <p>A construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária depende da efetiva cooperação e participação dos cidadãos. Esta pesquisa objetivou analisar a efetiva utilização da Internet como um mecanismo promotor da transparência e do acesso à Informação e Dados Públicos, pela população do Tocantins, especificamente por meio dos Portais da Transparência dos municípios. Para a amostra, foram escolhidos os maiores 25 municípios do estado do Tocantins e analisadas as prestações de contas públicas (na Internet) destes municípios, por meio de navegação orientada por uma estrutura de 32 aspectos de análise de acordo com os princípios da teoria da comunicação e o Manual de Acessibilidade do Governo Brasileiro (aplicável à navegação nos sites da gestão pública no Brasil).</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Portal da Transparência; Tocantins; Internet, contas públicas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Building a more just, free and supportive society depends on the effective cooperation and participation of citizens. This research aimed to analyze the effective use of the Internet as a mechanism to promote transparency and access to Public Information and Data, by the population of Tocantins, specifically through the Transparency Portals of the municipalities. For the sample, the largest 25 municipalities in the state of Tocantins were chosen and the public accounts (on the Internet) of these municipalities were analyzed through navigation guided by a structure of 32 aspects of analysis according to the principles of communication theory and the Brazilian Government Accessibility Manual (applicable to navigation on public management sites in Brazil).</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Transparency Portal; Tocantins; Internet, public accounts.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>La construcción de una sociedad más justa, libre y solidaria depende de la efectiva cooperación y participación de los ciudadanos. Esta investigación objetivó analizar la efectiva utilización de Internet como un mecanismo promotor de la transparencia y del acceso a la Información y los datos públicos, por la población de Tocantins, específicamente a través de los Portales de la Transparencia de los municipios. Para la muestra, fueron elegidos los mayores 25 municipios del estado de Tocantins y analizadas las prestaciones de cuentas públicas (en Internet) de estos municipios, por medio de navegación orientada por una estructura de 32 aspectos de análisis de acuerdo con los principios de la teoría de la comunicación y el Manual de Accesibilidad del Gobierno Brasileño (aplicable a la navegación en los sitios de la gestión pública en Brasil).</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Portal de la Transparencia; Tocantins; Internet, cuentas públicas.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4757 A GOVERNAÇÃO DO LOCAL AO CIBER: a Ubuntu ecológica do Sul Global 2019-02-14T14:31:03-03:00 Marcelo Souza Cleto marceloscleto@uft.edu.br <p>O artigo coloca em debate as relações entre Estado e Sociedade sob a perspectiva da teoria e da <em>práxis</em> política contemporânea. Identifica-se a formação do Estado desde um ponto de existencial circunstanciado no Sul Global: (DUSSEL, 1977, 1986, 1993, 2007), (MIGNOLO, 2014) e (SANTOS; MENEZES, 2009). Aplicando o método analético e atento às transformações tecnológicas e comunicacionais da Transmodernidade, a reflexão apresenta os pressupostos do software livre e da plataforma Ubuntu como ambiente mediador possível. O artigo encerra-se alinhado à necessidade de se desenvolver novos arranjos ciberpolíticos que contenham substância: ecológica, colaborativa, inclusiva e de @utogestão.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Ciberpolítica; Ubuntu; Transmoderno; Epistemologias do Sul; Desobediência Epistêmica.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The article challenges the relations between State and Society from the perspective of contemporary political theory and <em>praxis</em>. The formation of the State is identified from a circumstantial existential point in the Global South: (DUSSEL, 1977, 1986, 1993, 2007), (MIGNOLO, 2014) and (SANTOS; MENEZES, 2009). Applying the analetical method and attentive to the technological and communicational transformations of Transmodernity, the reflection presents the assumptions of free software and the Ubuntu platform as a possible mediating environment. The article is aligned with the need to develop new cyber-political arrangements that contain substance: ecological, collaborative, inclusive and "self-management".</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Cyberpolitics; Ubuntu; Transmodern; Epistemologies of the South; Epistemic Disobedience.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El artículo pone en debate las relaciones entre Estado y Sociedad desde la perspectiva de la teoría y la <em>praxis</em> política contemporánea. Se identifica la formación del Estado desde un punto existencial circunstanciado en el Sur Global: (DUSSEL, 1977, 1986, 1993, 2007), (MIGNOLO, 2014) y (SANTOS; MENEZES, 2009). Aplicando el método analético y atento a las transformaciones tecnológicas y comunicacionales de la Transmodernidad, la reflexión presenta los presupuestos del software libre y de la plataforma Ubuntu como ambiente mediador posible. El artículo se alinea con la necesidad de desarrollar nuevos arreglos ciberpolíticos que contengan sustancia: ecológica, colaborativa, inclusiva y de autogestión.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Ciberpolítica; Ubuntu; Transmoderno; Epistemologías del Sur; Desobediencia Epistémica.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4736 SOFTWARES LIVRES E EQUIPAMENTOS MANUFATURADOS: possíveis recursos para a integração curricular das TDIC 2019-02-14T14:31:07-03:00 Lina Maria Gonçalves lina.mg@uft.edu.br Augustus Caeser Frank Portella portella@uft.edu.br Mateus dos Santos Limeira Luz mateus.s.l.luz@uft.edu.br <p>Este artigo relata uma experiência de formação de professores, com ênfase no pensamento computacional, via produção de videoaulas. Foi criado um estúdio de multimídia utilizando os recursos tecnológicos do LIFE (computador, projetor multimídia, TV e lousa digital) e mecanismos manufaturados de materiais alternativos. Também foram priorizados os <em>softwares</em> e plataformas livres, descritos neste artigo. As videoaulas produzidas pela turma piloto mostraram que a integração curricular das mídias digitais, apesar de carecer de políticas públicas comprometidas com um processo de médio e longo prazo, pode ser potencializada via recursos existentes nas instituições educacionais e pela criação de redes de compartilhamento dos produtos e práticas desenvolvidas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>tecnologias digitais; pensamento computacional; videoaulas, formação de professores; materiais alternativos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article reports an experience of teacher training, with an emphasis on computational thinking, through videotape production. A multimedia studio was created using the technological resources of LIFE (computer, multimedia projector, TV and digital slate) and manufactured mechanisms of alternative materials. We also prioritized the softwares and free platforms, described in this article. The videotapes produced by the pilot group have shown that the curriculum integration of digital media, despite lacking public policies committed to a medium and long term process, can be enhanced through existing resources in educational institutions and through the creation of networks of sharing of products and practices.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> digital technologies; computational thinking; videotapes, teacher training; alternative materials.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este artículo relata una experiencia de formación de profesores, con énfasis en el pensamiento computacional, vía producción de videojuegos. Se creó un estudio multimedia utilizando los recursos tecnológicos de LIFE (ordenador, proyector multimedia, TV y pizarra digital) y mecanismos manufacturados de materiales alternativos. También se han priorizado los softwares y plataformas libres, descritos en este artículo. Las videocas producidas por la clase piloto mostraron que la integración curricular de los medios digitales, a pesar de carecer de políticas públicas comprometidas con un proceso de mediano y largo plazo, puede ser potencializada a través de recursos existentes en las instituciones educativas y por la creación de redes de distribución de los productos y prácticas desarrolladas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Tecnologías digitales; Pensamiento computacional; videoconferencia, formación de profesores; materiales alternativos.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6043 A TAXA DE HOMICÍDIO EXPLICA A ESCOLHA DO ELEITOR? 2019-02-14T14:31:00-03:00 Adriano Oliveira adrianopolitica@uol.com.br Flávia Barros Souza adrianopolitica@uol.com.br <p><em>Taxas de homicídios explicam o desempenho eleitoral de governadores candidatos à reeleição?</em> Este trabalho analisa a relação entre as taxas de homicídios e a reeleição de governadores no Brasil no período de 1998 a 2014. A pesquisa toma como premissas a compreensão das escolhas do eleitor a partir da racionalidade de suas ações e suas emoções, considerando que o mesmo está inserido num determinado contexto e percorre uma trajetória eleitoral. A pesquisa trabalha com a hipótese de que quanto maior a taxa de homicídio no Estado, menor o número de governadores reeleitos durante o período. Utilizamos da estatística descritiva para apresentar os dados e testes estatísticos para comprovar a hipótese apresentada.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Comportamento do eleitor, taxa de homicídio, reeleição.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Do Homicide Rates Explain the Electoral Performance of Reelection Governors? This study analyzes the relationship between homicide rates and reelection of governors in Brazil from 1998 to 2014. The research assumes the understanding of voters' choices based on the rationality of their actions and their emotions, considering that the same is inserted in a specific context and goes through an electoral trajectory. The research works with the hypothesis that the higher the homicide rate in the State, the lower the number of governors reelected during the period. We used the descriptive statistics to present the data and statistical tests to prove the hypothesis presented.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS</strong>: Voter behavior, homicide rate, reelection.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>¿Las tasas de homicidios explican el desempeño electoral de gobernadores candidatos a la reelección? Este trabajo analiza la relación entre las tasas de homicidios y la reelección de gobernadores en Brasil en el período de 1998 a 2014. La investigación toma como premisas la comprensión de las elecciones del elector a partir de la racionalidad de sus acciones y sus emociones, considerando que el mismo, se inserta en un determinado contexto y recorre una trayectoria electoral. La investigación trabaja con la hipótesis de que cuanto mayor es la tasa de homicidio en el Estado, menor el número de gobernadores reelegidos durante el período. Utilizamos la estadística descriptiva para presentar los datos y pruebas estadísticas para comprobar la hipótesis presentada.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE</strong>: Comportamiento del elector, tasa de homicidio, reelección.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6168 CONSIDERAÇÕES ACERCA DE “QUESTIONÁRIO SOBRE PAPEL E ASPIRAÇÕES PESSOAIS” EM PESSOAS QUE FORMAM PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA 2019-02-14T14:30:59-03:00 Analia Veronica Losada analia_losada@yahoo.com.ar Carolina Viviana Rivela vivcarolina@hotmail.com María Victoria Otero victoria-otero@hotmail.com <p>El presente trabajo se realizó con la pretensión de describir la apreciación sobre rol y las aspiraciones personales de integrantes de Organizaciones de Seguridad. Estas apreciaciones constituyen las representaciones sociales que los participantes poseen respecto del rol, es decir conforman ideas, imágenes y supuestos. Se administró el Cuestionario de Apreciación sobre Rol y Aspiraciones personales que analizó las representaciones sociales que se tienen en relación al rol y a las actividades que desempeñan. Este instrumento busca constituirse como un aporte para poder ser utilizado en los ingresos a las fuerzas que permita indagar ideas sobre rol en seguridad. Los resultados obtenidos permitieron&nbsp; afinar el instrumento teniendo en cuenta los aportes que brindaron los encuestados y&nbsp; realizar cambios en algunos enunciados significativos.</p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p>The present work was carried out with the aim of describing the appreciation of the role and personal aspirations of people who are part of Segurity Organization. These appraisals and aspirations are actually the social representations that the participants have regarding the role, that is, they make up ideas, images and assumptions. Through the questionnaire that we administed it was possible to analyze the social representations that are held in relation to the role and the activities they perform. The results obtained allowed us to refine the instrument taking into account the contributions of the participants and make changes in some statements that were significant.</p> <p>Keywords : Social Representatios, role, Segurity Organization</p> <p><strong>Resumo</strong></p> <p>O presente trabalho teve a pretensão de descrever a apreciação e aspirações pessoais de &nbsp;integrantes de organização de segurança acerca de seus papeis e aspirações. Estas apreciações e aspirações são na realidade representações sociais, que se constituem de ideias, imagens e suposições. Através do questionário utilizado nesse trabalho foi possível analisar as representações sociais da relação do papel e das atividades que desempenham nessas instituições. As contribuições dos participantes e os resultados obtidos permitiram adequar o instrumento utilizado, além de possibilitar mudanças em alguns enunciados que foram sinificativos.</p> <p>Palabras&nbsp; Chaves: Representações&nbsp;Sociais, Papel, organização de segurança.</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6165 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: reflexões sobre a avaliação, performance e complexidades 2019-02-14T14:31:00-03:00 Rosa Jussara Bonfim Silva rosa.jsilva@catolica.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo investigar a avaliação na educação inclusiva com alunos do Pré I e do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil X, da cidade de João Pinheiro. As metodologias apresentadas consistem em uma investigação teórica, entrevistas de profissionais especializados, com a intenção de diagnosticar e promover o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, buscando apoiar-se em uma avaliação qualitativa, onde leve em consideração o aprendizado efetivo do aluno. O estudo mostra a importância do profissional capacitado e atento aos processos de avaliação no cotidiano escolar, para a promoção da aprendizagem do aluno incluso. A reflexão, ação e planejamento são peças fundamentais para uma avaliação de qualidade, pautada no diagnóstico e no desenvolvimento diário do aluno.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Avaliação; Inclusão; Profissional; Qualidade; Diagnóstico.</p> <p>&nbsp;&nbsp;<strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The objective of this article is to investigate the evaluation in inclusive education with Pre I and Pre II students of the Municipal Center of Child Education X, in João Pinheiro. The methodologies presented consist of a theoretical investigation, specialized professionals interviews, with the intention to diagnose and promote the teaching-learning process of students with special needs, looking for a qualitative evaluation, where it takes into account the effective learning of the student. The study shows the importance of the trained and attentive professional to the evaluation processes in the daily school, to promote the inclusive student's learning. Reflection, action and planning are fundamental pieces for a quality evaluation, based on the diagnosis and daily development of the student.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Evaluation; Inclusion; Professional; Quality; Diagnosis.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El objetivo de este artículo es investigar la evaluación en educación inclusiva con estudiantes de Pre I y Pre II del Centro Municipal de Educación Infantil X, en João Pinheiro. Las metodologías presentadas consisten en una investigación teórica, entrevistas a profesionales especializados, con la intención de diagnosticar y promover el proceso de enseñanza-aprendizaje de los alumnos con necesidades especiales, buscando una evaluación cualitativa, donde se tenga en cuenta el aprendizaje efectivo del alumno. El estudio muestra la importancia del profesional capacitado y atento en los procesos de evaluación en la escuela diaria, para promover el aprendizaje inclusivo del estudiante. La reflexión, la acción y la planificación son piezas fundamentales para una evaluación de calidad, basadas en el diagnóstico y el desarrollo diario del estudiante.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE</strong>: Evaluación; Inclusión; Profesional; Calidad; Diagnóstico.</p> <p>&nbsp;</p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6469 Diretrizes para Autores / Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade 2019-02-14T14:28:12-03:00 Francisco Gilson Rebouças Porto Junior gilsonporto@uft.edu.br <p><strong>Diretrizes para Autores / Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade</strong></p> 2019-01-14T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##