
 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

 
 

 

 

 

 

 
 
 

Antonio Hohlfeldt1, 2 

 
RESUMO 
O trabalho utiliza os conceitos de tática e estratégia, de Michel de Certeau, para 
estudar e analisar os diferentes comportamentos adotados pelos editores do jornal 
Movimento, antes e depois da suspensão da censura prévia àquela publicação. 
Movimento sofreu a censura prévia desde seu nascimento, em 30 de junho de 1975, 
ao longo de 154 edições. Numa e noutra situação, os editores de Movimento 
apresentaram comportamentos diversos, quer resistindo à violência da censura, quer 
denunciando-a. Este trabalho procura entender o porquê de tais comportamentos e 

                                                           
1 Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e 
doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Autor de 
treze livros de ficção infanto-juvenil escreveu também quinze obras de ensaio e é ativo no mundo 
acadêmico. Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do Rio dos 
Sinos e Universidade Luterana do Brasil, e atualmente encontra-se vinculado a PUCRS. Docente no 
curso básico e no mestrado em Comunicação Social, foi também coordenador do programa de Pós-
Graduação em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS 
de 1999 até 2002. E-mail: a_hohlfeldt@yahoo.com.br.  
2 Endereço de contato do autor (por correio): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 
Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós Graduação Em Comunicação Social. Av. Ipiranga, 
6681, 3º andar, sala 318. Partenon. CEP: 91215290 - Porto Alegre (RS), Brasil.  

MOVIMENTO’ BEHAVIORS BEFORE 
AND AFTER THE PREVIOUS 

CENSURE: 
tactics and strategies  

 
 

COMPORTAMIENTOS 
DE MOVIMENTO ANTES Y DESPUÉS 
DE LA CENSURA PREVIA: tácticas y 

estrategias 

COMPORTAMENTOS DE 

MOVIMENTO ANTES E 

DEPOIS DA CENSURA 

PRÉVIA:  

táticas e estratégias 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

o que eles produziram junto a seus leitores e na sociedade brasileira. Para isso, o 
artigo examina diferentes edições do jornal, antes e depois da edição 154, de 12 de 
junho de 1978, quando a publicação comunicou a seus leitores a nova situação vivida 
pelo jornal.   
 
PALAVRAS-CHAVE: História da imprensa brasileira; imprensa alternativa; 
Movimento; tática; estratégia.  
 
 
ABSTRACT: This paper use the differents Michel De Certeau’ concepts of tactic and 
strategy to study and analise behaviors of Movimento’ editors, before and after the 
previous censure suffered by that newspaper. Movimento has suffered previous 
censure since his birthday, 1975, June, 30, during 154 issues. In each situation, the 
Movimento’ editors had different behaviors, resisting to the censure or in 
denunciation of it. This paper try to understand these behaviors and what its produce 
in readers and Brazilian society. The paper take different issues of the newspaper, 
after and before the 154 ediction (1978, June, 12), when the paper communicate to 
his readers the new situation.   
 
KEYWORDS: Brazilian press history; underground press; Movimento; tactic; strategy. 
 
 
RESUMEN 
El trabajo utiliza los conceptos de táctica y estrategia, de Michel de Certeau, para 
estudiar y analizar los diferentes comportamientos adoptados por los editores del 
periódico Movimento, antes y después de la suspensión de la censura previa a 
aquella publicación. Movimento sufrió la censura previa desde su nacimiento, en 30 
de junio de 1975, a lo largo de 154 ediciones. En una y otra situación, los editores 
de Movimento presentaron comportamientos diversos, sea resistiendo a la violencia 
de la censura, sea   denunciandola. Este trabajo busca entender el porqué de tales 
comportamientos y lo que ellos producían junto a sus lectores y en la sociedad 
brasileña. Para eso, el artículo examina diferentes ediciones de el periódico, antes y 
después de la edición 154, de 12 de junio de 1978, cuando la publicación comunicó a 
sus lectores la nueva situación vivida por el periódico. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

  
PALABRAS CLAVE: Historia de la prensa brasileña; prensa alternativa; Movimento;  
táctica; estratégia. 
 

Recebido em: 08.08.2016.  Aceito em: 06.10.2016. Publicado em: 30.10.2016. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

 

 O ano de 2014 marcou a passagem de meio século do golpe de 1964 e suas 

conseqüências3, dentre as quais o estabelecimento do regime militar, a censura às 

artes e à mídia em geral e, em busca de reações e resistência ao golpe, o surgimento 

do que se convencionou chamar de imprensa alternativa, originalmente denominada 

de underground, mas que João Antonio, em artigo para o Pasquim, preferiu adjetivar 

de nanica (MAIA in CARNEIRO, 2002, p. 5)4. Esta imprensa alternativa chegou a somar 

mais de 800 títulos, segundo o Catálogo da imprensa alternativa do Centro de 

Imprensa e Cultura Popular da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro  

(SMITH, 2000, ps. 59 e 222 – nota 28). A imprensa alternativa era variada, abrangendo 

publicações de longevidade, como o Pasquim, até algumas extremamente efêmeras. 

Podiam ser literárias ou políticas, as mais numerosas. Caracterizava-se, 

fundamentalmente, por dirigir-se diretamente ao leitor e dele depender para a sua 

sobrevivência, através de assinaturas. Podia ser distribuída em bancas, mas, por causa 

das perseguições policiais, na maioria dos casos chegava ao leitor mediante 

assinatura. Em geral, eram jornais semanais (raramente mensais). Algumas dessas 

publicações chegaram a receber anúncios das grandes empresas da época, inclusive 

de entidades governamentais, mas, na maioria dos casos, dependia, efetivamente, da 

venda para assinantes. Duas publicações marcaram o período, o jornal Opinião5 e o 

jornal Movimento, este surgido de uma dissidência daquele primeiro grupo.   

                                                           
3 Este artigo teve a participação e colaboração das alunas de iniciação científica Júlia Manzano e Laura 
F. Guerra para a sugestão de tema, levantamento de material e discussão inicial da perspectiva de 
abordagem do mesmo. Foi apresentado, originalmente, no XXV Encontro Nacional da COMPÓS, no GT 
“Estudos de Jornalismo”, em Brasília, sendo revisado e atualizado, posteriormente.  
4 Trata-se da edição 318, de o Pasquim, de 7.8.1975, p. 9. A expressão se consagrou entre os 
jornalistas, embora as autoridades policiais continuassem se referindo a ela enquanto alternativa. 
5 Opinião circulou entre 23 de outubro de 1972 e 8 de junho de 1977. Suspendeu sua circulação em 
protesto à censura prévia sofrida pela publicação, conforme explicitou em sua edição final. Chegou a 
230 edições. Movimento circulou entre 30 de junho de 1975 e 23 de novembro de 1981. Chegou a 334 
edições. Ambos os jornais foram dirigidos por Raimundo Pereira. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

 O jornal Movimento teve uma edição zero, a 30 de junho de 1975. Inaugurava 

uma secção que se tornaria referencial em sua publicação, “Cena brasileira” além de 

outra que, de certo modo, objetivava-a, “Estórias brasileiras”. Enquanto “Cena 

brasileira” discutia questões teóricas e viria a se tornar motivo de nova dissidência no 

jornal, “Estórias brasileiras” constituía-se de grandes reportagens abordando 

aspectos variados da vida cotidiana do país. Segundo Maurício Maia, a matéria 

inserida naquela edição de lançamento vinha assinada por Aguinaldo Silva e 

abordava um quebra-quebra ocorrido nos trens da Central do Brasil, no Rio de 

Janeiro, por conta do péssimo serviço prestado pela companhia de trens 

metropolitanos carioca6. O repórter cobria detalhadamente o acontecimento, o que 

bastou para que, a 2 de julho, o então Ministro da Justiça, Armando Falcão, 

comunicasse ao Presidente da República, Ernesto Geisel, que determinara, entre 

outras coisas, a apreensão da futura edição do dia 7 e a instauração de inquérito 

policial, com base na Lei de Segurança Nacional, além do estabelecimento de 

censura prévia à nova publicação (MAIA in CARNEIRO, 2002, ps. 471/2). 

Outra versão, de Bernardo Kuscinski, diz que teria sido uma matéria crítica 

sobre contratos de risco de petróleo que provocara tal reação (KUSCINSKI, 1991, p. 

296). Seja como for, Movimento foi o único jornal que nasceu já com a censura prévia 

decretada sobre sua cabeça. De 7 de julho de 1975 a 5 de junho de 1978, sofreu 

constantes represálias e controles (AQUINO in CARNEIRO, 2002, p. 530). Suas 153 

primeiras edições tiveram de ser enviadas semanalmente a Brasília, para exame dos 

censores, sendo a operação de controle e cumprimento das determinações policiais 

sempre custosa e demorada, gerando problemas constantes para seus responsáveis, 

os jornalistas Antonio Carlos Ferreira e Raimundo Rodrigues Pereira (SMITH, 2000, p. 

88), que chegaram a ser processados diversas vezes com base naquela mesma Lei de 

                                                           
6 Observe-se que a situação continua semelhante ainda hoje, de modo que a leitura daquela edição 
ganha uma contemporaneidade alarmante. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

Segurança Nacional (MARCONI, 1980, p. 76), mesmo depois de levantada a censura 

prévia, em julho de 1978 (MAIA in CARNEIRO, 2002, p. 504).  

Movimento nasceu de um racha na redação de Opinião, que era de 

responsabilidade do empresário Fernando Gasparian, dono da editora Paz e Terra, e 

que já intentara publicar uma revista de cultura, Argumento, que não passou da 

quarta edição, pois a censura passou a exigir exame prévio do material e depois a 

mesma foi proibida (AGUIAR in CARNEIRO, 2002, p. 406). Um grupo de jornalistas, 

descontente com o alegado excessivo envolvimento do empresário com o jornal, 

buscou fundar uma cooperativa de jornalistas e viabilizou Movimento. O jornal 

manteve-se com boa circulação, embora muitos problemas financeiros e disputas no 

interior de sua redação, até abril de 1977, quando ocorreu o que muitos chamam de 

o grande racha. Parte do grupo deixou mais uma vez a redação e fundou Em tempo 

que, mais tarde, vincular-se-ia a um segmento partidário, a chamada Convergência 

Socialista, de que se originaria o Partido dos Trabalhadores (AGUIAR in CARNEIRO, 

2002, p. 407; MAIA in CARNEIRO, 2002, p. 511).         

Movimento chegou a ter 30 mil assinantes, mas certamente era lido por mais 

gente, pois tais publicações eram passadas de mão em mão. Havia muitos que 

temiam ter seu nome em listagens de assinantes, preferindo assinar sem ser 

identificado (SIMITH, 2000, p. 60). Movimento dependia em 91% de seus assinantes 

para sobreviver, segundo dados disponíveis (SMITH, 2000, p. 66).  

Movimento foi um dos três últimos jornais a ter a censura prévia suspensa, em 

1978, ao lado de O São Paulo e da Tribuna da Imprensa (MARCONI, 1980, p. 75). Ao 

longo desta história de três anos e 153 edições, teve 3.093 artigos vetados, num total 

de 18.761 laudas, além de 3.162 ilustrações, entre fotografias, desenhos variados e 

charges (MARCONI, 1980, p. 76).  Outra perspectiva, lembrada por Anne-Marie Smith, 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

a partir de fontes do próprio jornal, indica que 6 mil artigos e/ou ilustrações foram 

vetados total ou parcialmente7.   

Apesar dessa censura prévia, três edições do jornal foram, depois de 

aprovadas, inteiramente vetadas, as de 13 de outubro de 1975 (sobre contratos de 

risco para pesquisa de petróleo), 10 de maio de 1976 (sobre a situação das mulheres 

trabalhadoras no país) e 19 de setembro de 1977 (sobre a Assembléia Constituinte). 

Em dois destes casos, pelo menos, os artigos haviam sido liberados, mas, a edição 

final, enviada para a análise dos censores, quando o jornal já se encontrava 

diagramado e impresso, numa prova de edição, foi totalmente vetada (SMITH, 2000, 

p. 107).  

Movimento trazia um programa muito claro de trabalho, conforme o 

manifesto da edição zero: propunha-se, não só, a descrever o mundo, quanto a 

ajudar a transformá-lo. Para isso, criticava fortemente as grandes empresas 

jornalísticas, não apenas por serem empresas quanto, segundo os responsáveis pela 

publicação, terem se rendido às decisões da censura. Movimento pretendia ser 

popular, no sentido da busca de uma linguagem menos acadêmica e de escolher 

focos temáticos que eventualmente interessassem a uma maior parcela da população 

potencialmente leitora de uma publicação semelhante (AGUIAR in CARNEIRO, 2002, 

p. 409). Daí o surgimento de espaços como o das “Estórias brasileiras”, que focava 

personagens anônimos do cotidiano nacional. Tais perspectivas preocupavam a 

censura (AQUINO in CARNEIRO, 2002, p. 531), ainda que essas práticas depois se 

generalizassem (SMITH, 2000, p. 62). Por isso mesmo, as fontes de Movimento 

                                                           
7 Movimento, edição 154, de 12 de junho de 1978, ps. 13 e 14.  O conjunto do material original do 
jornal encontra-se guardado na Fundação RioArte, do Rio de Janeiro. Pela prática assumida pela 
redação, muitas matérias eram reiteradamente enviadas à censura, alcançando algumas delas a 
liberação. Por outro lado, a redação tinha o hábito de produzir boletins de análise da ação censorial, 
parte do que foi depois publicado nas edições 154 e 155 do periódico. Novas análises foram editadas 
nos derradeiros números do jornal, em novembro de 1981, segundo Anne-Marie Smith (2000, p. 
231/2, notas 23, 24 e 25).     



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

surpreendem pelas alternativas que evidenciam: publicações da grande imprensa; 

matérias que profissionais da imprensa de referência repassavam à redação, na 

medida em que reconheciam que tais textos não seriam aproveitados por causa da 

auto-censura dos grandes jornais; anúncios de publicidade, além de documentos 

variados encaminhados aos editores, na medida em que o periódico chegou a ser 

reconhecido enquanto um “foro público alternativo”, no dizer de Anne-Marie Smith 

(2000, p.  111), ainda que eventualmente, ou quase sempre, censurado. 

O contexto de surgimento de Movimento foi muito específico: ocorrera, 

recentemente, nos Estados Unidos, o Caso Watergate, redundando na renúncia do 

Presidente Nixon, justamente graças à atuação da imprensa, no caso, dos jornalistas 

Carl Bernstein e Bob Woodward, do The Washington Post (1972). Ao mesmo tempo, 

Portugal recém-vivera o processo de libertação da longa ditadura salazarista e 

propiciara a independência de suas antigas colônias, dentre as quais Angola e 

Moçambique, também com forte participação da imprensa. Enfim, o próprio governo 

brasileiro, não apenas sofria certa crise de identidade, graças aos reflexos produzidos 

no país pela crise petrolífera mundial, quanto buscava uma determinada distensão, 

aproximando-se de alguns segmentos da classe média e da intelectualidade 

nacionais, por exemplo, através do Ministro de Educação e Cultura, Nei Braga, que 

tentava abrir maiores espaços para a produção cultural, inclusive e especialmente a 

cinematográfica, através da EMBRAFILME e da constituição do Conselho Nacional do 

Cinema (CONCINE)8. 

O jornal apresentava-se em formato tablóide, em páginas de 28 cms. de 

largura por 36,5 cms. de altura. A mancha tipográfica era recuada um centímetro em 

                                                           
8 Todos estes dados encontram-se sintetizados em HOHLFELDT, Antonio e MANZANO, Júlia – “O 
cinema brasileiro nas páginas de Movimento: autonomia da indústria nacional e defesa da cultura 
popular”, apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Cultura do XX Encontro da Compós, 
Porto Alegre, UFRGS, de 14 a 17 de junho de 2011. O material encontra-se disponível nos respectivos 
anais aquele encontro.  



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

cada um dos quatro lados da página. O título colocava-se isolado, no alto, em caixa 

alta. Abaixo da mancha tipográfica, propriamente dita, à esquerda, indicavam-se as 

praças em que havia preço diferenciado, graças às distâncias e dificuldades de 

distribuição. Na direita, aparecia o número da edição, preço do exemplar e data de 

circulação, em letras pequenas, de corpo 12, em negrito. Estes dados, contudo, ao 

longo da coleção, variaram constantemente de localização. Cada edição tinha, em 

média, 28 páginas, o que era um verdadeiro desafio para a sua redação, uma vez que 

o jornal sofria censura prévia desde a sua edição zero. E se, nos primeiros tempos, era 

censurado diretamente em São Paulo, onde tinha sua sede (Rua Virgílio de Carvalho 

Pinto, 625, bairro Pinheiros), logo depois tinha de ser enviado para Brasília, numa 

operação extremamente difícil, do ponto de vista de infra-estrutura e de fluxo de sua 

editoração. 

A página do jornal apresentava desenho tipográfico bastante diferenciado, 

podendo contar com 6 colunas, variando às vezes para 4 ou mesmo 3 colunas. Para a 

divisão das matérias, valia-se do entrelinhamento; separação das colunas por linhas 

pretas verticais (os chamados fios) e o uso de boxes em negrito, aplicados sobre o 

fundo branco da página: nestes casos, a composição aparecia em branco. Contando 

com uma composição muito diminuta, com corpo 10, em geral, para abrandar o peso 

e a densidade da leitura, algumas páginas estampavam ilustrações que podiam ser 

fotografias ou desenhos, produzidos por uma equipe de primeira qualidade, liderada 

por Elifas Andreato, e de que participavam, dentre outros, Valdir de Oliveira, Chico 

Caruso, Jayme Leão, Luis Gê, Paulo Caruso e Rubem Grilo. O jornal costumava 

denunciar os cortes da censura, quando não conseguia fechar os espaços vazios, com 

manchas pretas, sobre as quais aplicava o slogan “Leia Movimento” ou, então, 

preenchia o espaço vazio com uma composição tipográfica diferenciada, repetida 

sucessivamente, ao longo das linhas de uma ou mais colunas, com o apelo “Leia, 

assine e divulgue Movimento. Os jornais independentes dependem do leitor”, o que, 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

muitas vezes, não era compreendido pelo assinante, que se sentia lesado por pagar 

por um jornal que, aparentemente, abusava da auto-promoção. Isso ocorria porque o 

jornal estava proibido, pela censura, de deixar espaços em branco quando 

ocorressem cortes, ou mesmo a retirada por completo de algum artigo9.   

Em estudo a respeito das ações e reações praticadas e/ou adotadas pelo jornal 

Movimento, ao longo de sua história, para enfrentar e denunciar a censura de que 

fora vítima, Júlia Manzano (2012) adotou conceitos de Michel De Certeau (1996), 

deslocando-os para uma tentativa de compreensão dos comportamentos daquele 

jornal alternativo. A pesquisadora distingue dois comportamentos diversos do jornal, 

ocorridos, um, durante a fase em que sofreu a censura prévia e, outro, quando foi 

liberado da mesma: para o pensador francês, ocorre uma tática quando, entre a 

oposição que sofre do Poder e o segmento social mais fraco, não há muitos espaços 

de manobra: toda e qualquer abertura que houver, por mínima que seja, deverá ser 

utilizada pela sociedade, afim de resistir à violência provocada pelo opressor. Ao 

contrário, quando existem espaços formais de maior liberdade, a sociedade pode 

tomar iniciativas: a esse comportamento, De Certeau vai denominar de estratégia. 

Nas palavras da pesquisadora, “tática e estratégia se diferenciam por certos 

princípios básicos. A tática não tem um lugar próprio para agir, nem uma autonomia 

fornecida de fora. A estratégia é um cálculo ou uma manifestação de forças em que 

‘um sujeito de querer e poder (...) pode ser isolado’, ou seja, tem um lugar próprio, 

determinado e claro, que não depende das chances e circunstâncias para existir”.  Ela 

cita diretamente De Certeau, transcrevendo-o, então: “a estratégia postula um lugar 

de ser circunscrito como algo próprio a ser a base de onde se podem gerir as 

relações com uma exterioridade de alvos ou de ameaças (os clientes ou os 

                                                           
9 Este conjunto de dados encontra-se em HOHLFELDT, Antonio et MANZANO, Júlia – “Movimento e a 
luta independentista da América Latina”, apresentado ao Grupo de Trabalho Cultura e Comunicação, 
do XXI Encontro da Compós, em Juiz de Fora (UFJF), em junho de 2012. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

concorrentes, os inimigos, o campo em torno da cidade, os objetivos e os objetos da 

pesquisa, etc.” (1996, p. 99).  

A autora lembra que “a estratégia tem a vantagem de ter o próprio, um 

espaço” e, a partir disso, ela [a estratégia] alcança “uma vitória do lugar sobre o 

tempo” (1996, p. 100), e pode organizar as vantagens conquistadas nessa resistência, 

preparando-se, assim, para o futuro, tendo uma maior independência. Ou seja, não 

depende das brechas deixadas. Esse lugar próprio, essa divisão do espaço “permite 

uma prática panóptica a partir de um lugar de onde a vista transforma as forças 

estranhas em objetos que se podem observar e medir, controlar, portanto, e incluir 

na sua visão. Ver (longe) será igualmente prever, antecipar-se ao tempo pela leitura 

de um espaço” (De CERTEAU, 1996, p. 100).      

A pesquisadora acrescenta, discutindo o outro movimento: “Além da 

estratégia, existe o tipo de relação denominada tática. Esta se dá pela ausência desse 

espaço próprio referente à estratégia. Para existir, é necessário que a tática ocupe o 

espaço do outro, mas esse espaço, na verdade, não se torna seu. Por isso, “deve jogar 

no terreno que lhe é imposto, tal como o organiza a lei de uma força estranha” 

(MANZANO, 2012, p. 15). Em síntese, podemos dizer que a tática é uma resistência, 

enquanto a estratégia é um ataque; a estratégia é uma proposta, enquanto a tática é 

uma resposta. Esta perspectiva de análise, proposta por Julia Manzano, contudo, 

queremos flexibilizá-la para mostrar que, se houve mudança no comportamento do 

jornal, também houve novas ações (estratégias) por parte do governo, que não mais 

se limitou a vetar – pois abrira mão desta prerrogativa – para atemorizar e prejudicar, 

sobretudo financeiramente, à publicação.  

É sob esta perspectiva, pois, que vamos examinar as diferentes edições de 

Movimento, tomando a data de 12 de junho de 1978 como um divisor de águas. É 

que, a partir da edição 154, como a própria publicação comunica ao leitor, o jornal 

passa a estar livre da censura prévia. Nesta edição 154, de 12 de junho de 1978 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

(coincidentemente, dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, na tradição popular 

luso-brasileira), Movimento estampava uma capa essencialmente gráfica, nas cores 

preta e vermelha, com uma imagem de Paulo Maluf e uma chamada evidentemente 

irônica: “Maluf, um governador acima de qualquer suspeita”. Mas o forte da capa era 

uma tarja vermelha, colocada parcialmente sobre o logotipo da publicação, com a 

informação “SEM CENSURA!”, a que se seguia uma síntese do material que ocuparia 8 

páginas daquela publicação: “História dos 3 anos da Censura em Movimento”. Já a 

partir daquela edição, os editores haviam decidido trocar a tática de resistência, que 

se traduzira em ocupar todas as brechas possíveis, por um outro movimento, uma 

estratégia que, a cada semana, testava efetivamente a liberdade concedida (não 

conquistada). Outras 3 matérias com chamada de capa traduziam este movimento: “A 

greve vista por 10 grevistas”, “O capitão escreve do cárcere” e “O país de maior 

concentração de renda do mundo (adivinhe qual é?)”, fora o suplemento especial, já 

mencionado, a respeito da censura até então sofrida pela publicação, e a reportagem 

a respeito do então governador paulista.          

Anos depois, no livro Jornal Movimento – Uma reportagem, Carlos Azevedo, 

um dos editores da publicação, e que assina o livro, sintetizaria aquelas páginas 

(2011)10. A sessão especial se inicia na página 13, com uma matéria de página inteira 

a respeito da morte do jornalista Vladimir Herzog. Essa matéria não pudera ser 

publicada na época do assassinato daquele jornalista. Saía agora, a testar a relativa 

liberdade. Nas páginas seguintes, detalhes sobre a guerra sofrida pelo jornal: 18,6 

milhões de cruzeiros (moeda da época) em prejuízos; 4,5 milhões de palavras 

                                                           
10 O livro traz, como complemento, um CD com a reprodução de todas as edições do jornal. Por outro 
lado, este autor coordena o Portal NUPECC, onde as edições de publicações alternativas vem sendo 
digitalizadas e postadas, podendo ser consultado e acessado gratuitamente em 
www.pucrs.br/famecos/nupecc, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da 
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Além de Movimento, encontram-se as coleções 
de Pato Macho e Coojornal, atualmente em postagem. Também está sendo preparada a digitalização 
e postagem de Opinião.   



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

vetadas; as relações entre a censura e a queda da venda do jornal nas bancas (o 

jornal dependia de assinaturas, basicamente, mas sempre mantinha alguma venda 

em bancas; suspensa a censura, a pressão sobre as bancas, inclusive por parte de 

grupos paramilitares, que ameaçavam explodi-las – e chegou, inclusive, a concretizar 

algumas dessas ameaças) e a diminuição do número de assinaturas (proibido de 

deixar em branco os espaços abertos pelas matérias vetadas, Movimento optou por 

uma auto-publicidade).  

Nas páginas seguintes, o jornal documentava alguns casos ridículos de 

censura, dentre os quais a proibição de referir a Declaração da Independência dos 

Estados Unidos; as charges proibidas; e as 3 edições que, anteriormente, haviam sido 

totalmente vetadas: uma dedicada aos contratos de risco da Petrobrás; outra sobre a 

importância e a necessidade de uma Constituinte e, enfim, uma edição a respeito das 

condições da mulher brasileira (leia-se, especialmente a mulher trabalhadora); tais 

proibições só agora vinham, efetivamente, a público. Também fotografias haviam 

sido proibidas. Nas suas conclusões, o jornal alertava para o fato de que a censura 

prévia fora suspensa, mas não a censura em si. Ela permanecia sobre as emissoras de 

rádio e de televisão, fazendo com que, num país de pequenas tiragens de jornais e 

revistas, o grosso da população brasileira – na época, pelo menos 90 milhões de 

habitantes – continuasse ignorante sobre a verdadeira realidade do país. Mais que 

isso, Movimento alertava para o fato de que a censura continuava: as edições do 

jornal poderiam vir a ser apreendidas (como, de fato, ocorreria depois).; mais de 

quinhentos textos de peças teatrais continuavam vetadas. Por fim, um conjunto de 

pequenos textos mostrava como os funcionários encarregados do exercício censório 

eram simples burocratas que cumpriam ordens, mas que, por trás deles, estavam os 

homens do SNI – Serviço Nacional de Informação, de onde, aliás, haviam emergido 

tanto Castelo Branco (primeiro general presidente) quanto o próprio Geisel (terceiro 

general presidente, em cuja administração a censura prévia fora suspensa).      



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

É evidente que o final da censura prévia precisava ser comemorado, mas a 

nova situação não deveria ser considerada como o final dos dissabores e pressões 

que vinham pesando sobre o periódico. É isso o que sabiam, e assim expressavam, 

equilibradamente, seus editores, que antecipam esta posição para o leitor. 

Efetivamente, não estavam errados. Poucas semanas depois, uma de suas edições 

seria totalmente apreendida e os editores de Movimento sofreriam processo movido 

pelo Ministério da Justiça como subversivos e altamente perigosos à paz social e ao 

sistema político então vigente. Tratava-se da edição 177, de 20 de novembro do 

mesmo ano de 1978. O motivo alegado era político, considerando os termos em que 

o jornal tratara o então Presidente da República, o General Ernesto Geisel. Vencida a 

etapa da censura prévia, como previra Movimento, isso não significava que os 

problemas do jornal haviam terminado.  

A diferença, agora, é que o comportamento de Movimento havia mudado. Mas 

o comportamento do governo ditatorial igualmente se modificara. Para Movimento, 

não havia mais apenas a defesa, mas a provocação e a denúncia: provocação, no 

sentido já indicado de testar os limites e esticar ao máximo a corda de 

permissibilidade e, de outro lado, a denúncia, quando ocorresse alguma repressão. 

Assim, quando ocorre a proibição absoluta e o recolhimento da edição 177, de 20 de 

novembro de 1978, a reação do jornal foi a mais forte possível, naquela conjuntura, 

traduzida nos textos da edição seguinte, a 178, de 27 de novembro, em que a 

chamada de capa dava conta de que “A polícia apreende nossa edição 177” mas 

“Movimento sacode a poeira e dá a volta por cima”. O jornal denunciava um prejuízo 

de 200 mil e, sob a manchete “O governo não leu e não gostou” mostrava, a partir de 

entrevista do assessor de imprensa do Palácio do Planalto, ao Jornal da Tarde, que o 

assessor, não apenas não lêra o jornal apreendido, quanto se equivocava quanto às 

acusações contra o mesmo. Movimento contestava a acusação de que uma manchete 

– “Geisel coloca voto na latrina” – teria sido o motivo da apreensão da publicação, 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

porque, simplesmente, segundo o periódico, esta manchete não existia, o que levava 

a direção da publicação a registrar: “nada nos impede de considerar a apreensão de 

Movimento como um puro e simples ato de apropriação indébita”.  

Na verdade, o que deveria ter incomodado o governo era a cobertura que 

Movimento dera às eleições nacionais daquele ano, recém concluídas. Esta é, 

também, a leitura que do episódio faz Carlos Azevedo (AZEVEDO, 2011, p. 209). A 

manchete do jornal afirmava: “Urnas exigem fim da ditadura” com uma projeção para 

a eleição ao Senado: “MDB: 19 milhões – Arena: 13 milhões”. 26 mil exemplares desta 

edição foram apreendidos, quando enviados à Editora Abril, para distribuição. Mais 

que isso, havia uma outra chamada de capa a respeito de “Camponeses em guerra”, 

focalizando o movimento de resistência dos camponeses à invasão de suas terras por 

grileiros, a mando de grandes proprietários, outro tema especialmente sensível para 

a ditadura, tendo em vista a antiga guerrilha do Araguaia. Por fim, na p. 2, o diretor 

de Movimento, jornalista Antonio Carlos Ferreira, confirmava os termos das 

denúncias em torno do que o jornal chamara de “mar de lama” da corrupção da 

administração Geisel (edição 171), ao mesmo tempo em que, na página das charges, 

“Corta essa!” – evidente ironia para com a censura, como que a provocá-la a suprimir 

os comentários ilustrados bem humorados da publicação – Chico Caruso apresentava 

a imagem de uma grande urna caída sobre um cavalo. Ao lado, apenas uns óculos, 

que um juiz pretendeu servisse para identificar o General Presidente, João Batista 

Figueiredo, então o quarto general na administração do país. O material renderia um 

processo por ataque à Segurança Nacional, repercutindo a situação na edição 184,  

em que, na página 2, sob a rubrica “Opinião do editor”, o jornal trazia comentário 

sobre a situação, mostrando que “Imprensa não é caso de Segurança”. 

Aliás, ambos os presidentes, Geisel e Figueiredo, aparecem em outras matérias 

da edição.  Geisel, na já mencionada reportagem sobre o “mar de lama” de 

corrupção, na edição 171 (9.10.1978), certamente justificara um primeiro movimento 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

de punição ao jornal, que se concretizaria com a edição 177; o governo, agora, 

variava suas ações: se a edição 177 fora recolhida e proibida, a edição 171 provocara 

um processo com base na legislação da Segurança Nacional.  

O jornal, contudo, não se intimidava. Figueiredo substituíra Geisel e se tornara 

personagem preferido da crítica do jornal. Uma crônica de Plínio Marcos, o 

dramaturgo que, proibido de ter suas peças encenadas, assinava uma coluna semanal 

em Movimento, transcrevia, naquela mesma edição 177, uma afirmativa de 

Figueiredo, para glosá-la: “Figueiredo disse: Eu sou um velho frouxo. E todo o mundo 

acreditou”, ecoando numa das charges da página seguinte, em que uma velhinha (a 

de Taubaté, de Luís Fernando Veríssimo ?) vai votar e, diante da urna, grita “Abaixo 

Figueiredo”, comentando: “Quem gosta de velho frouxo é mingau de aveia”. Quanto 

a Geisel, reaparece em manchete que compara os dois presidentes, após as recentes 

eleições: “E era Geisel que não sabia votar...”, referindo-se à fragorosa derrota da 

Arena (e, por conseqüência, do governo), nas eleições recém concluídas. Ora, o 

governo não poderia admitir a proibição do jornal por estas questões, pois era 

evidenciar o quanto se achava incomodado com o resultado eleitoral. Movimento 

sabia disso: estrategicamente, provocou a situação e, apesar da edição 177 proibida, 

na edição 178, ao mesmo tempo em que denunciava a censura, voltava à carga, com 

manchetes do tipo “MDB: 18,5 milhões – Arena: 13,6 milhões”, corrigindo seus 

próprios números de projeção para as eleições (correção que, com a edição 

apreendida, ninguém ficou sabendo, valendo, assim, os números – agora oficiais – do 

próprio resultado das urnas, insistindo, inclusive, com nova charge, em que um 

cavalo caído, ao lado da urna, derruba seu cavaleiro (visto de trás, com uma careca e 

os óculos saltando – evidente caricatura de Figueiredo)  

Outro dado importante a se registrar, porque antecipa um problema futuro, é 

que, naquela mesma edição 177, Movimento anunciava enquete que pretendia 

publicar em edição futura, quando discutiria os hábitos sexuais das mulheres 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

brasileiras, tomando como ponto de partida o chamado Relatório Hite. A enquete 

trazia questões como “Você sente prazer na relação sexual?”, “Você tem orgasmos? 

Em que condições?”, “Você se masturba? Gosta disso? Como se sente depois de fazê-

lo?”, e assim por diante.  

O governo, alertado por esta publicação, resolveu mais uma vez mudar seu 

comportamento, admoestando a direção de Movimento a respeito dos riscos de vir a 

publicar tal matéria. O jornal viu-se obrigado a repensar a situação, diante dos 

sucessivos prejuízos financeiros sofridos, mas não se intimidou nem calou: 

estrategicamente, partiu para o ataque e, na edição 184, de 14 de janeiro de 1979, 

denunciava as ameaças sofridas, sob a manchete “Sexo proibido”, garantindo, 

contudo, que a pesquisa iria continuar. A matéria tinha desdobramentos nas páginas 

2, 14 e 15 daquela edição. O governo, contudo, parece que ganhou a parada desta 

vez, porque não se encontra nenhuma edição do jornal com o tema anunciado, à 

exceção destas páginas de denúncia, que comentam o que só alguns poucos viram 

(ou souberam).           

Assim, o interessante, para o estudo entre as diferenças produzidas pelos 

movimentos de tática e de estratégia, é verificarmos que, quando, durante a censura 

prévia, Movimento sofrera três apreensões totais, fora obrigado a calar-se.  Em geral, 

o conjunto de textos do jornal era liberado, mas, depois, quando chegava a ir para a 

rua, sua edição era recolhida e proibida, o que evidenciava que a censura prévia era 

exercida por uma certa estrutura funcional (os burocratas da censura), mas a 

avaliação final cabia a outro estamento, no caso, o SNI. Isso ocorreu com as edições 

de 13 de outubro de 1975, quando o jornal se insurgia contra os contratos de risco 

da Petrobrás, a serem assinados com a Alemanha (edição 15); com a discussão em 

torno da Constituinte (edição 116, de 19 de setembro de 1977), e, enfim, com uma 

edição dedicada a discutir a situação da mulher – em especial, a mulher trabalhadora 

– no Brasil, edição que não conseguimos identificar, porque a matéria que a refere, 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

de Movimento 154 (p. 18), não indica nem edição nem data de publicação. 

Aparentemente, esta edição foi proibida de circular antes de sua editoração e a 

direção de Movimento preferiu não imprimi-la, afim de evitar prejuízos maiores (o 

que repetiria, como vimos, com outra edição posterior, um ano depois, a partir do 

Relatório Hite). Mas o jornal reage, explicando: “resolvemos distribuir o material 

vetado para algumas das grandes personalidades brasileiras, políticos, sociólogos, 

artistas, escritores, intelectuais, para que lessem e manifestassem suas opiniões sobre 

a qualidade do trabalho e o fato de ter sido vetado tão estupidamente”. E em 

seguida publica várias das opiniões destes leitores privilegiados. 

No caso destas proibições, o jornal era obrigado a sofrer, sem publicização, os 

prejuízos provocados pelo governo. Ao contrário, quando das proibições surgidas 

após a liberação da censura prévia, o jornal, não apenas mantivera o comportamento 

tático de explorar as fissuras e os pequeninos espaços disponíveis, quanto procurava 

ampliá-los, quando não criá-los e, uma vez ocorrida a apreensão da edição, 

divulgava-a amplamente, retomando alguns temas, ostensivamente, na edição 

seguinte, num comportamento então estratégico, como que a expressar: vamos ver 

se agora o governo vai nos proibir de novo. Neste sentido, foram dois contextos e 

dois comportamentos muito diversos, que justificam o estudo aqui proposto. Na 

primeira, o assunto, de certo modo, esgotava-se na proibição, ainda que se saiba que 

os editores de Movimento tinham uma outra tática curiosa: mandar várias vezes, em 

semanas alternadas, a mesma matéria, para ver se ela acabaria driblando a censura e 

sendo liberada. 

Após o levantamento da censura prévia, contudo, as estratégias de ambos os 

lados se modificaram: o governo, se eventualmente proibiu e recolheu alguma 

edição, preferiu processar ou causar temor quanto a eventuais prejuízos financeiros, 

o que, certamente, não poderia ser mais suportado pela cooperativa de jornalistas 

que editava Movimento. Os jornalistas, de seu lado, embora com prejuízos, 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

provocavam situações-limite, o que nos leva a imaginar que a denúncia contra a 

ditadura e suas mazelas não se dava apenas através do texto publicado, mas mesmo 

sem ele, na medida em que o que ocorresse com o jornal teria repercussões na 

sociedade que, gradualmente, conscientizava-se e situava-se contrária ao sistema 

militar implantado em março de 1964.      

Em síntese, Movimento passou a propor, e não apenas a reagir, aos 

movimentos governamentais. Se, com a censura prévia, o jornal tomava iniciativas 

dentro de estreitos limites e, quando proibido, obrigava-se a calar, agora o periódico 

podia propor seu próprio espaço e, de certo modo, suas próprias iniciativas, no que 

terminou por ajudar o movimento de pressão que a sociedade civil constituía, através 

de associações variadas, do então único e permitido partido de oposição – o MDB – 

Movimento Democrático Brasileiro – das igrejas (em especial a Católica, Luterana e 

Metodista) – em prol do final da ditadura, o que viria a ocorrer justamente na 

administração Figueiredo, através da distensão lenta e gradual, que levou à anistia, às 

eleições indiretas para a Presidência da República (com a eleição de Tancredo 

Neves), a permissão para a constituição de novos partidos políticos e, enfim, o 

retorno da sociedade brasileira à democracia. 

Consideramos, pois, extremamente importante o papel estratégico dos 

editores de Movimento. Infelizmente, à semelhança de outras publicações 

alternativas, como o Coojornal, de Porto Alegre, as dificuldades financeiras 

provocadas pelas próprias autoridades e as dissenções político-ideológicas e 

partidárias que invadiam as redações, fez com que o jornal encerrasse sua história, ao 

final de 334 edições, em 1981. Mas Movimento, sem dúvida, cumpriu uma função 

estratégica fundamental, de que ninguém que pretenda fazer uma história da 

imprensa brasileira, pode ignorar. 

 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

Referências 

AGUIAR, Flávio - “Censura e cultura em Movimento” in CARNEIRO, Maria Luiza Tucci 

(Org.) – Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/ FAPESP, 2002, p. 403 a 417. 

AQUINO, Maria Aparecida – “Mortos sem sepultura” in CARNEIRO, Maria Luiza Tucci 

(Org.) – Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/ FAPESP, 2002, p. 514 a 532. 

AZEVEDO, Carlos – Jornal Movimento: Uma reportagem. Belo Horizonte: 

Manifesto. 2011. 

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Org.) – Minorias silenciadas. São Paulo: 

EDUSP/IOESP/ FAPESP, 2002 

DE CERTEAU, Michel de – A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1996.  

HOHLFELDT, Antonio et MANZANO, Júlia – “O cinema brasileiro nas páginas de 

Movimento: autonomia da indústria nacional e defesa da cultura popular”, trabalho 

apresentado ao GT “Comunicação e Cultura”, no XX Encontro Nacional da Compós. 

Porto Alegre: UFRGS, junho de 2011. 

HOHLFELDT, Antonio et MANZANO, Júlia – “Movimento e a luta independentista da 

América Latina”, trabalho apresentado ao GT “Comunicação e Cultura”, no XXI 

Encontro da Compós. Juiz de Fora: UFJF, junho de 2012.    

KUSCINSKI, Bernardo - Jornalistas e revolucionários nos tempos da imprensa 

alternativa. São Paulo: Scritta, 1991. 

MAIA , Maurício – “Censura, um processo de ação e reação” in CARNEIRO, Maria 

Luiza Tucci (Org.) - Minorias silenciadas. São Paulo: EDUSP/IOESP/ FAPESP, 2002, p. 

469 a 511. 



 

ISSN nº 2447-4266                                                    Vol. 2, Especial 2, outubro. 2016 
 

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p123  
 

Revista Observatório, Palmas, v. 2, Especial 2, p.123-143, outubro. 2016 

MANZANO, Júlia – Liberado com cortes: Tática e estratégia no jornal Movimento 
no processo de liberação da censura prévia em 1979. Porto Alegre: UFRGS. 2012. 
Dissertação de Mestrado. Mimeo. 

MARCONI, Paoli – A censura política na imprensa brasileira. São Paulo: Global, 

1980. 

SMITH, Anne-Marie - Um acordo forçado. O consentimento da imprensa à 

censura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2000. 

Movimento – Edições 15 (13.10.1975), 116 (19.9.1977), 154 (12.6.1978), 171 

(9.10.1978), 177 (20.11.1978), 178 (27.11.1978) e 184 (14.1.1979).                                      

Pasquim – Edição 318 (7.8.1975). 

 

 

 

 

 


