Refletindo sobre a formação de professores e sua necessária integração curricular

Autores

  • Marisa Vasconcelos Ferreira Instituto Superior de Educação Vera Cruz

Palavras-chave:

currículo, formação de professores, integração curricular

Resumo

O artigo discute algumas situações presentes no cenário educativo que caracterizam fragmentações na formação de professores. Parte daí para refletir sobre princípios de integração curricular, visando à constituição de processos formativos sistemáticos e organizados em um currículo de formação. Sustenta a ideia de que a qualidade dos currículos de formação de professores reverte mudanças qualitativas na construção da Educação Básica e que esta construção é desafio não apenas dos professores, mas das redes e das instituições dedicadas à formação de professores.

Biografia do Autor

Marisa Vasconcelos Ferreira, Instituto Superior de Educação Vera Cruz

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). É docente do Instituto Superior de Educação Vera Cruz nos cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Pedagógica e Formação na educação Infantil. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução N° 2, de Julho/2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2015.

BRZEZINSKI, Iria. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. In: SERBINO, Raquel V. et al. (Org.). Formação de professores. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998, p. 161-174.

CAMPOS, Maria M. Malta. A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate. In. Educação e Sociedade, ano XX, n. 68, dez. 1999.

______. O Ensino Fundamental de nove anos e as crianças de seis anos. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente: FTC/Unesp, Ano XIII, v. 14, n. 15 jan./dez. 2007, p. 19-27.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA, Marisa V. Integração curricular em programas de formação de professores: análise do desenvolvimento curricular do Programa PEC Municípios. Doutorado (Tese). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, São Paulo: 2008.

FORTE, Ana Maria B. P. X. Formação Contínua: contributos para o desenvolvimento profissional e para a (re)construção da(s) identidade(s) dos professores do 1.º CEB. Mestrado (Dissertação). Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GATTI, Bernardete. Formação de professores e carreira – problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores associados, 2000.

GATTI, Bernardete A.; André, Marli E. D. A.; Gimenes, Nelson A. S. e Ferragut, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf Acessado em: 15/12/2015.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia critica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KRAMER, Sonia. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In BAZÍLIO, L. C. e KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

LASLEY, Thomas J. e PAYNE, Michael A. Curriculum models in teacher education: the liberal arts and professional studies. In: Teaching & teacher education, vol. 7, n. 2, pp. 211-219, 1991.

MARCELO, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores – O conhecimento sobre aprender a ensinar. In Revista Brasileira de Educação. Anped, n. 9, set/out/nov/dez 1998. Disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE09/RBDE09_06_CARLOS_MARCELO.pdf>. Acesso em: 30 set. 2007.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

______________. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.

OLIVEIRA, Zilma de M. R. de; FERREIRA, Marisa V.;BARROS, Joseane Ap. B. de. Formação continuada em educação infantil: a construção de uma agenda de possibilidades. In: GUIMARÃES, Célia. M.; REIS, P. G. R. dos. Professores e infâncias: estudos e experiências. Araraquara: Junqueira e Marin, 2011.

PACHECO, José A. e FLORES, Maria A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

SEVERINO, Antônio J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel L. L. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Ferreira, M. V. (2016). Refletindo sobre a formação de professores e sua necessária integração curricular. Revista Interface (Porto Nacional), (10). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1960