A transposição didática aplicada ao ensino de geografia e suas contribuições para a compreensão do conceito de lugar

Autores

  • Veroneide Henrique do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Paulo Wendell Alves de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

transposição didática, construção acadêmica, conceito de lugar, ensino de geografia.

Resumo

Neste trabalho enfatizaremos a questão da transposição didática aplicada ao ensino de geografia e suas contribuições para a compreensão do conceito de lugar, onde é de suma importância à inserção desse recurso metodológico na elaboração do material didático a ser utilizado pelo docente para facilitar a compreensão dos alunos em sala de aula. Sendo assim, esse artigo tem por objetivo fundamental, realizar uma análise dos diversos aspectos que envolvem a transposição didática e sua importância quanto ao ensino escolar. Realizamos essa pesquisa a partir de um estudo de caso da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Coronel Humberto Bezerra, localizada no município de Abaiara, interior cearense. Será feito uma análise sobre a transposição didática como metodologia pedagógica, relatar a produção histórica da geografia acadêmica e escolar no Brasil, a inserção da transposição didática na disciplina de geografia, como também a categoria de lugar a partir da construção acadêmica e escolar.

Biografia do Autor

Veroneide Henrique do Nascimento, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em licenciatura de Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Paulo Wendell Alves de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Discente de Doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA), Professor Substituto no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Referências

ANDRADE, M. C. de. Caminhos e descaminhos da geografia. Campinas: Papirus, 1989.

¬¬_______. Trajetórias e compromissos da geografia brasileira. In: Carlos, Ana Fani Alessandri et. al. (org.). A geografia na sala de aula. 8.ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 9-13.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTROGIOVALNNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualização no cotidiano. 10.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage, 1991.

FREIRE, P. pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 36.ed. são Paulo: paz e terra, 1996.

MOREIRA, S. A. G.; MARÇAL, M. da P. V.; ULHÔA, L. M. A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. Revista Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 18, n. 36, p. 23-30, jun.2006. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadeenatureza/article/view/9217/5675>. Acesso em: 05 de janeiro de 2015.

NEVES, K. C. R.; BARROS, R. M. de Oliveira. Diferentes Olhares Acerca da Transposição Didática. Investigação de ensino em ciências. v. 16, n. 1, p. 103-115, mar.2011. Disponível em: <http://www.if.ifrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=49>. Acesso em: 05 de janeiro de 2015.

PASSINI, Elza. et al. (org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: contexto, 2007.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

REGO, Nelson. Geografia, educação, linguagem: elementos de uma reconstrução ontológica? Revista da ANPEGE, São Paulo, n. 5, p. 3-15, 2009. Disponível em: <http://www.anpege.org.br/revista/ojs-2.4.6/index.php/anpege08/article/view/24/pdf01>. Acesso em: 24 de novembro de 2015.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.

THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Revista Geografia Ensino e Pesquisa. Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 83-94, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revista/ojs-2.2.2/index.php/geografia/article/view/7379>. Acesso em: 05 de janeiro de 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Nascimento, V. H. do, & Oliveira, P. W. A. de. (2016). A transposição didática aplicada ao ensino de geografia e suas contribuições para a compreensão do conceito de lugar. Revista Interface (Porto Nacional), (10). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1963