Paradigmas educacionais e suas influências na formação e na prática pedagógica de professores

Autores

  • Robson Alves dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Suzana Ribeiro Lima de Oliveira Universidade Federal de Goiás (campus Jataí)

Palavras-chave:

Formação de professores. Paradigmas inovadores.Prática Pedagógica.

Resumo

Na sociedade contemporânea, a atualização permanente é o ponto chave diante de suas constantes transformações e das novas exigências e necessidades da sociedade em vigor. Assim, torna-se necessária uma reflexão a respeito do processo de educação e formação de professores no momento atual, indagando se estes atendem às exigências da sociedade. Este artigo trata-se de uma revisão de literatura e tem por objetivo analisar os paradigmas do conhecimento e educacionais e suas influencias na formação de professores e consequentemente em sua prática pedagógica. Há a preocupação em torno de uma prática pedagógica inovadora que torne os alunos críticos, reflexivos e investigadores contínuos em suas respectivas áreas do conhecimento. O presente momento é de transição paradigmática, em que se deixa de analisar o mundo em partes independentes e fragmentadas sem conexões umas com as outras, para um novo paradigma que analise e compreenda o mundo como um todo em constantes transformações. As instituições de ensino superior, que formam educadores, têm se mostrado como instituições de uma prática pedagógica conservadora alicerçada em paradigmas tradicionais, em que ainda prevalece um modelo de formação que visa somente a transmissão de conteúdos, a memorização e a repetição. Sugere-se um novo modelo de professor que se baseie em paradigmas inovadores, que desenvolva a capacidade critica e reflexiva do aluno em seu processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG

Suzana Ribeiro Lima de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (campus Jataí)

Professora do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás, campusJataí e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

Santos, R. A. dos, & Oliveira, S. R. L. de. (2016). Paradigmas educacionais e suas influências na formação e na prática pedagógica de professores. Revista Interface (Porto Nacional), (10). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1962