INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE FAMÍLIAS COM BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA RESIDENTES NA ZONA OESTE DE PIRACICABA-SP

Autores

  • Sarah Yamasaki VP Consultoria Nutricional
  • Veronica Gronau Luz UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lilian Fernanda Galesi UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Carla Maria Vieira UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Insegurança Alimentar e Nutricional, Fome, Brasil

Resumo

Circunstâncias de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) são encontradas em regiões brasileiras, por diversos fatores como a fome/desnutrição, doenças associadas à má alimentação e ingestão de alimentos de qualidade duvidosa que põe em risco a saúde. Diante dessa situação Políticas Públicas são necessárias para garantir os Direitos Humanos à Alimentação Adequada - DHAA da população brasileira, e também estudos nessa área são necessários para que se possa ter conhecimento de seus determinantes. O presente estudo foi realizado, através da metodologia de pesquisa qualitativa em saúde. Os sujeitos da pesquisa foram nove participantes, mães de crianças menores de dois anos de idade. Foram realizadas entrevistas dialogadas e descritivas para a elaboração dos resultados, que foram obtidos a partir da análise do conteúdo segundo Minayo (1999). Desenvolvidos pelo olhar de duas pesquisadoras, identificando significados e agrupando esses por semelhanças. Foi possível a identificação da riqueza de informações de dados, onde a presença de insegurança alimentar e a fome são reais, apresentando uma realidade que pode ser vista em tantos outros domicílios do Brasil afora. Podemos observar a importância do olhar para as políticas e mecanismos para que o DHAA possa acontecer corretamente. Conhecendo desta forma através de pesquisas, suas falhas, para assim melhorar as situações alimentares brasileiras.

Biografia do Autor

Sarah Yamasaki, VP Consultoria Nutricional

Nutricionista.

Pós granduanda em Nutrição Clínica Funcional.

Veronica Gronau Luz, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Docente do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD.

Lilian Fernanda Galesi, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Pós-doutoranda do Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP

Carla Maria Vieira, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Docente do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências de Saúde da UNIMEP. Membro do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa-FCM/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Como Citar

Yamasaki, S., Luz, V. G., Galesi, L. F., & Vieira, C. M. (2017). INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE FAMÍLIAS COM BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA RESIDENTES NA ZONA OESTE DE PIRACICABA-SP. Revista Interface (Porto Nacional), 12(12), 18–33. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1970

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)