REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO

Autores

  • Mariane Freiesleben Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Resumo

Este artigo considera as evidências dos conceitos de território, refletindo sob as lentes do conceito de cidadania, por meio de pesquisa bibliográfica. Inicia-se com uma introdução e explicação sobre o estudo, além de uma interpretação do termo território, comparando a visão de vários autores para em seguida explorar principalmente suas interações entre os seres humanos com o espaço, pois entre um efeito e suas causas, uma resultante e seus elementos, há sempre uma distância. Este viés permite explorar analises mais específicas oriundas do conceito de território e suas implicações, explanando termos como territorialidade, desterritorialização, reterriorialização e multiterritorialidade. Conclui-se que, partindo de uma pespectiva sobre a evolução das ideias e dos termos na construção de uma concepção, quando a caracterização confundiu-se com o espaço foi necessário apropriar-se de outros elementos como é o caso da noção de multiterritorialidade entre outros, demonstrando que o estudo sobre os conceitos estão em constante progressão e reformulação.

Biografia do Autor

Mariane Freiesleben, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Mestre em Ciências do Ambiente - na Universidade Federal do Tocantins; Pós-Graduada em METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA APLICADA AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL (2005). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Atualmente ministra aula no IFTO - Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins. Dedica-se a estudos relacionados com temas do ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e Humanas. Participando de eventos como VII CONNEPI - CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2012, PALMAS - TO. AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. , 2012.; FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, 2013, São Paulo. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, além da 65ª Reunião do SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife/PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

Freiesleben, M. (2019). REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO. Revista Interface (Porto Nacional), 16(16), 31–40. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4855