EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO

Autores

  • Amanda Martins Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Amanda Martins de Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Eudarcia Silva Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Marivaldo Cavalcante da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v3n4p11-21

Palavras-chave:

solo, urbanização, planejamento

Resumo

Com o crescimento populacional e o acelerado processo de urbanização desordenado as ocupações do solo em áreas indevidas tem sido uma prática comum nas cidades brasileiras, gerando problemas tanto em nível ambiental quanto social. Este artigo tem como objetivo discutir e analisar os efeitos da ocupação desordenada do solo às margens do Córrego Neblina em Araguaína-TO. Verificou-se que a falta planejamento urbano e infraestrutura para atender a demanda populacional do município contribuem para agravar problemas encontrados como as inundações e degradação do solo. Destaca-se a importância e a necessidade da conscientização ambiental por parte da população como também a contribuição do poder público na efetivação do que está previsto na lei que norteia o uso e ocupação do solo.

Biografia do Autor

Amanda Martins de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Eudarcia Silva Barros, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Marivaldo Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Dr. em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia com trabalho na área de geografia da saúde abordando Leishmaniose Visceral. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Prof. Dr. do curso de Geografia em Araguaína-TO UFT. Prof. no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. Atua nas áreas relacionadas com a sociedade, natureza e o desenvolvimento, Degradação ambiental, uso e gestão dos recursos hídricos e geografia da saúde. Coordenou o curso de geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no campus de Araguaína-TO entreAgosto de 2011 a Outubro de 2017.

Referências

CARNEIRO, P. R. F.; NEVES, M. G. Controle de Inundações em Bacias Hidrográficas Metropolitanas. São Paulo: Annablume, 2011.

FILHO, A.G. S. de et al.. Diretrizes para projeto de controle de erosão em áreas urbanas. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS, 12, 1997, Vitória. Anais. São Paulo. V.3, p. 167-171. 1997.

FONTOURA, Leandro Nazareth Jerônimo.Planejamento urbano-ambiental: o uso e ocupação do solo no DistritoFederal.Revista Especialize On-line IPOG -Goiânia -5ª Edição nº 005 Vol.01/2013 –julho/2013.

GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. D. C. O. Geomorfologia do Cotidiano -A degradação dos solos. Revista Geonorte, Manaus, v. 4, n. Especial, p. 116-135, junho 2012

Downloads

Publicado

2014-10-15

Como Citar

BRITO, Amanda Martins; BRITO, Amanda Martins de; BARROS, Eudarcia Silva; SILVA, Marivaldo Cavalcante da. EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 11–21, 2014. DOI: 10.20873/rtg.v3n4p11-21. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/762. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)