TRAJETÓRIA DO ROMEIRO NA PEREGRINAÇÃO RUMO À ROMARIA DO BONFIM EM NATIVIDADE – TO

Autores

  • Sarayane Marques Ferraz de Sousa UFT
  • Kárita Karoliny Coutinho Silva UFT
  • Adriana da Silva Karajá Moreira UFT
  • Glauco Kuriaru Karajá
  • Eliseu Pereira de Brito UFT https://orcid.org/0000-0002-2788-6636

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p143-158

Palavras-chave:

Lugares Sagrados e Profanos. Manifestação do Catolicismo. Trajetórias

Resumo

A principal contribuição deste texto é o diálogo entre o lugar sagrado na manifestação do catolicismo, na romaria do Senhor do Bonfim no município de Natividade no sudeste do Estado do Tocantins. São dois séculos de realização da romaria e é considerada a maior festa no Tocantins. No período de 10 dias que antecede o dia 16 de agosto, peregrinos romeiros de várias partes do Estado e de outras regiões do país direcionam - se ao Bonfim para participar da festa,  sempre em agradecimento as bênçãos recebidas e/ou pagar promessas. Com uma imersão no mundo dos romeiros, objetivamos com esta pesquisa observar e imergir no mundo dos romeiros, no se ntir os lugares e fazer as trajetórias dos mesmos no caminho do Senhor do Bonfim. Partimos de uma experiência fenomenológica para sentir o mundo do outro e entender como o fenômeno se manifesta. Como ferramentas para a pesquisa utilizam os os mapas mentais de suas trajetórias socioespaciais para melhor elucidar o mundo do romeiro. Podemos afirmar que a romaria não é apenas um encontro de romeiros que saem de suas casas para mais um compromisso, mas uma manifestação de fé e devoção para com a romaria e o Santo Senhor do Bonfim. Por meio dos relatos dos romeiros entrevistados durante a caminha da e no próprio local da romaria concluímos com esta pesquisa que os sujeitos possuem um sentimento com o lugar e este é o espaço da hierofonia e ao mesmo tempo dos encontros e confraternização.

Biografia do Autor

Kárita Karoliny Coutinho Silva, UFT

Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus Araguaína. Atuou como monitora voluntária da disciplina de Geografia da População do curso de Geografia. Foi monitora remunerada da disciplina de Geografia Urbana do curso de Geografia. Atualmente participa do Laboratório de Ensino e Prática em Geografia-LEPG. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

Eliseu Pereira de Brito, UFT

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

SOUSA, Sarayane Marques Ferraz de; SILVA, Kárita Karoliny Coutinho; MOREIRA, Adriana da Silva Karajá; KARAJÁ, Glauco Kuriaru; BRITO, Eliseu Pereira de. TRAJETÓRIA DO ROMEIRO NA PEREGRINAÇÃO RUMO À ROMARIA DO BONFIM EM NATIVIDADE – TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 143–158, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p143-158. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6196. Acesso em: 17 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>