VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PEQUENA CIDADE DE LEÓPOLIS, NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Patrícia Aparecida Albini Prado Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p46-64

Palavras-chave:

Geografia da Violência, Educação, Professor, Pequena Cidade

Resumo

A violência tem encontrado terra fértil para se disseminar na sociedade brasileira tornando-se presente na realidade local e assumindo tipologias e formas diferentes. Assim, tem-se uma diferente mensuração da violência, inclusive no que tangencia o ambiente escolar. Além disso, os diversos tipos de violência ocorrem em diferentes contextos, âmbitos e escalas. No caso das pequenas cidades, os dados mostram-se mais preocupantes pela questão demográfica, pela pessoalização e pela sociabilidade. Este artigo aborda a violência no contexto escolar, especialmente contra o docente. Então, o objetivo principal é compreender a violência no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino fundamental, a partir da percepção dos docentes, na pequena cidade de Leópolis, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi baseada em levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários acerca do município e da escola e aplicação de questionário nos docentes da escola. Os resultados sinalizaram que os docentes sofrem, diariamente, com a violência no ambiente escolar e que isso tem gerado síndromes e influenciado na saúde deles, causando desânimo, pânico, depressão e até mesmo a desistência da profissão. Portanto, observou-se que as escolas de pequenas cidades como espaços seguros têm se tornado uma realidade cada vez mais nostálgica.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Câmpus de Cornélio Procópio (PR). Coordenador Geral de Processos Seletivos (CPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Editor Assistente da Revista Geoingá e da Revista Reppe. Coordenador do Grupo de Pesquisa GEPeq - Grupo de Estudos sobre Pequenas Cidades. Vice-presidente do Conselho Municipal sobre Drogas de Cornélio Procópio. Os principais temas de estudo são: violência, insegurança objetiva e sociabilidade, sobretudo no recorte espacial das pequenas cidades.

Patrícia Aparecida Albini Prado, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; PRADO, Patrícia Aparecida Albini. VIOLÊNCIA CONTRA O DOCENTE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA PEQUENA CIDADE DE LEÓPOLIS, NORTE DO PARANÁ. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 46–64, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p46-64. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/10347. Acesso em: 19 abr. 2024.