A (Des) organização regional na Ásia Central

Autores

  • Jonathan Christian Dias Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Emerson Ferreira Guerra Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p15-30

Palavras-chave:

Geografia Política, Região, Ásia Central

Resumo

A Ásia Central possui uma diversidade cultural muito ampla, aprofundada e acentuada através de atalhas e domínios de grandes impérios e nações que ocuparam a área nos últimos séculos. Com o fim da bipolaridade mundial, em 1991, os países da Ásia Central que estiveram integrados a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de ora em diante precisavam organiza - se para se estabelecerem ao novo modelo econômico homogêneo no mundo. Com tudo, o modelo de organização territorial mandatório sobre qual a todos estes territórios estiveram ao longo do século XX, concebeu em seu curso contrastes, que ao final do período soviético, provocaram certos desequilíbrios que hoje produzem assimetrias inter e intra-regionais a Ásia Central. O objetivo deste artigo é apresentar algumas dessas dessemelhanças e entender como isso aflige a composição territorial centro - asiática.

Biografia do Autor

Jonathan Christian Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.

Emerson Ferreira Guerra, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do curso de Licenciatura plena em Geografia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

DIAS, Jonathan Christian; GUERRA, Emerson Ferreira. A (Des) organização regional na Ásia Central. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 15–30, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p15-30. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6100. Acesso em: 18 abr. 2024.