A Comunidade de Capão Selado, Buritizeiro-MG : Suas Transformações no Tempo e no Espaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p01-14

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as transformações socioespaciais ocorridas na comunidade rural de Capão Selado, município de Buritizeiro, Norte de Minas Gerais, bem como analisar de que forma as mudanças econômicas, políticas e sociais modificam a relação tempo/espaço dos moradores locais. Para tanto foi realizado revisão bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas com os moradores locais visando identificar os impactos causados pela implantação de grandes empresas agrícolas nas proximidades da área rural da comunidade. Ao analisar o modo de vida dos moradores da comunidade de Capão Selado, buscamos compreender como a implantação das políticas públicas priorizou, sobretudo, o crescimento econômico do município, desconsiderando os valores culturais, sociais e ambientais, além de comprometer a sustentabilidade das comunidades tradicionais locais.

Biografia do Autor

SUZANA GRAZIELE DE SOUZA, Unimontes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros(2006), mestranda em Geografia – UNIMONTES.

Angela Fagna Gomes de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas com exercício provisório no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia IG/UFU. Líder do grupo de estudos e pesquisa em Análise Regional - UFAL/Campus do Sertão, integrante do Laboratório GeoRedes - GEA/UNB, pesquisadora do Grupo Sociedade e Cultura - PPGEO/UFS, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do rio São Francisco - OPARÁ-MUTUM/Unimontes. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: território, tradição, religião, turismo, comunidades tradicionais, identidades, rio São Francisco.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

DE SOUZA, SUZANA GRAZIELE; SOUZA, Angela Fagna Gomes de. A Comunidade de Capão Selado, Buritizeiro-MG : Suas Transformações no Tempo e no Espaço. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 01–14, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p01-14. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/5527. Acesso em: 19 mar. 2024.