A CIDADE COMO FERRAMENTA CRÍTICA REFLEXIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DO ESPAÇO URBANO DE FORMOSA GOIÁS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p35-53

Palavras-chave:

Cotidiano, Mundo Vivido, Práxis Geográfica.

Resumo

Em qualquer sociedade é necessário um professor atuante e que faça a diferença. Um dos elementos para este profissional é a própria vivência com o contexto escolar, principalmente em sala de aula. Este trabalho procura elucidar uma nova abordagem sobre o ensino de geografia, utilizando a cidade como norteadora e referência das representações do ensino de geografia. O trabalho foi realizado ao longo dos anos de 2016 e 2019, no qual aborda a cidade de Formosa-GO e seus respectivos pontos, como uma ferramenta de cunho crítico reflexivo pautada no ensino de geografia, partindo de um levantamento bibliográfico e relacionado com as múltiplas facetas da cidade. Possibilitando novas abordagens ao ensino de geografia em todas as suas vertentes.

Biografia do Autor

João Gabriel Gomes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós graduado em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/ES) e pós graduado em Geografia e Análise ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) (Lato Sensu). Atualmente trabalha como professor da disciplina de Geografia no Ensino Médio do Colégio São José e Colégio Projeção. Exerce a função de coordenador do cursinho preparatório para vestibulares SEMEAR e atua também como professor de Geografia e Atualidades no cursinho preparatório para vestibular Instituto Galileu. Foi professor titular da disciplina de Geografia do Ensino Médio do Colégio Rede Educa Goiás, Colégio IESGO e Colégio Morais Gualberto. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e também como colaborador de pesquisa da Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Preservação e manutenção de recursos hídricos do cerrado, nova fontes alternativas de produção de biocombustível, Educação e Ensino em Geografia, Percepção e Vivencia do lugar, práticas de ensino em educação ambiental e modificações da Paisagem Urbana e Produção do Espaço Urbano.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

GOMES, João Gabriel. A CIDADE COMO FERRAMENTA CRÍTICA REFLEXIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DO ESPAÇO URBANO DE FORMOSA GOIÁS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 35–53, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p35-53. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6972. Acesso em: 29 mar. 2024.