A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p01-15

Palavras-chave:

Alfabetização cartográfica; Geotecnologias; Geografia.

Resumo

O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da orientação e localização cartográfica, enfatizando a necessidade do conteúdo ser trabalhado nas séries iniciais da educação básica. Foram desenvolvidas atividades práticas em relação a temática geográfica no Ensino Fundamental II na Escola Estadual Altair Severiano Nunes, que está localizada na Zona Centro Sul da Cidade de Manaus (AM). Utilizou-se mapas projetados por Datashow, redes geográficas construídas no piso, bússola e GPS para tornar a aula mais dinâmica. As geotecnologias foram enfatizadas e demonstradas fazendo relação com o cotidiano do aluno, contribuindo de forma a instigar os educandos a olharem a Geografia de forma contemporânea, esquecendo o modelo tradicional e enfadonho. As atividades foram importantes, pois como a maneira de ensinar o conteúdo é uma prática inovadora, todos quiseram fazer parte do desenvolvimento das atividades elaboradas, ocorrendo uma participação de livre espontânea vontade pelos alunos que conseguiram progredir na aprendizagem do conteúdo.

Biografia do Autor

Antonio Morais Junior, Universidade do Estado do amazonas

Possui graduação em Geografia (2017) pela Universidade do Estado do Amazonas.

Adryne Amud da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Geografia (2018) pela Universidade do Estado do Amazonas.

Flávio Wachholz, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas e do Mestrado Profissionalizante de Gestão dos Recursos hídricos (ProfAgua). Pós-doutor em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Goiás (UFG-Campus Jataí). Doutor em Geografia (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro, SP). Mestre em geografia (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS). A graduação foi em Geografia (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias e Análise da Paisagem.

Downloads

Publicado

2019-03-17

Como Citar

JUNIOR, Antonio Morais; DA SILVA, Adryne Amud; WACHHOLZ, Flávio. A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 01–15, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n14p01-15. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6312. Acesso em: 29 mar. 2024.