DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0001-8082-3637
  • Adinael Junhor Pereira da Trindade Universidade Federal de Rondonópolis
  • Antonia Marilia Medeiros Nardes Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p32-48

Palavras-chave:

Educação, Qualidade de ensino, Espaços públicos de ensino, Rondonópolis, IDEB

Resumo

Escolhemos como temática realizar a diferenciação dos espaços públicos de ensino na cidade de Rondonópolis. Com esse objetivo, a pesquisa buscou verificar a existência de uma relação entre a qualidade das escolas e sua localização no espaço urbano e para tal, estabelecemos como objetivos específicos: identificar através de ferramentas oficiais as escolas mais conceituadas e menos conceituadas na cidade de Rondonópolis-MT; verificar a localização geográfica dos estabelecimentos de ensino pesquisados e analisar a existência de correlação entre sua localização espacial e qualidade do ensino e da infraestrutura ofertada. A pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis com as escolas selecionadas estando todas inseridas na malha urbana. A fim de alcançar os objetivos, realizamos pesquisas bibliográfica e documental. A partir dos resultados apontados na pesquisa, nota-se certa paridade em termos de infraestrutura entre as escolas selecionadas, de forma que se infraestrutura fosse a única variante essas escolas deveriam ter o mesmo rendimento escolar, sugerindo que outros fatores possuem maior peso na formação das notas aferidas pelo IDEB nas respectivas escolas. 

Biografia do Autor

Ana Claudia Reis Bittencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

Ana Claudia Reis Bittencourt. Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Instituição Faveni. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). 

Adinael Junhor Pereira da Trindade, Universidade Federal de Rondonópolis

Adinael Junhor Pereira da Trindade. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Chefe de Gabinete da Reitoria da UFR.

Antonia Marilia Medeiros Nardes, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutora em Geografia  pela Universidade de São Carlos (UFscar). Professora adjunta do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Vice-Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; TRINDADE, Adinael Junhor Pereira da; NARDES, Antonia Marilia Medeiros. DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 32–48, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11n24p32-48. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/14032. Acesso em: 19 abr. 2024.

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