O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p73-82

Resumo

O estudo aborda discussões que envolvem o uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, fazendo uma abordagem compreensiva dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento da prática docente e discente através do livro didático em duas escolas públicas de Januária-MG, sendo uma rural e outra urbana. Entender como o livro de didático de Geografia pode influenciar no processo de ensino aprendizagem é no que reside este estudo. Para isso, nos debruçamos em teóricos como Carlos (2004), Corrêa (1995), Currículo Básico Comum - CBC de Geografia (2013), entre outros por serem autores cujos trabalhos apresentam conceitos que vão de encontro com a proposta apresentada neste artigo. Além destes buscou-se acervos bibliográficos virtuais e físicos, foi elaborado trabalho de campo com entrevistas a fim de conhecer melhor a prática do uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, a obtenção e análises dos dados nos serviram de eixo norteador para se conseguir o objetivo da pesquisa.

Biografia do Autor

Fabrícia Carlos da Conceição, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduada em GEOGRAFIA pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (2004-2008) e Especialização em EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (2008-2009). Atualmente é pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural - NEPGeR pela Unimontes.

Jaine do Vale Silva, INCISOH-CEIVA

Graduada em Geografia - CEIVA-INCISOH

Ana Ivania Alves Fonseca, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro/SP). Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Especialização em Mídias na Educação (2012) Universidade Aberta do Brasil, especialização em Geografia Regional do Brasil pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000), possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1995). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros - MG (UNIMONTES) Tem experiência em Geografia, atuando principalmente nas áreas de Região e Regionalização, Geografia Rural, História do Pensamento Geográfico, Geografia do Brasil, Geografia Cultural e Educação do Campo. Membro do Núcleo de Estudos Agrários do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Geografia Rural -NEPGeR e pesquisadora de projeto do CNPq e FAPEMIG. Professora do Programa de Mestrado em Geografia PPGEO/ Unimontes.

Suzana Graziele de Souza, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia - UNIMONTES - Montes Claros

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A geografia em sala de aula. 6. ed. São Paulo: contexto, 2004.

CORRÊA, R.L. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R.L. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Geografia, 2008. Disponível na internet via:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_geo.pdf. Acesso em 14/05/2018.

FURQUIM, Laercio Júnior. Geografia cidadã, 6°ano. São Paulo: AJS, 2015

http://crv.educacao.mg.gov.br - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum - CBC. Geografia. Belo Horizonte: SEE-MG, 2013.

MORAIS, Antônio Carlos Robert: COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: A valorização do espaço. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Para onde vai o ensino da geografia? 10. ed. São Paulo: contexto, 2012.

PRADO, Clodoaldo José Bueno do. O livro didático de geografia do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. Revista Terra Livre. São Paulo: AGB, n.5, p. 9 – 20, 1988.

VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte, MG: Lê, 1991. p. 53.

VESENTINI, J.W. (Org.) Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

CONCEIÇÃO, Fabrícia Carlos da; SILVA, Jaine do Vale; FONSECA, Ana Ivania Alves; SOUZA, Suzana Graziele de. O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 73–82, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n14p73-82. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6685. Acesso em: 18 abr. 2024.