Luta pela Terra:

Assentamento Dois de Junho Olhos D'Agua-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p58-72

Palavras-chave:

Assentamento; terra;, luta

Resumo

O presente trabalho tem como foco de estudo o Assentamento Dois de Junho localizado no município de Olhos D’Água, Minas Gerais. Entendemos que o assentamento é um espaço social por demanda de terra e meios de sua permanência nestes espaços.  Desta forma, este estudo busca compreender se após a conquista da terra os moradores do Assentamento Dois de Junho tiveram assistência técnica e financeira para colocar a terra para produzir. O caminho metodológico utilizado consistiu em pesquisas bibliográficas, levantamento e coleta de dados em órgãos oficiais, observações de campo e entrevistas abertas, além dos registros fotográficos. Este estudo aproxima ao máximo de uma abordagem qualitativa, por retrata as relações estabelecidas entre os sujeitos da pesquisa e os espaços no qual estão inseridos.

Biografia do Autor

Suzana Graziele de Souza, UNIMONTES

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Kátia Kelly Lacerda Freitas Trindade, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES . Graduada em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Pitágoras (2015). Pós-graduanda em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João Del Rey (2018) e Pós - Graduada em Gestão e Logística Hospitalar pelo Instituto Prominas (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, logística reversa, meio ambiente e logística.

Fabrícia Carlos da Conceição, UNIMONTES

- Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de
Montes Claros – UNIMONTES.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

SOUZA, Suzana Graziele de; TRINDADE, Kátia Kelly Lacerda Freitas; CONCEIÇÃO, Fabrícia Carlos da. Luta pela Terra:: Assentamento Dois de Junho Olhos D’Agua-MG. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 58–72, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n14p58-72. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6610. Acesso em: 18 abr. 2024.