UM OLHAR SOBRE O DOCENTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Claudinei Nascimento Faculdade Católica Dom Orione
  • Thayssllorranny Batista Reinaldo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p56-72

Palavras-chave:

Ensino, Processo de Ensino aprendizagem, Recursos didáticos, Planejamento, Aluno

Resumo

A discussão central desta pesquisa, se dá em torno do processo de ensino aprendizagem e da importância do professor enquanto mediador do conhecimento. Ressalta-se ainda a relevância do planejamento e dos recursos didáticos como ferramentas auxiliadoras no aprendizado e na pratica educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários, entrevistas com docentes e revisão bibliográfica. O acesso ao ensino no Brasil é garantido pela Constituição Federal de 1988, e assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Concordamos com Freire (2009) ao afirmar que a educação precisa dar condições para que o aluno seja um sujeito ativo e participativo na sociedade. E para isso, o professor precisa estar sempre aberto a repensar sua prática, visando um objetivo maior que é de fato o aprendizado do aluno. Sabemos também que ser professor nos dias de hoje é um desafio, mas que é necessário ter amor e lutar pela profissão.

Biografia do Autor

Claudinei Nascimento, Faculdade Católica Dom Orione

Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Dom Alberto. E no momento faz o curso de especialização em Psicometria, pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) - mantido pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB) -, em Goiânia-TO. Atualmente é professor voluntário da Escola Paulo XV, em Tocantinópolis-TO. Tem experiencia como professor do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tendo atuado na Escola Estadual Bartolomeu Bueno da Silva de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, em Carmolândia-TO. E na Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020. Além disso tem experiencia com comunidades ribeirinhas, assentados e camponeses que vivem em acampamento, desenvolvendo com esses palestras, cursos, e acompanhando a luta por uma vida melhor. Desenvolveu trabalho voluntario com Comissão da Pastoral da Terra (CPT), junto as comunidades indígenas no MT. Desenvolve ainda trabalhos em parcerias com grupos e pastorais na Igreja Católica.

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína-TO. Membro do grupo de pesquisa GEGATO- Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins. Desenvolve Pesquisa sobre, Território, Fronteira, Migração, Modernização agrícola e cooperativismo. Integrante do projeto de extensão: Carmolândia de ontem e de hoje pelos meandros do espaço/tempo. Tem experiência em monitoria em Geografia Econômica Hidrografia e Estágios. Tem especialização em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade Rio Sono. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Atuou como professor substituta, junto ao colegiado de geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína-TO de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, ministrando as disciplinas de: Geografia Regional do Brasil, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado no Ensino Médio e História da Educação

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

NASCIMENTO, Claudinei; REINALDO, Thayssllorranny Batista. UM OLHAR SOBRE O DOCENTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 56–72, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p56-72. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p56. Acesso em: 18 abr. 2024.