ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Autores

  • Thiago Felix de Lima Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Pedro Wallas Soares de Araújo Felix Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Joyce Ferreira Gomes Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p26-41

Palavras-chave:

Estágio, Ensino de Geografia, Práticas

Resumo

O estágio supervisionado é extrema importância para a formação profissional. No curso de Geografia, ele aparece como um dos maiores desafios. A vista disso, buscou - se desenvolver esse trabalho, o qual resulta das ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. As atividades do estágio foram realizadas no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante que se localiza na cidade de Crato – Ceará. O trabalho relata a experiência obtida, por meio da regência em sala de aula com os alunos do 8° e 9º ano do Ensino Fundamental II. O estágio apresenta como um dos seus principais objetivos o rompimento dos muros da universidade.  Na realização deste trabalho foram utilizados os dados da nossa atuação em sala de aula,  apoiada por pesquisas bibliográficas de trabalhos como livros e artigos de autores que trabalham com a temática . Durante as aulas foi possível aprimorar as metodologias de ensino, avançar na comunicação com alunos e praticar os conhecimentos obtidos na universidade. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade em trabalhar  o ensino através dos conhecimentos pedagógicos e do contexto social dos alunos. O estágio supervisionado nos proporcionou uma experiência única, nesse período de atuação aprendemos a adaptar as metododologias existentes a realidade escolar dessa forma percebeu - se uma maior interação entre docente e discente.

Biografia do Autor

Thiago Felix de Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor de Geografia, Licenciado pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Extensão Universitária promovido pela Pró ? Reitoria de Extensão ( PROEX -URCA/ 2016-2019), vinculado ao Laboratório de Análise Geoambiental-LAGEO, desenvolveu pesquisas nas linhas de Climatologia Geográfica, Clima Urbano e Bacias Hidrográficas. Possui experiência na área de Geografia Física. Atualmente é professor de Geografia na instituição de ensino da rede particular Centro Educacional e de Cultura e Arte Artística Senhora SantAna do município de Santana do Cariri- CE. Tem interesse de atuação nas temáticas sobre Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Hidrografia, Ensino de Geografia.

Pedro Wallas Soares de Araújo Felix, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Licenciatura plena de Geografia na Universidade Regional do Cariri - URCA (2019). Monitor da disciplina de Pesquisa Geográfica com Temas Socioeconômicos,Culturais e Educacionais de Fevereiro a Dezembro de 2018. Estagiário no Laboratório de Geoprocessamento - LABGEO de Fevereiro de 2018 a Dezembro de 2019. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia na linha de pesquisa Educação Geográfica na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Joyce Ferreira Gomes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professora de Geografia da Rede Estadual do Ceará-CREDE 16; Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-URCA/ 2018-2019). Desenvolveu pesquisas nas linhas de Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Sensoriamento Remoto, Geomorfologia, Ensino de Geografia e Bacias Hidrográficas no Laboratório de Análise Geoambiental-LAGEO, Possui experiência na área de Geografia Física e atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GEOPED). Tem interesse nas temáticas sobre Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Geografia Instrumental, Geomorfologia e Ensino de Geografia.

Referências

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro 2 ed.: Interamericana, 1980.

BRASIL, S.E.F. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. MEC/SEF, Brasília, 1998.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2017: geografia- Ensino fundamental anos finais/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica - SEB – fundo nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 201.

CALLAI, H. C. A Geografia Ensinada: os desafios de uma Educação Geográfica. In: MORAES, Eliana Marta Barbosa de, MORAES; Loçandra Borges de. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEC, 2010.

CALLAI, H.C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. Anais... VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra 16, 17 e 18 de setembro. 2004.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. 127p.

FERREIRA, A. de J. Formação de professores Raça/etnia: reflexões e sugestões de materiais de ensino. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2006

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: ed. Paz e Terra S/A, 1996.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

GÉRARD, F.-M, ROEGIERS, X. (1993) - Concevoir et évaluer des manuels scolaires. Bruxelas. De Boeck-Wesmail (tradução Portuguesa de Júlia Ferreira e de Helena Peralta, Porto: 1998).

GOMES, N. L. Escola e diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

LANDIM. N. F.O. & DIAS, H.L. “Mapas mentais e a construção de um ensino de Geografia significativo: algumas reflexões”. Geoaraguaia, Barra do Garça. v.1 n.1, p. 01-12, jun 2011.

LIMA, M. S.L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MIRANDA, M. I. Ensino e pesquisa: o estágio como espaço de articulação. In: MIRANDA, M. I.; SILVA, L. C. (Org.). Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 20 (2016), n.3, p. 98-106 ISSN: 2236-4994 DOI: 10.5902/2236499421000.

MOREIRA, A.F.B. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. In: MOREIRA, A.F. B. et al. Currículo: políticas e práticas. 6. ed. São Paulo: Papirus, 1999. p. 81-96.

PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2°ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

SILVEIRA, M.G. O processo de ensino-aprendizagem de geografia e a prática pedagógica nas séries iniciais: uma investigação na Escola de Educação Básica "Princesa Isabel" – Morro da Fumaça/SC. Criciúma, SC, 2007.

SOUSA.N, M. F. Aula de Geografia. 2.ed. Campina Grande: Bagagem, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

LIMA, Thiago Felix de; FELIX, Pedro Wallas Soares de Araújo; GOMES, Joyce Ferreira. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 26–41, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p26-41. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p26. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.