A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), O ENSINO DE GEOGRAFIA E O PAPEL DO ESTADO

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Universidade de São Paulo - USP
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p01-25

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Geografia, Estado, Currículo

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir acerca da relação entre a construção do currículo, o ensino de geografia e a presença das normatizações didático-pedagógicas propostas pelo aparelho estatal brasileiro. Optamos por abordar temas como o papel do Estado na construção do currículo, as maneiras como diferentes concepções de mundo podem fazer parte do ensino, os marcos legais e conceituais que fazem parte da concepção e construção curricular como um todo e da BNCC em particular e, principalmente, como a construção desta nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) impacta na formulação de estratégias didáticas e pedagógicas para a Geografia Escolar. O quadro de análise teve como foco as dimensões curriculares, habilidades, competências e direcionamentos das aprendizagens e conhecimentos geográficos exigidos na construção das propostas curriculares da Educação Básica. Apontamos que ao pensarmos na BNCC também é importante que se destaque como esta proposta possui uma lógica de composição de seus fundamentos que faz parte das orientações contemporâneas de uma agenda educacional não apenas no Estado nacional brasileiro, mas em todo o mundo, e à Geografia Escolar cabe, de igual modo, problematizar e refletir sobre seu papel neste processo, assim como sobre a importância da incorporação epistemológica da Geografia no ambiente escolar

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade de São Paulo - USP

Pós-Doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professor da disciplina "Antropologia Cultural" da graduação em Teatro da Universidade de Brasília (UnB/UAB), na modalidade a distância. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB, Especialista em Ontologia e Epistemologia pela Faculdade Unyleya, Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM, Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e Licenciando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Possui dezessete anos de docência (ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular, preparatório para concurso, cursos de formação no governo federal, graduação e pós-graduação). Possui uma centena de publicações científicas (artigos em revistas, Anais, livros, capítulos, dentre outros). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Brasileira (GEPAT/UnB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação (NEPIE/UFG).

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva. A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), O ENSINO DE GEOGRAFIA E O PAPEL DO ESTADO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 01–25, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p01-25. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p01. Acesso em: 23 abr. 2024.