GEOGRAFIA E POESIA

REVISITANDO O ESPAÇO E A HISTÓRIA DA ANTIGA CURRALINHO PELOS PASSOS DO POETA CASTRO ALVES

Autores

  • Rafael Alves de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Rafael de Souza Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n18p113-129

Palavras-chave:

Poesia. Literatura. Geografia. Paisagem. Lugar.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise realizada na interface entre os campos discursivos da Literatura e da Geografia, à luz da produção literária do poeta baiano Castro Alves, nascido na região do Recôncavo da Bahia. Objetivamos examinar algumas de suas poesias para revisitar o espaço geográfico da antiga vila de Curralinho, situada no Recôncavo baiano, atualmente cidade de Castro Alves/BA, refletindo sobre como o poeta, em 1870, descreveu tal espaço, bem como observar as modificações espaciais que ocorreram deste então. Para tal feito, optamos por utilizar trechos de três poesias escritas àquela época confrontando com imagens atuais capturadas do lugar, apreendendo e demonstrando a paisagem em diferentes espaços de tempo e refletindo sobre transformações histórico-espaciais ocorridas até a atualidade. Foram evidenciadas tais transformações no tocante a processos de degradação ambiental ilustrados na devastação das matas da região; aumento e acúmulo de lixo fruto do crescimento populacional e do consumismo, bem como outras decorrências da atividade agropecuária, hoje, predominante na região. A abordagem aqui eleita contribuiu para demonstrar uma possibilidade metodológica de investigação de fenômenos geográficos pautada em uma perspectiva interdisciplinar de estudo, levando em conta o potencial de análise existente no elo Geografia/Literatura. Portanto, a iniciativa desse trabalho aponta para um caminho a mais na exploração de novas abordagens teórico-metodológicas para o ensino de Geografia nos níveis fundamental, médio e superior.

Biografia do Autor

Rafael Alves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Tem como foco de pesquisa as seguintes áreas: O conceito de Lugar e seus símbolos culturais; Geografias Literárias; Biogeografia; Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade e, Ensino a Distância e suas tecnologias. Participa do Grupo de Estudos de Biogeografia e Dinâmicas da Paisagem pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Rafael de Souza Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como docente na rede municipal da Prefeitura de Teresópolis (RJ). Possui experiência como tutor na Universidade Federal de São João del-Rei, orientando trabalhos de conclusão de curso de especialização em ensino de Filosofia, e na Fundação CECIERJ como tutor a distância no curso de graduação em Geografia. Atuou como professor contratado (substituto) no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: História Ambiental, Geografia Histórica e Ensino da Geografia. E-mail: geo.rafael@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4940417806946475 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6003-4937

Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. O que é ser geógrafo: memórias profissionais de Aziz Ab’Saber – em depoimento a Cynara Menezes – Rio de Janeiro: Record, 2007.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. IN: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 83 -134.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1966.

IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras / Coordenação de Geografia. - Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

IBGE. Evolução da População de Castro Alves/BA. Censo Demográfico 2010. Disponível: http://cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=290730&search=bahia|castro- alves|infograficos:-evolucao-populacional-e-piramide-etaria. Acesso em: 10 Fev. 2020.

MARANDOLA JR., Eduardo. OLIVEIRA, Lívia de. Geograficidade e espacialidade na literatura. REV. GEOGRAFIA, Rio Claro, v. 34, n. 3, p. 487-508, set./dez. 2009.

MARANDOLA Jr, Eduardo. GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs.). Geografia e literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010.

MARTINEZ, César Augusto Ferrari. Curricularizando os espaços entre a escola e a cidade. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. TONINI, Ivaine Maria. KAERCHER, Nestor André. (Orgs.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013, p. 95- 111.

MORAES, Maristela Maria de. CALLAI, Helena Copetti. Literatura e Geografia em uma proposta interdisciplinar. IN: PORTUGAL, Jussara Fraga. OLIVEIRA. Simone Santos de. PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Orgs.) (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 133-152.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

FREITAS, Rafael Alves de; DIAS, Rafael de Souza. GEOGRAFIA E POESIA: REVISITANDO O ESPAÇO E A HISTÓRIA DA ANTIGA CURRALINHO PELOS PASSOS DO POETA CASTRO ALVES. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 113–129, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n18p113-129. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/9207. Acesso em: 29 mar. 2024.