MAPEAMENTOS E VIVÊNCIAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA MARAJOARA

Autores

  • Laís campos UFG

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p32-42

Palavras-chave:

Cartografia Escolar; Lugar; Identidade Territorial, Educação Quilombola, Mapas Mentais.

Resumo

o objetivo deste estudo é compreender o mapa como uma linguagem de representação do lugar e, ao mesmo tempo, como instrumento de afirmação da identidade territorial quilombola.Esta pesquisa tem como espaço de análise uma escola municipal, localizada na comunidade Vila União- Campina, em Salvaterra no estado do Pará, cujos sujeitos investigados são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa participante, de viés qualitativo, que utiliza a construção e a análise de mapas mentais elaborados pelos alunos, seguindo uma abordagem fenomenológica.Assim, a proposta metodológica utilizada em campo demonstrou que o uso da linguagem cartográfica cunho social e subjetivo no ensino de Geografia realizado na Educação Escolar Quilombola, contribui de maneira efetiva com a relação entre sujeito e seu espaço de vivência à medida que resgata suas experiências e trabalha sua espacialidade.

Biografia do Autor

Laís campos, UFG

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará ,em Geografia pelo Instituto Federal de Educação ,Ciência e Tecnologia do Pará, especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais, Mestre em Educação pela UFPA,Doutora em Geografia pelo PPGEO-UFG, membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEG), do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG),na Universidade Federal de Goiás , atuo como pesquisadora no grupo Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas ( EDUQ) da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, vinculada a Cátedra Paulo Freire da Amazônia/UEPA. Atualmente sou professora Adjunta do Departamento Multidisciplinar em Pedagogia, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás. Trabalho com os seguintes temas: territórios quilombolas, ações afirmativas, ensino de Geografia.

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Publicado

2020-02-18

Como Citar

CAMPOS, Laís. MAPEAMENTOS E VIVÊNCIAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA MARAJOARA . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 32–42, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n17p32-42. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/8181. Acesso em: 20 abr. 2024.