TURISMO, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONTEXTO RURAL

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Caldas Novas.
  • Vandervilson Alves Carneiro Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Edevaldo Aparecido Souza Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Auristela Afonso da Costa Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Vinícius Polzin Druciaki Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p146-161

Palavras-chave:

Turismo Rural; Pantanal; Patrimônio; Educação.

Resumo

O presente artigo teve como eixo central apresentar observações e reflexões acerca do trabalho de campo desenvolvido na zona rural do Pantanal do Rio Negro, município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, com análises de usos e apropriações dos espaços e atrativos turísticos conhecidos durante a atividade empírica. Empregou-se o método analítico, por meio da leitura das paisagens regionais, do vivido e dos aspectos percebidos durante a pesquisa. Os resultados indicaram as observações empíricas e sua importância para o turismo rural, com destaque para os elementos visíveis e as limitações de cada atrativo turístico rural da paisagem. Nesse contexto, foram fundamentais os diálogos com Bagega e Werlang (2017), Branco (1997), Guerra (2006), Klein e Souza (2015), Moraes (1990), Neves (2015), Santos (1982), Silveira (1999), entre outros. Nas considerações finais, além de reforçar os conteúdos trabalhados na investigação, enfatizou-se a necessidade de valorização e preservação da cultura do “Homem Pantaneiro”, na perspectiva de desenvolvimento turístico rural.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Caldas Novas.

Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Caldas Novas. Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve - Portugal.

Vandervilson Alves Carneiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Mestrado em Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina).

Edevaldo Aparecido Souza, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Pós-doutorado em Geografia pela UFMS e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU). Professor do Mestrado em Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina).

Auristela Afonso da Costa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO).

Vinícius Polzin Druciaki, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Doutor em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP, campus Rio Claro-SP. Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM, e Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

SANTOS, Jean Carlos Vieira; ALVES CARNEIRO, Vandervilson; SOUZA, Edevaldo Aparecido; AFONSO DA COSTA, Auristela; POLZIN DRUCIAKI, Vinícius. TURISMO, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONTEXTO RURAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 146–161, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p146-161. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/8003. Acesso em: 19 abr. 2024.

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