O Lúdico Como Recurso Metodológico No Ensino De Geografia:

Relato De Experiência Do PIBID Na Escola Estadual Professora Alcides R. Aires Em Porto Nacional/TO

Autores

  • Jayane de Sousa Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n18p160-172

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. PIBID. Oficinas lúdicas. Troca de experiências.

Resumo

Este relato de experiência, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (doravante PIBID), na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, em Porto Nacional - Tocantins, objetiva apresentar a realização de oficinas nas turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, que tiveram como intuito proporcionar aos alunos atividades diferenciadas e recreativas. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma abordagem sobre a importância do uso de recursos metodológicos no ensino de Geografia, levando em consideração que a abordagem geográfica, principalmente na educação básica tem uma grande deficiência, representada pela falta de recursos metodológicos para auxiliar o professor. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de se utilizar diferentes metodologias, uma vez que estas funcionam como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos ensinados mais significativos na reflexão dos alunos. Nesse contexto, elaborou-se as sequências didáticas na perspectiva de atender as demandas dos alunos e a partir das necessidades desses, desenvolver oficinas que tiveram o intuito de construir, juntamente com os mesmos, um olhar mais geográfico do mundo e de suas implicações. Partindo desse pressuposto, o projeto permitiu uma troca de experiências e conhecimentos entre os acadêmicos do ensino superior da Universidade Federal do Tocantins - UFT e os alunos da educação básica, permitindo que os educandos possam aprender brincando.

Biografia do Autor

Jayane de Sousa Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia e lúdico no ensino.

Referências

APAZ, M. F; [et al]. A relação entre o aprender e o brincar: uma perspectiva psicopedagógica. 2012. Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Aprender-e/43724152.html. Acesso em: 21 out. 2019.

BARATA, D. Caminhando com Arte na Pré-Escola. São Paulo: Summer 1995.

BREDA, T. V. Jogos geográficos na sala de aula. Breda-1. ed. 2018 Curitiba: Appris, 2018. 153 p, 23 cm. Educação, tecnologia e transdisciplinaridade.

CAVALCANTI, L. S. O ensino crítico de geografia em escolas públicas do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Goiânia: Faculdade de Educação/UFG 1991.

COSTA, H. G; [et al]. A cidadania em práticas educativas: relatos de experiência do PIBID de Geografia. Revista de produção acadêmica– Núcleo de estudos urbanos regionais e agrários/NURBA – Vol. 2 n. 2 (2016, p. 90-97)

FERRARI, K. P. G; [et al]. A contribuição da ludicidade na aprendizagem e no desenvolvimento da criança na educação infantil. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v.5, n.1, p.17-22, jan. /Jun.2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4560. Acesso em: 20 out. 2019

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora: Paz e Terra. 1981, p.79

FUNDAÇÃO CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 10 jun. 2019

GOULART, M. I. M. Psicologia da aprendizagem I. Belo Horizonte: Editora: UFMG. 2010.

JAPIASSÚ, H. Para ler: Bachelard. Rio de Janeiro: F. Alvez, 1976.

LANDIM, N. F. O. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Revista eletrônica Geosaberes. v. 1, n. 2, dez/2010. p. 160-179.

MEDEIROS, J. B. A Geografia e seus desafios na educação. Brasil Escola, v. 1, 08 dez. 2014. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-geografia-seus-desafios-na-educacao-2.htm. Acesso em: 20 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

SILVA, Jayane de Sousa. O Lúdico Como Recurso Metodológico No Ensino De Geografia: : Relato De Experiência Do PIBID Na Escola Estadual Professora Alcides R. Aires Em Porto Nacional/TO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 160–172, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n18p160-172. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7918. Acesso em: 19 abr. 2024.