A INFLUÊNCIA DA AVENIDA DR. JOÃO MEDEIROS FILHO NA DINÂMICA URBANA ESPACIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA NORTE DE NATAL-RN

Autores

  • Élida Thalita Silva de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p99-114

Palavras-chave:

Avenida Dr. João Medeiros Filho. Região Administrativa Norte de Natal. Relações sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever como o espaço se (re) produz a partir das relações sociais que acontecem na avenida Dr. Joao Medeiros Filhos, objeto de estudo desta pesquisa. Essa avenida é uma das principais vias do espaço de circulação do município de Natal e nela estão concentrados os supermercados, universidades, escolas, shoppings, equipamentos públicos de lazer e de saúde, dentre outros sendo um atrativo para a instalação de inúmeros pontos comerciais e dos novos tipos de moradias a exemplo dos condomínios verticais. Gomes (2013) pergunta “Como a disposição espacial eventualmente colabora para o fenômeno da visibilidade?” ao trazer essa pergunta para a realidade do campo de estudo, reelaboramos uma nova pergunta “Como a localização da avenida Dr. João Medeiros Filhos influencia no modo como a Região Administrativa Norte de Natal é percebida?” A partir desse questionamento e das imagens que a avenida transmite e de como vemos e interpretamos, a resposta seria que a localização da Avenida Dr. João Medeiros Filho assume uma função social de atratividade para o espaço urbano da parte norte da cidade de Natal. As ruas enquanto espaço público e consequentemente lugar de exposição de fenômenos, objetos e pessoas não só os nossos olhares, mas da maioria das pessoas que transitam por ela. 

Biografia do Autor

Élida Thalita Silva de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra, Geógrafa e Licenciada do curso de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Técnica em Estradas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.Foi bolsista de Iniciação Científica no grupo de pesquisa do Departamento de Geografia da UFRN, intitulado Estudos Sócio-Espaciais e Representações Cartográficas com o projeto: Formação de recursos humanos e materiais para o ensino de geografia com apoio de geotecnologias com utilização do software SPRING, ARCGIS e QGIS sob a orientação do professor Dr. Sebastião Milton. Atualmente desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em Estudos Urbanos, Produção do Espaço, Habitação. Política habitacional e Meio Ambiente.

Referências

BRASIL, MINISTERIO DA CIDADE. Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. Disponível em: https://cidades.gov.br/informativos-semob/5277-avancar-cidades-mobilidade-urbana. Acesso em 20/03/2019.

_____. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12587.htm. Acesso em 25/05/2019.

ICETRAN, Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte. Análise de Mobilidade Urbana, 2017. Disponível em: https://icetran.org.br/blog/mais-sobre-mobilidade-urbana-no-brasil/. Acesso em 23/01/2019.

CARVALHO, Élida Thalita Silva de. Evolução temporal da ocupação do solo da zona norte de Natal/RN. Monografia (Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN, 2019.

_____. Protoverticalização: os novos produtos imobiliários na Região Administrativa Norte de Natal-RN. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós Graduação em Geografia. 2019. 193f.: il.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Tradução de Arlene Caetano. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 1983.

CAVALCANTI, L. de S. Uma geografia da cidade – elementos da produção do espaço urbano. In: CAVALCANTI, L.de S. (ORG.). Geografia da Cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia. Goiânia: Editora Alternativa, 2001

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 2ed. São Paulo: Ática, 1989.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade . Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2013. 319 p.

LEFEBVRE, Henri. .A produção do espaço. Trad. Grupo ŖAs (im)possibilidades do urbano na metrópole contemporânea do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La production de lřespace . 4e éd. Paris: Éditions Anthropos), 2006).

SANTOS JÚNIOR, A.F.; NASCIMENTO, G.G. Mobilidade urbana: uma análise dos problemas de infraestrutura na Avenida João Medeiros Filho em Natal-RN. Revista

GEOCONEXÕES, Ano 2, Vol. 1 2 ISSN: 2359-6007

SILVA, Alexandro Ferreira Cardoso da. Depois das fronteiras: A formação dos espaços de pobreza na periferia Norte de Natal-RN. 2003.212 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

SOARES, Canindé. Fotojornalismo: Banco de Imagens. Disponível em: http://canindesoares.com/?s=imagens+a%C3%A9reas+natal. Acesso em 12/08/2019.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

SILVA DE CARVALHO, Élida Thalita. A INFLUÊNCIA DA AVENIDA DR. JOÃO MEDEIROS FILHO NA DINÂMICA URBANA ESPACIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA NORTE DE NATAL-RN . Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 99–114, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p99-114. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7669. Acesso em: 27 abr. 2024.