DIVERSIDADE CULTURAL

um estudo de caso a partir dos ingressantes do curso de Letras-Língua Portuguesa/UFMT-CUR.

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt CUR/UFMT
  • Clésia Guimarães dos Santos
  • Adinael Jr. Pereira da Trindade
  • Káthia dos Santos Rocha universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p72-83

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Discentes. Universidade. Pluralidade

Resumo

O presente trabalho versa sobre Diversidade Cultural através de um estudo de caso realizado com os ingressantes do curso de Letras Português da UFMT/CUR. Para que o objetivo fosse alcançado, procurou-se analisar a diversidade cultural dos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa que entraram no ano de 2018/1. Para tanto, determinamos os seguintes objetivos específicos: analisar a percepção que os ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa possuem sobre diversidade cultural; identificar a existência da diversidade cultural dos ingressantes do 1º ano do curso de Letras Língua Portuguesa e investigar a interação entre os possíveis grupos culturais identificados. Justifica-se a relevância do tema tendo em vista que o ambiente universitário é um espaço de vivencias, que nos possibilitam o enriquecimento a partir das diversidades culturais. O procedimento metodológico foi de natureza quantitativa e qualitativa, com o tipo de pesquisa estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de questionário. Para fundamentação das análises foram utilizadas as ideias de Leite (2014), Costa (2015), Leal (2013) dentre outros.  Os resultados apontaram que embora a diversidade seja algo natural, a mesma não é vista como tal, ocorrendo assim o aparecimento do preconceito e da discriminação.

Biografia do Autor

Ana Claudia Reis Bittencourt, CUR/UFMT

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atualmente, é aluna da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Letras - Língua Portuguesa e participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) oferecido pela UFMT.

Clésia Guimarães dos Santos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2016). Com especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade Albert Einstein(2017). Graduação em andamento no curso Letras- Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Adinael Jr. Pereira da Trindade

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017).

Káthia dos Santos Rocha, universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Tem experiência em Bibliotecas Escolares e Universitárias, assim como na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação.

Referências

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; SANTOS , Clésia Guimarães dos; TRINDADE, Adinael Jr. Pereira da; ROCHA, Káthia dos Santos. DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo de caso a partir dos ingressantes do curso de Letras-Língua Portuguesa/UFMT-CUR. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 72–83, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p72-83. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7632. Acesso em: 20 abr. 2024.

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