IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA REGIÃO SULMARANHENSE: considerações sobre a implantação da usina hidrelétrica de Estreito/MA

Autores

  • Lucas Ribeiro da Silva UEMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p93-101

Resumo

Este artigo retrata o desenvolvimentismo econômico de grandes projetos na região Sulmaranhense, em especial as hidrelétricas. Além disso, fala dos impactos socioambientais decorrentes de tais iniciativas. Dessa forma, o objetivo central deste estudo é analisar o processo de implantação da usina hidrelétrica de Estreito - MA e as consequências não só ambientais, como também sociais, culturais e territoriais que acabam por afetar diretamente as populações adjacentes. Como estratégias metodológicas, adotou-se a pesquisa bibliográfica, amparada principalmente nas contribuições de Almeida (2012), Borges & Silva (2011), Coelho & Quadros (2013) e Sousa & Franklin (2013), bem como a observação simples e a análise de dados levantados.

Palavras-chave: Região Sulmaranhense. Impactos socioambientais. Hidrelétrica. Estreito - MA.

Referências

ALMEIDA, Fernando Ferreira de. Efeitos socioespaciais de grandes projetos na Amazônia Oriental: uma reflexão a partir das representações sociais das populações atingidas pela UHE – Estreito (monografia de Conclusão do curso) Imperatriz, MA: CESI/UEMA, 2012. p.47.

AMORIM, Fred Lima; JESUS, Antonivaldo de. Impactos socioambientais da construção da UHE - Estreito na comunidade de Palmatuba em Babaçulândia-TO. Revista Geoambiente, 2006.

CHAVES, P. R. As relações Sócioterritoriais na construção da usina hidrelétrica de Estreito-MA e a (re) produção do espaço urbano das cidades de Carolina-MA e Filadelfia-TO. Dissertação de Mestrado. Palmas, 2008.

COELHO, Massoli; QUADROS, Borges. Impactos sociais a partir de empreendimentos hidrelétricos: um estudo em estreito no Maranhão, Brasil. En contribuciones a las ciencias sociales. Diciembre 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações estatísticas sobre o município de Açailândia/MA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.

SANTOS, Milton. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SOUSA, Jailson de Macedo. O regional e o urbano no sul do Maranhão: Delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz, MA: Ética, 2013.

SOUSA, Jailson de Macedo; FRANKLIN, Adalberto. Formação socioespacial Sulmaranhense: da emergência de Pastos Bons à constituição de uma região policêntrica. In: SOUSA, Jailson de Macedo. (Org). O regional e o urbano no Sul do Maranhão: delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz-MA: Ética, 2013. 481 p.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, Lucas. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA REGIÃO SULMARANHENSE: considerações sobre a implantação da usina hidrelétrica de Estreito/MA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 93–101, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p93-101. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7481. Acesso em: 26 abr. 2024.