O PAPEL DAS MATRIZES PARADIGMÁTICAS, IDEOLOGIAS CIENTÍFICAS E CORRENTES GEOGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB
  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p30-40

Palavras-chave:

Matrizes Paradigmáticas; Correntes Geográficas; Ideologias Científicas; Geografia Escolar.

Resumo

Este trabalho possui como principal proposta de debate trazer os elementos constituintes das matrizes paradigmáticas e correntes do pensamento geográfico e seu papel para Geografia Escolar. Em acréscimo a este ponto de partida soma-se a questão envolvendo a diferenciação entre matriz paradigmática e ideologia científica, necessária para um aprofundamento das principais rotas teóricas e bases metodológicas do pensamento geográfico. Como ponto de chegada temos a Geografia Escolar, e de como podemos trazer estes elementos históricos, epistemológicos, ideológicos e metodológicos do pensamento geográfico para a realidade da prática didático-pedagógica no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Orientador de Monografias de pós-graduação, lato sensu, na Universidade de Brasília - UnB, na Universidade Federal de Goiás - UFG e na Universidade Estadual de Goiás - UEG. Doutorando em Educação, na linha de Política e Gestão da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB, Especialista em Ontologia e Epistemologia pela Faculdade Unyleya, Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM, Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e Licenciando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Nos últimos 15 anos, atuou como Professor no Ensino Fundamental II (disciplina: Geografia), no Ensino Médio (disciplina: Geografia), em Pré-Vestibulares (disciplina: Geografia), em Preparatórios para Concursos Públicos (disciplina: Atualidades), em Cursos de Formação Profissional na Administração Pública Federal, em Cursos de Graduação em Pedagogia e em Cursos de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Brasileira (GEPAT/UnB)

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professor de geografia - Secretaria de Educação Distrito Federal. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, espacialidade, história do pensamento geográfico, conceitos e espaço geográfico.

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 1995.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

PONTUSCKHA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomokolyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. O PAPEL DAS MATRIZES PARADIGMÁTICAS, IDEOLOGIAS CIENTÍFICAS E CORRENTES GEOGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 30–40, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p30-40. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/7274. Acesso em: 26 abr. 2024.