O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p01-18

Palavras-chave:

Geografia; Experimento; Didática.

Resumo

Diante de um cenário recente em que o professor tem de tornar sua prática pedagógica cada vez mais diversificada, esse artigo tem o objetivo de desenvolver uma prática de ensino em Geografia abordando as temáticas físico-naturais de forma contextualizada através de experimentos de laboratório. Para tanto, foram observadas as principais competências e habilidades nas temáticas físico-naturais no âmbito do ensino da Geografia, bem como foram identificadas as competências que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio apresentaram maior dificuldade. Tendo isso, foram desenvolvidas e organizadas algumas das práticas de ensino, focando nas dificuldades dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e para tanto foi criado um instrumento para coleta de dados que verificasse a eficácia do desenvolvimento desse trabalho. O objetivo foi atingido e ficou comprovado que a Geografia Física no contexto escolar pode ter um ensino e uma aprendizagem prazerosa e motivadora.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Santos Dourado, UAA - Universidad Autónoma de Asunción

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2007), especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (2009) e Estudos dos Solos pela Universidade de Araraquara (2016). Magister en Ciencias de la Educación - Universidad Autónoma de Asunción (2018). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Formosa (GO) e professor da Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Foi professor do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino em solos e processos erosivos, mundo vivido e Geografia, teoria, prática e aprendizagem.

Referências

Campoy, T. J. Metodología de La Investigación Científica, Manual para Elaboración de Tesis Y Trabajos de Investigación. 2ª Ed., Ciudad del Este, Paraguay, Editorial: Universidad Nacional del Este, 2016;

Christopherson, R. W. Geossistemas: Uma introdução a geografía física. 7 ed. Bookman, Porto Alegre RS, 2012;

Guerra, A. T. Novo dicionário geológico – geomorfológico. 9ª ed. – Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2011;

Guerra, A.T.; Cunha, S.B. Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. 11ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012;

Lepsch, I.F. Formação e Conservação dos Solos. 2ª ed. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2010;

Mendonça, F. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2007;

Sampieri, H. R. et. al.Metodologia da Pesquisa. 5ª Ed., Porto Alegre RS, Editora Penso, 2013;

Steinke, E. T. Climatologia Fácil. Oficina de Textos, São Paulo SP, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

DOURADO, Marcos Vinicius Santos. O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 01–18, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p01-18. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/6797. Acesso em: 25 abr. 2024.