A PROBLEMÁTICA DA (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ARAGUAÍNA-TO E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO MIGRATÓRIO

Autores

  • Katiane da Silva Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Dácio Alves Pereira de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • João Manoel de vasconcelos Filho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Katiane da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Dácio Alves Pereira de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • João Manoel de Vasconcelos Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n3p35-54

Palavras-chave:

Migrações, Araguaína, Urbanização

Resumo

O presente trabalho discuti a questão dos fluxos migratórios na região da Amazônia Oriental, tendo o enfoque no caso do Estado do Tocantins e especificamente o município de Araguaína-TO. Trazendo a discussão os elementos econômicos e sociais que influenciaram e ainda influência a região. Os impactos que tais fluxos migratórios induzidos pelo Estado brasileiro causaram a região e como o mesmo Estado teve estratégias diferenciadas para cada momento histórico na região. Tendo como centro a problemática urbana de uma cidade de médio porte, caracterizada com a função de pólo regional, que em sua história teve um grande fluxo migratório e não houve políticas adequadas de planejamento e gestão desses impactos. O que ocasionam nos dias atuais ainda sérios problemas para a comunidade local do município de Araguaína-TO.   

Biografia do Autor

Katiane da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Geógrafa licenciada, Especialista em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano. Professora da Educação Básica vinculada a Seduc-TO.

Dácio Alves Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Geógrafo licenciado, Especializando em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano. Professor da Educação Básica vinculada a Seduc-TO.

João Manoel de vasconcelos Filho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Doutor do departamento de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Katiane da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestra em Estudos de Cultura e Território (2018) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2020) pelo Instituto Federal do Tocantins. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais (2017) e em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano (2009) e Geógrafa Licenciada (2008) ambas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atua como Professora de Geografia na Educação Básica.

Dácio Alves Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia

João Manoel de Vasconcelos Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

possui graduação (Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em gestão territorial pela Universidade Federal da Paraíba (1997), graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profa. Dra. Eduarda Marques da Costa. Atualmente é professor adjunto A, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, contradições urbanas, segregação espacial, paisagem, direito à moradia, renda da terra e ocupação urbana. Territórios e territorialidades. Relações de poder, dentre outras temáticas.

Referências

ARAÚJO, Claudivan Santiago de. Araguaína:História e Atualidade. Araguaína: Graf. Digital, 2000.

BECKER, Bertha K. Amazônia. 2º ed.,São Paulo: Editora Ática, 1991.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (Re)Produção de Espaço Urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

GASPAR, Jacira Garcia. A Formação da Rede Urbana Frente às Políticas Territoriais –Goiás/Tocantins.In. PEREIRA, Aires José. & SANTOS, Roberto de Souza. (orgs.) Ensaios Geográficos e Educação.Rondonópolis: Gráfica Editora União, 2005.________ Araguaína e sua Região: Saúde como Reforço da Polarização. Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2002. 176f. Dissertação de Mestrado.GURGEL, Jauro José Studart. Araguaína 40 Anos 1958-1998, Imperatriz:Ética Editora,1998.

RIBEIRO, F. de A. A invenção do Tocantins:memória, história e representação.Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia –Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2001.170 f. Dissertação de Mestrado (História das Sociedades Agrárias).

VASCONCELOS FILHO, João Manuelde.A Produção e Reprodução do Espaço Urbano no Litoral Norte de João Pessoa:A Atuação dos Agentes Imobiliários.Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003. 169f. Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

SANTOS, Katiane da Silva; OLIVEIRA, Dácio Alves Pereira de; FILHO, João Manoel de vasconcelos; SANTOS, Katiane da Silva; OLIVEIRA, Dácio Alves Pereira de; VASCONCELOS FILHO, João Manoel de. A PROBLEMÁTICA DA (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ARAGUAÍNA-TO E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO MIGRATÓRIO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 35–54, 2014. DOI: 10.20873/rtg.v2n3p35-54. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/675. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)