COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONANDO NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBSOA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO)

Autores

  • Thayssllorranny Batista Reinaldo Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Lima da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Thayssllorranny Batista Reinaldo Universidade Federal do Ceará
  • Marcelo Venâncio Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n3p70-82

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Recursos Didáticos

Resumo

Esse texto traz as experiências vivenciadas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. O estágio ocorreu no Colégio Estadual Rui Barbosa, O Estágio Supervisionado é de significativa importância na formação de professores, pois permite ao estudante o contato com sua futura área de atuação. No decorrer do estágio teve-se a preocupação em ministrar aulas criativas e dialogadas nas quais os alunos puderam expressar suas opiniões e participar de forma ativa da aula. Para tanto, utilizou-se recursos didáticos e audiovisuais explorados de forma diferente de acordo com as necessidades de cada turma. Objetivando um ensino/aprendizagem interativo foram utilizadas diferentes metodologias, tais como: revistas, visitas a biblioteca da escola com objetivo de incentivar a leitura, vídeos, letras musicais, livro didático, mapas, globo, maquetes, textos complementares e imagens dentre outros. 

 

 

Biografia do Autor

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional-TO. Membro do grupo de pesquisa GEGATO- Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins. Desenvolve Pesquisa sobre, Território, Fronteira e Migração. Integrante do projeto de extensão Carmolândia de ontem e de hoje pelos meandros do espaço/tempo. Tem experiência em monitoria em Geografia Econômica Hidrografia e Estágios. E Pós-graduanda pela ESEA (Especialização e Estudos Avançados). Com enfase em Gestão e Educação Ambiental.

Adriana Lima da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2012). É mestre em geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará desde 2018. Membro do Grupo de Pesquisa GEGATO ? Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins, desenvolve pesquisa sobre território, fronteira, migração, cooperativismo, movimentos sociais e modernização da agricultura na Amazônia Legal, tendo como recorte espacial a região norte do estado do Tocantins. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Tocantins de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019, ministrando disciplinas de Estágio, História da Educação e Geografia Regional. Atualmente é professora temporária da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) no curso de Licenciatura em Geografia, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado II, Ensino de Geografia, Fundamentos Históricos, Filosóficos e sociológicos da Educação II e Prática Curricular III: Gestão, Processos e Modelos Educativos. Integrante da rede OPALLA - Observatório de Paisagens Patrimoniais & Artes Latino Americanas e tem experiência com projetos de extensão.

Marcelo Venâncio, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2002), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes disciplinas, temas de pesquisa e orientações de Monografias: Educação Indígena, Geografia Agrária, Metodologia de Pesquisa, Educação, Educação Ambiental, Ensino de Geografia.

Referências

CALLAI, Helena Copeti. A geografia é ensinada nas séries iniciais? Ou: aprende-se geografia nas séries iniciais. In:______O Ensino deGeografia e sua composições curriculares. Org. TONINI, Ivaneide Maria. GOLART, Ligia Beatriz et al.Porto Alegre: UFRGS, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construçãode Conhecimentos. 14ª ed. Campinas-SP: Papirus, 1998.

DAMIANI, Amélia Luíza. A Geografia e a Construção da Cidadania. In._____.CARLOS, Ana Fani Alessandre et al. A Geografia na Sala de Aula.8° ed. São Paulo: Contexto, 2009.

PUNTEL, Geovane Aparecida. Os mistérios de ensinar e aprender geografia. In:_______REGO, Nelson. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. KAERCHER, Nestor André.Geografia Pratica Pedagógicas Para o Ensino Médio.Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

REINALDO, Thayssllorranny Batista; SILVA, Adriana Lima da; REINALDO, Thayssllorranny Batista; VENÂNCIO, Marcelo. COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONANDO NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBSOA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO). Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 70–82, 2014. DOI: 10.20873/rtg.v2n3p70-82. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/659. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)