PODER E ESPAÇO (ESCALA E LUGAR): DAS CONCEPÇÕES À INSTRUMENTALIZAÇÃO DE CONCEITOS

Autores

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz Univerdade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n13p104-119

Palavras-chave:

Poder; Espaço; Cartografia.

Resumo

Resumo: Ao longo da história (não linear) da Ciência Geográfica, alguns conceitos têm sido abordados com o objetivo da compreensão do real, seja este social ou natural. O objetivo desta reflexão consiste especificamente de um viés do subcampo da Geografia Humana que, em sua produção, tem se preocupado com as perspectivas sociais da realidade (ainda que, não possa exatamente se separar o natural e o social de maneira clara, apenas teórica e elucidativa). Neste sentido, este pequeno ensaio trata de compreender como alguns autores e autora têm pensado alguns conceitos geográficos – espaço, escala e lugar – e de como tais conceitos se relacionam com o conceito de poder. Para além, a proposta ainda caminha para um exemplo prático de instrumentalização destes conceitos através das relações sociais (de poder), quando da utilização da Cartografia enquanto responsável pela tensão do poder hegemônico em diversas escalas. É importante destacar que esta reflexão não se trata de objetivar o esgotamento das discussões a respeitos destes conceitos, tampouco tem arcabouço suficiente para tal propósito. Porém, consiste em uma reflexão que se propõe em estabelecer um ponto de partida para se pensar Geografia na atualidade e a sua relação com a sociedade.

Biografia do Autor

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Univerdade do Estado do Rio de Janeiro

Discente do programa de pós graduação scritu sensu em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2017), pós Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2009). Graduação em Geografia - Ênfase em Sistema s de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG) (2008). Técnico em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG) (2002). Analista de geoprocessamento e/ou software do PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais. Tem experiência nas áreas de educação ambiental, gestão e saneamento ambiental, disposição de resíduos sólidos, tecnologia social, geoprocessamento, logística de materiais, cadeia da reciclagem e políticas públicas para catadores de materiais recicláveis. Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia da reciclagem, políticas públicas de coleta seletiva, percepção ambiental, formação e estratégias de educação ambiental, gestão integrada de resíduos sólidos, tratamento de resíduos sólidos, formação e mobilização de catadores de materiais recicláveis, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos e viabilização de exercício profissional de catadores de materiais recicláveis. Responsável por implantar o software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

XAVIER DA CRUZ, Uilmer Rodrigues. PODER E ESPAÇO (ESCALA E LUGAR): DAS CONCEPÇÕES À INSTRUMENTALIZAÇÃO DE CONCEITOS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 104–119, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n13p104-119. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/5897. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.