ANÁLISE DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NO TOCANTINS:

O CASO DO PRODOESTE

Autores

  • Samuel Correa Duarte Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v7n12p157-174

Palavras-chave:

socioambiental; agronegócio, capitalismo

Resumo

Análise do componente ambiental de projeto de expansão agrícola no Estado do Tocantins, denominado de PRODOESTE – Programa de Desenvolvimento do Oeste do Tocantins. Pôde-se verificar que a expansão da fronteira agrícola avança pari passu com o desflorestamento. Contudo, as intenções de proteção ambiental e preservação da natureza propaladas pelo PRODOESTE podem não ser suficientes para se contrapor ao processo de expansão do capital agrário, ao mesmo tempo em que, a necessidade de novas áreas agriculturáveis pressiona no sentido de ampliar o desflorestamento e ao mesmo tempo coibir políticas de recuperação das áreas já degradadas com reflorestamento. Em síntese, tem-se que os efeitos perversos do capitalismo periférico incluem a degradação da natureza; a posição subalterna do capitalismo agrário no contexto internacional e a marginalização do campesinato. O fator básico que explica essa condição reside na constatação de que numa economia periférica a produção tende a ser uma extensão das economias centrais que drenam riquezas, inexistindo uma conexão objetiva com a economia local. E, deste modo tem-se que: tudo se passa no local, mas o circuito do capital é global.

Biografia do Autor

Samuel Correa Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Professor Assistente do quadro permanente do curso de Serviço Social campus UFT/Miracema

Referências

FOSTER, John Bellamy. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

FLORES, Kátia Maia. Caminhos que andam: o Rio Tocantins e a navegação fluvial nos sertões do Brasil.Goânia: Editora da UCG, 2009.

GONÇALVES, Albenir Itaboraí Querubini; CERESÉR, Cassiano Portella. Função ambiental da propriedade rural e dos contratos agrários. Editora Leud: São Paulo, 2013.

IBGE. SIDRA. Território. Nível Territorial: Microrregião Geográfica Unidade Territorial: 17004 - Rio Formoso - TO Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/territorio/infounit.asp?codunit=6060&codunitibge=17004&nomeunit=Rio+Formoso+%2D+TO&n=9&nomenivel=Microrregi%C3%A3o+Geogr%C3%A1fica&z=t&o=4. [acessado entre outubro de 2015 e janeiro de 2018]

INPE. Projeto PRODRES. Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2014.htm [acessado entre novembro de 2015 e janeiro de 2018]

MALHEIROS, Roberto. Biodiversidade dos cerrados: ainda há tempo de preservar? In: MOYSÉS, Aristides (org). Cerrados Brasileiros: desafios e perspectivas de desenvolvimento sustentável. Goiânia: Editora da PUC Goiás/Editora América, 2012, pgs 287-308.

MORAIS, Roberto Prado. As transformações socioeconômicas e ambientais no cerrado. In: GUIMARÃES, Lorena Dall’ara; SILVA, Maria Aparecida Daniel da; ANACLETO, Teresa Cristina (orgs). Natureza viva cerrado: caracterização e conservação. Goiânia, Editora da UCG: 2006.

TOCANTINS. Contrato de Empréstimo No. 2438/OC-BR entre o Estado do Tocantins e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Estado de Tocantins – PRODOESTE. 30 de agosto de 2012(b).

TOCANTINS. Secretaria de recursos hídricos e meio ambiente. Elaboração de estudos e projetos relativos a ações nas bacias dos rios Pium e Riozinho, na região sudoeste do Estado do Tocantins relatório final de atividade nº 06/rfa - 06: projetos básicos ambientais - Versão Final. Julho de 2009.

VALENTE, Cidney Rodrigues. Caracterização geral e composição florística do cerrado. In: GUIMARÃES, Lorena Dall’ara; SILVA, Maria Aparecida Daniel da; ANACLETO, Teresa Cristina (orgs). Natureza Viva, Cerrado: caracterização e conservação. Goiânia, Editora da UCG: 2006.

Downloads

Publicado

2018-07-25

Como Citar

DUARTE, Samuel Correa. ANÁLISE DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO NO TOCANTINS:: O CASO DO PRODOESTE. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 157–174, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v7n12p157-174. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/5392. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)